Plano de aula: Analisando os verbetes de enciclopédia infantil nas versões orais.

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbetes de enciclopédia infantil

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: computador com acesso à internet para acessar os links dos verbetes orais disponibilizados nos materiais complementares, projetor para apresentação dos slides, atividade sobre os verbetes orais, disponível aqui

Informações sobre o gênero: DIONÍSIO.;A. Conversas entre textos. In:Diversidade textual:os gêneros na sala de aula (org) SANTOS.; C.F.; MENDONÇA.; M. CAVALCANTI.; M.C.B. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de em perceber as regularidades nos gêneros orais e as suas condições de produção.

Referências sobre o assunto:

CARDOSO.;B. EDNIR,M. Ler e escrever, muito prazer! São Paulo: Ática,1998.

DIONÍSIO.; A. Conversas entre textos.In: Diversidade textual:os gêneros na sala de aula (org) SANTOS.;C.F.;MENDONÇA.;M. CAVALCANTI.;M.C.B. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

• As atividades desse plano terão o foco na apresentação de exemplos de verbetes na modalidade oral e em sua análise, além de ampliar o repertório dos alunos para uma futura produção oral do gênero em estudo.
  • Leia o tema da aula.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA