Habilidade focal relacionada
(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
(EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.
Objeto de conhecimento relacionado
- Dados organizados em tabelas e gráficos (colunas ou barras simples e duplas ou pictóricos): leitura, interpretação e produção de texto/síntese das análises.
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
- Ler e analisar gráficos em barras simples ou múltiplas com e sem recurso tecnológico.
- Ler e analisar tabelas simples e de dupla entrada.
- Produzir textos baseados na análise de dados contidos em gráficos e tabelas.
- Identificar um problema a ser pesquisado, selecionar a amostra da população a ser investigada, organizar a forma de abordá-lo, de coletar e organizar e representar dados (variáveis categóricas e numéricas), usando o meio mais adequado para isso com e sem o uso de tecnologias digitais.
- Construir gráficos de barras simples ou múltiplas, ou tabelas simples ou de dupla entrada com base em dados coletados e organizados na pesquisa.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- (EF03MA27) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.
- (EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
Esta habilidade retoma e amplia o trabalho proposto na habilidade EF03MA27, incluindo representações através de pictogramas (gráficos elaborados com apoio de figuras). Pressupõe-se que ao desenvolver esta habilidade o estudante já tenha tido algum tipo de contato com a análise e interpretação de gráficos e que seja possibilitado a escrita das conclusões por ele elaboradas a partir da análise do gráfico.
Em relação a habilidade EF04MA28, espera-se que o professor retome o trabalho previsto na habilidade EF03MA28 com a inclusão das variáveis quantitativas (além das variáveis categóricas/qualitativas). Como o próprio nome pressupõe, as variáveis quantitativas são aquelas nas quais há a possibilidade de serem representadas através de números, sejam estes referentes a quantidades ou a medidas. O trabalho envolvendo as etapas do método estatístico (elaboração de hipótese, coleta, tratamento de dados, apresentação e conclusão) continua evidenciado na habilidade, desde que os temas sejam relevantes ao interesse dos estudantes.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 4º ano - Item 13 - Instituto Reúna)
Descrição das atividades:
Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de analisar dados expressos em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos.
Plano de aula: Descobrindo as Variáveis (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Descobrindo as Variáveis, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Introduzir o conceito de tipo de variáveis na pesquisa estatística.
Plano de aula: Representando Graficamente (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Representando Graficamente, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Organizar dados em tabelas de dupla entrada e em gráfico de colunas múltiplas.