Resolução da atividade - Reescrita do texto A Bola
Reescrita do texto A Bola
Plano de Aula
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: - Cópias do texto A Bola, de Luís Fernando Veríssimo, para todos os alunos
- Cópias da atividade de reescrita para todos os alunos
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, será trabalhada uma crônica humorística, que lança mão da ironia e do humor como forma de criticar aspectos da sociedade, política, cultura ou economia, garantindo uma leitura envolvente e a reflexão acerca dessas questões.
Dificuldades antecipadas: A mudança de foco narrativo requer atenção e propriedade de aspectos linguísticos, como a adequação dos pronomes e verbos relacionados ao narrador e às demais personagens da história. É interessante promover uma reflexão acerca dessas questões no momento de socialização dos textos produzidos.
Referências sobre o assunto:
Fonte: “Leve a crônica para as aulas de Língua Portuguesa”, Gabriela Portilho, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
Fonte: Crônica: o cotidiano em destaque, Djario Dias Araújo, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em: 10 de setembro de 2018.
Fonte: “Crônica”, Redação Brasil Escola, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/cronica.htm. Acesso em 30 de setembro de 2108.
Fonte: “A Crônica”, Marina Cabral, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-cronica.htm. Acesso em 30 de setembro de 2108.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e instigue a sua imaginação a respeito do assunto de que irá tratar.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO5_05SQA06
Recursos indicados
- Necessários: Canais de comunicação como whatsApp ou e-mail para enviar as propostas de atividades e orientações para os alunos ou esclarecer possíveis dúvidas em relação à atividade.
Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pdCAwF5EZj3VvjwbzrpS9bSrmzJBZSxwwy7K6Vjrdx2c7xt6r5NAcAEpDQ2q/atividade-para-impressao-reescrita-do-texto-a-bola-lpo5-05sqa06.pdf
- Opcionais: Ferramentas de chamada de vídeo: whatsApp, google meet, zoom.
Introdução
Envie para os alunos um áudio, vídeo ou mensagem de texto com orientações sobre a atividade. Diga aos alunos que eles irão ler crônicas e aproveite para retomar as características do gênero. Fale para os alunos que há duas maneiras diferentes de narrar uma crônica: uma, quando o narrador conta a história de fora, apenas como observador e outra quando o narrador conta a história de dentro, sendo um personagem. Envie para os alunos dois trechos de crônicas e oriente-os a analisarem em qual trecho o narrador é personagem e conta a história em primeira pessoa e em qual o narrador é observador, contando a história em terceira pessoa. Ofereça pistas que ajudem o aluno a classificar cada trecho.
Aprenda a Chamar a Polícia (Luís Fernando Veríssimo)
Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa.
Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro.
A bola (Luís Fernando Veríssimo)
O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “Legal!”. Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.
Desenvolvimento
Solicite aos alunos que retomem o texto A bola, de Luís Fernando Veríssimo, trabalhado na aula anterior ou envie novamente o texto para a turma. Solicite que leiam o texto com atenção e respondam a atividade, transformando trechos da crônica de narrador observador para narrador personagem. Organize duplas e proponha que os alunos gravem um áudio ou vídeo lendo os trechos transformados e enviem para o colega da dupla. Outra opção é realizar uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como whatsApp, google meet, hangout, zoom e possibilitar que os alunos compartilhem como ficaram os trechos transformados.
Fechamento
Oriente os alunos a ampliarem as descobertas sobre o gênero crônica, retomando as anotações feitas nas aulas anteriores e ampliando com o que aprenderam nesta atividade. Utilize a consigna do slide do fechamento da aula.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que realizem mais uma leitura de crônica para os familiares, escolhendo uma crônica com narrador em primeira pessoa.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Sistematizando o conhecimento do gênero Crônica
Finalidade da aula: - Reescrever texto do gênero Crônica, passando-o de 3ª para 1ª pessoa, percebendo as mudanças de sentido geradas pela alteração do foco narrativo.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Formas de composição de narrativas
Prática de linguagem: Análise Linguística / Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP29
Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: - Cópias do texto A Bola*, de Luís Fernando Veríssimo, para todos os alunos
- Cópias da atividade de reescrita para todos os alunos
* Texto aguardando liberação para uso. A solicitação já foi enviada.
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, será trabalhada uma crônica humorística, que lança mão da ironia e do humor como forma de criticar aspectos da sociedade, política, cultura ou economia, garantindo uma leitura envolvente e a reflexão acerca dessas questões.
Dificuldades antecipadas: A mudança de foco narrativo requer atenção e propriedade de aspectos linguísticos, como a adequação dos pronomes e verbos relacionados ao narrador e às demais personagens da história. É interessante promover uma reflexão acerca dessas questões no momento de socialização dos textos produzidos.
Referências sobre o assunto:
Fonte: “Leve a crônica para as aulas de Língua Portuguesa”, Gabriela Portilho, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
Fonte: Crônica: o cotidiano em destaque, Djario Dias Araújo, disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em: 10 de setembro de 2018.
Fonte: “Crônica”, Redação Brasil Escola, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/cronica.htm. Acesso em 30 de setembro de 2108.
Fonte: “A Crônica”, Marina Cabral, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/a-cronica.htm. Acesso em 30 de setembro de 2108.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: