Atividade para impressão - Aspectos do texto escrito e do texto oral
Plano de Aula
Plano de aula: Analisando textos orais - A Crônica
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Projetor para exibição dos vídeos. Folha para registro de texto oral x texto escrito (atividade de fechamento).
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, as crônicas exploradas são textos orais; logo, o foco dar-se-á às peculiaridades dessa prática de linguagem.
Dificuldades antecipadas: A interpretação do discurso oral irá mobilizar novas competências nos alunos, para além da leitura. Aspectos como gestos, expressões, entonação e marcas de oralidade serão de suma importância para essa análise.
Referências sobre o assunto:
Fonte: Avaliação em Língua Portuguesa - Contribuições para a prática pedagógica, Beth Marcuschi e Lívia Suassuna (orgs.), disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/8.pdf. Acesso em 04/11/2018.
Fonte: Variação linguística e ensino, Janice Helena Chaves Marinho e Maria da Graça Costa Val, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2015%20Variacao_Linguistica.pdf . Acesso em: 10/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o questionamento exposto no slide para os alunos e deixe que eles reflitam sobre o assunto.