Indicação da professora Mara Mansani: Estratégias de Leitura

Conheça um livro que pode colaborar com a sua prática pedagógica

POR:
Mara Mansani

Como professora de alfabetização, os livros sempre aparecem no meu dia a dia. Por isso, fiquei pensando qual poderia ser minha primeira indicação na coluna Leitura de Cabeceira, novo espaço do site de NOVA ESCOLA. 

Escolhi um livro com um assunto super importante e que permeia todos os componentes curriculares: a leitura. Estratégias de Leitura, da Isabel Solé. A autora é uma pesquisadora, estudiosa e especialista nos processos de leitura. 

Um dos pontos mais interessantes da obra é que a autora apresenta as diferentes possibilidades de leitura, os objetivos que podemos traçar, e, às vezes, com os alunos ficamos presos a propor uma leitura apenas como interpretação de texto. Isabel Soler também sugere sequências bárbaras para Educação Infantil e Ensino Fundamental 1. É um livro bem completo, que mostra a leitura de verdade e nos faz repensar sobre nosso trabalho. 

Tenho certeza que você terá ao menos um aprendizado entre os oito capítulos e as 196 páginas desse livro. Toda vez que leio, aprendo e melhoro minha prática pedagógica! É um título mais especiais que fazem parte da minha biblioteca de professora. 

Convido você, então: vem ler comigo? 

Mara Mansani, 
colunista NOVA ESCOLA e professora de alfabetização

Tags

Guias