Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Diário e no campo de atuação Vida cotidiana; Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia e tela ou impressão dos slides. Quadro. Textos impressos.
AZEVEDO, Ricardo. Nossa Rua Tem um Problema. São Paulo: Ática, 1999.(opcional)
Informações sobre o gênero: Os gêneros que expressam, por escrito, a vida de uma pessoa por ela mesma são autobiográficos e interessa-nos o diário pessoal, informal e íntimo de comunicação cotidiana; bem como o de comunicação produzida. São gêneros propícios a refletir a individualidade de quem enuncia. Apresentam elementos constitutivos mais maleáveis, entretanto, sua estrutura constitucional apresenta elementos essenciais: TEMA: a escrita sobre si (confissões, segredos, inquietações, emoções, opiniões…) FORMA: datação, vocativo e despedida. LINGUAGEM: uso da 1ª pessoa, vocabulário informal, caligrafia como marca pessoal nos suportes tradicionais e emoção TEMPO: resgate da memória diária ao final do dia, geralmente; INTERLOCUÇÃO: o próprio diálogo com o diário. Leitor imaginário ou, eventualmente, autorizados pelo autor. INTERATIVIDADE: inexistente - leitor não interfere. Qualquer pessoa pode ter um diário, bastando compromisso e iniciativa. Sua função é “ guardar segredo”, se o autor assim quiser.
Dificuldades antecipadas: No início do 3º ano, a expectativa é que os alunos tenham construído o Sistema de Escrita Alfabética e, que, deste modo, leiam e escrevam, autonomamente. O desafio é ampliar a fluência na leitura e escrita com base em textos orais e escritos, inseridos em contextos reais ou imaginários. O agrupamento se faz necessário.
Referências sobre o assunto:
PEREIRA, M. H. M. SILVA, J. B. O gênero diário pessoal: como se confecciona o íntimo. Revista Línguas & Letras – Unioeste – Vol. 16 – Nº 34 – 2015. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11973/9212
LEMOV, Douglas. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução Leda Beck; consultoria e revisão técnica Guiomar Namo de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Boa Prosa. Fundação Lemann,2011.
CLARA, /Regina Andrade; ALTENFELDER, Anna Helena. Se bem me lembro... Olimpíada de Língua Portuguesa- São Paulo: Cenpec: Fundação Itaú Social; Brasília, DF: MEC, 2008.
LERNER,Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Editora Penso,2002.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta aos alunos: ampliar o conhecimento sobre o gênero Diário por meio de rodas de leitura periódicas. Os estudantes devem compreender a importância e o poder da leitura na vida das pessoas. Saber algumas dicas para o desenvolvimento do comportamento leitor é de grande valia para que o hábito da leitura se estabeleça.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou reproduza-o no quadro.
- Organize-os em roda e indague-lhes:
- O que os títulos sugerem? Faça o levantamento das hipóteses.
- Do que podem tratar essas obras literárias? Levante hipóteses, antecipando pelos títulos os possíveis conteúdos das obras.
- Qual deles despertou maior curiosidade em vocês? Por quê?
- E os autores? Vocês os conhecem?
- Faz-se necessário conhecer algumas obras literárias do gênero em estudo para validar as hipóteses.
3. Estabeleça critérios que nortearão o comportamento leitor para as próximas rodas de leitura:
- ler trechos de textos que mais gostou
- procurar livros ou textos do gênero diário
- zelar pelos materiais de leitura
- utilizar a Biblioteca de classe, da escola, digital e pública para o desenvolvimento do hábito da leitura e pesquisa
- ler várias obras literárias de um autor preferido
4. Valide as hipóteses dos alunos lendo um trecho do livro: “Nossa rua tem um problema”, de Ricardo Azevedo. Diário do Zuza.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Projete o slide e imprima o texto. Disponível no link abaixo.
- Antes da leitura estabeleça expectativas em relação ao texto que vai se ler: “ Estamos estudando o gênero diário, que tipo de texto vocês acham que leremos ”. Faça as antecipações de título, autor, fonte.
- Inicie a leitura compartilhada, com a certeza de que todos estejam com seus textos e sentados em duplas.
