Atividade para impressão - Aspectos do texto escrito e do texto oral
Plano de Aula
Plano de aula: Analisando textos orais - A Crônica
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
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Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Projetor para exibição dos vídeos. Folha para registro de texto oral x texto escrito (atividade de fechamento).
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, as crônicas exploradas são textos orais; logo, o foco dar-se-á às peculiaridades dessa prática de linguagem.
Dificuldades antecipadas: A interpretação do discurso oral irá mobilizar novas competências nos alunos, para além da leitura. Aspectos como gestos, expressões, entonação e marcas de oralidade serão de suma importância para essa análise.
Referências sobre o assunto:
Fonte: Avaliação em Língua Portuguesa - Contribuições para a prática pedagógica, Beth Marcuschi e Lívia Suassuna (orgs.), disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/8.pdf. Acesso em 04/11/2018.
Fonte: Variação linguística e ensino, Janice Helena Chaves Marinho e Maria da Graça Costa Val, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2015%20Variacao_Linguistica.pdf . Acesso em: 10/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o questionamento exposto no slide para os alunos e deixe que eles reflitam sobre o assunto.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Proponha uma roda de conversa, a fim de ativar os conhecimentos prévios dos alunos e de provocar reflexão sobre as questões levantadas no slide 3. É provável que alguns alunos não reconheçam o discurso oral como texto, visto que é comum, neste nível da escolaridade, que apenas a escrita seja identificada como texto. Dessa forma, as perguntas têm por objetivo promover a discussão e a reflexão grupo acerca dessa questão, confrontando as diferentes opiniões trazidas.
- Se necessário, amplie os questionamentos ou lance outros, a fim de promover a compreensão dos alunos. É importante levá-los a perceber que a fala deve ser reconhecida como texto, e que ela pode ser espontânea - como uma conversa com amigos, por exemplo - ou planejada e elaborada previamente, atendendo a critérios e objetivos específicos. Nesse caso, assim como nos textos escritos, deve-se considerar o interlocutor, o objetivo e contexto da produção e as regras e função do texto oral.
- Explique aos alunos que alguns textos orais, como debates e seminários, por exemplo, são elaborados com esse fim; ou seja, são gêneros essencialmente orais. Há gêneros, porém, que podem transitar entre o oral e o escrito, adequando-se às características de cada um. Como exemplo, podem-se citar a notícia, a entrevista e a crônica. Explique, ainda, que nesta aula eles continuarão explorando o gênero Crônica, porém o destaque será para os textos comunicados oralmente.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Distribua o tempo da seguinte maneira: 10 minutos para a exibição dos dois vídeos + 10 minutos para cada discussão promovida.
- Pergunte ao grupo se alguém conhece o autor Antônio Prata, ou se leu algo dele. Se a resposta for afirmativa, solicite ao(s) aluno(s) que relate(m) o que sabe(m) sobre o escritor. Caso não o conheçam, faça uma breve apresentação do autor, a fim de aproximá-lo e torná-lo mais familiar para a turma: Antônio Prata é um escritor brasileiro, filho do famoso escritor Mário Prata e de Marta Goes, também escritora. Possui uma coluna semanal no jornal Folha de São Paulo e já escreveu, também, projetos para a TV, como novelas e séries.
- Explique aos alunos que eles assistirão a um vídeo (Vídeo 1, com 3’41’’), em que o escritor Antônio Prata lê uma crônica sua, Recordação, que foi publicada no jornal Folha de São Paulo, em junho de 2013, e, posteriormente, no livro Trinta e poucos.
- Após a apreciação do vídeo, lance alguns questionamentos ao grupo, a fim de observar o que os alunos entenderam e mediar a análise, garantindo assim a compreensão leitora. Os questionamentos são:
- Sobre o que fala o texto lido pelo autor?
- Onde ocorre a história contada por ele?
- Quem são as personagens que aparecem na história? Qual a relação existente entre elas?
- Como se inicia o diálogo ocorrido entre as duas personagens?
- Que características do gênero Crônica podemos observar no texto em questão?
- Trata-se de uma crônica reflexiva, humorística ou jornalística?