- Peça para que um aluno inicie a leitura “ João, por favor comece a ler o texto…” Deste modo, você garante que os demais alunos irão estar acompanhando a leitura, pois não define até onde o estudante terá que ler. Poderá chamar outro, a qualquer tempo para continuar a leitura. Você pode encurtar a leitura ou alongá-la, na medida da necessidade de sua sala de aula, principalmente, no que tange ao aluno com dificuldades leitoras.
- Durante a leitura: verifique a compreensão de leitura, fazendo indagações para averiguar se estão entendendo a leitura. Após a leitura de algumas frases faça uma ou duas perguntas rápidas. Continue a leitura compartilhada e vá avaliando se todos estão atentos e compreendendo a leitura. Caso haja alguma expressão não compreendida, explique-a e retome a leitura.
- Depois da Leitura: “Quem pode resumir o que trecho do livro para mim? ” Caso seja necessário, retome os trechos e verbalize-os para que todos compreendam o conteúdo. Como há vários personagens citados, o uso do desenho é interessante recurso para que todos tenham a visualização dos personagens.
- Peça que as duplas procurem no texto frases que indicam que a linguagem empregada é de criança. Espera-se que os estudantes grifem “Pai é um negócio fogo”, “...mixou a brincadeira…”, “ Beto é o maior folgado”.
- Peça que grifem quais as características do gênero Diário são explícitas no texto. Espera-se que indiquem a datação “ 7 Julho”, o relato dos desafios cotidianos, o uso da primeira pessoa do singular e os pronomes possessivos fazendo referência à primeira pessoa do singular: “ O meu”.
Características essenciais do gênero Diário:
Diário pessoal é uma forma de expressão íntima
Quem escreve? O próprio autor.
Para quem se escreve? Para ele mesmo.
Onde? Suportes diversificados: papéis, digitais, internet.
Quando? Diariamente, ao final do dia
Com que intenção? Relatar acontecimentos, expressar vivências, emoções, opiniões...
Forma: data, vocativo, despedida, assinatura
Linguagem: informal, o narrador personagem é identificado pela primeira pessoa, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha], caligrafia como marca pessoal e emoção
Diálogo : com o próprio diário
Função: arquivo de relatos e confissões. Guarda de segredos.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Terminadas as explicações, arremate lendo uma avaliação apreciativa do “Curti e recomendo a leitura”, da obra “ Nossa rua tem um problema “, de Ricardo Azevedo feita por um leitor. Ao abrir a primeira capa, tem-se o diário da menina sobre o assunto e, na outra capa, começa o diário do menino. Maneiras diferentes de se ver o mundo.
Dicas para ampliar repertório sobre o gênero:
- Programe uma visita à Biblioteca da cidade.
- Verifique se há possibilidade se a biblioteca poderá recebê-los para visita e aproveite para ensiná-los a localizar, consultar livros pelo título, autor, assunto, gênero.
- Incentive o cadastro de todos, tanto na escola como na Biblioteca da Cidade.
- Peça apoio à gestão escolar para a visita à biblioteca.
- Biblioteca Digital: se a sua escola possui biblioteca digital procure acessar nos tablets livros do gênero em estudo. Há muitas possibilidades de recursos multimídias: ver vídeos, tocar músicas...e outras possibilidades de intervenções pedagógicas que precisam e devem ser exploradas.
- Disponibilize um bom acervo de textos para consultá-los durante a realização das atividades e pelo simples prazer de lê-los.
- Trabalhe com “ CURTI E RECOMENDO A LEITURA”. Assim que os alunos concluírem a leitura de uma obra literária, poderão deixar sua dica de leitura no mural da Biblioteca Escolar.
- QUIZ de leitura é um instrumento digital interessante para incentivar a leitura de todos.
Material complementar: Curti e recomendo a leitura.
Sugestão de Obras Literárias para o gênero em estudo Diário:
AZEVEDO, Ricardo. Nossa Rua Tem um Problema. São Paulo: Ática, 1999.
ZIRALDO. Diário da Julieta: as histórias mais secretas da menina maluquinha. São Paulo. Globo.2006
KINNEY, Jeff. Coleção Diário de um banana.
SILVA, Flávia Lins e. Diário de Pilar na Grécia.
SCIESKA, Jon. O DIÁRIO DO LOBO - A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS.
,