- Em seguida, informe que eles assistirão a outro vídeo (Vídeo 2, com 6’29’’) e exiba-o.
- Após a exibição, lance os seguintes questionamentos ao grupo:
- O que há em comum entre os dois vídeos a que assistimos?
- Que diferenças podemos perceber entre eles?
- Reveja os 45 primeiros segundos de cada vídeo (exiba novamente o início dos dois vídeos). Na apresentação oral da crônica, o autor profere trechos falados pelo narrador. Como esses trechos são apresentados no segundo vídeo?
(Espera-se que percebam que, na ausência do narrador, as ações, gestos e expressões cumprem esse papel).
- Qual das duas formas de apresentar a crônica oralmente confere mais emoção ao texto? (Espera-se que percebam que a entonação e a emoção apresentadas pelo taxista têm a função de provocar comoção no interlocutor).
- Inicialmente, a mulher se interessa pela conversa do taxista?
- Qual a mudança de postura observada na passageira ao longo da corrida?
- Que características podemos observar nos dois textos orais que seriam diferentes caso eles fossem apresentados na forma escrita?
- Ainda pensando nas diferenças entre os vídeos a que assistimos e o mesmo texto na forma escrita: Em que situações ou contextos de uso você acha que cada modalidade se adequa melhor? Cite exemplos.
- Se necessário, lance novas perguntas, a fim de complementar as respostas e conclusões a que os alunos chegaram, ou faça mediações que garantam a compreensão dos textos trabalhados.
Materiais complementares:
- Vídeo 1: “A Recordação”, Antônio Prata, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-nrnCls5An0
- Vídeo 2: “A Recordação”, Antônio Prata, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QhhsJyodPHs
- Caso deseje acessar as respostas dos questionamentos trabalhados oralmente, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Divida a turma em grupos de 4 alunos e solicite a um deles que leia a consigna exposta no slide 5. Explique à turma que as observações elencadas podem estar relacionadas a quaisquer aspectos do texto, como a linguagem utilizada, a emoção despertada, a facilidade de compreensão, as características textuais da escrita (como estruturação, pontuação), etc.
- Entregue para cada grupo o papel em que registrarão suas respostas. Para imprimir esse material, clique aqui.
- Ao final, cada grupo lerá para os demais as conclusões a que chegou.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia;
Vídeos disponívels aqui e aqui;
Ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet e Zoom.
Introdução
Oriente os alunos sobre a atividade por meio de áudio, vídeo ou mensagem de texto pelo WhatsApp. Diga que, nesta atividade, eles trabalharão com crônicas, mas na modalidade oral. Fale um pouco sobre os textos na modalidade oral e lance os questionamentos propostos no slide da Introdução do plano de aula. Sugira aos alunos que conversem com um colega pelo WhatsApp sobre os questionamentos.
Desenvolvimento
Fale para as crianças que elas apreciarão crônicas na modalidade oral. Diga o título da crônica e fale um pouco sobre o autor, dizendo a eles que assistirão a dois vídeos da mesma crônica. Envie aos alunos os dois vídeos e oriente que assistam ao primeiro e respondam às questões propostas na primeira parte do Desenvolvimento do plano de aula. Oriente que, depois de assistir ao primeiro vídeo e responder as questões, assistam ao segundo vídeo e façam a comparação entre os dois. Para isso, envie aos alunos a questão proposta no Desenvolvimento do plano de aula. Realize uma chamada de vídeo com os alunos utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, para possibilitar o diálogo sobre os vídeos e a crônica na modalidade oral. Aproveite para ajustar as compreensões dos alunos sobre a crônica na modalidade oral.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro escrito no caderno comparando a crônica escrita e a falada. Para isso, utilize a consigna proposta no slide do Fechamento do plano de aula.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares a apreciar os vídeos e dialogar sobre essa maneira de compartilhar crônicas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Analisando textos orais - A Crônica
Finalidade da aula: Identificar marcas próprias dos textos orais (gestos, expressões faciais, hesitações, dentre outros) no gênero Crônica.Conhecer e analisar textos orais do gênero Crônica.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Formas de composição de gêneros orais / Variação Linguística / Relato oral / Registro formal e informal
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP10, EF35LP11, EF15LP13
Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.