Plano de aula: Relacionando os gêneros Crônica e Cartum

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas

Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários: - Projetor para exibição dos cartuns.

(Caso a escola não conte com esse aparelho, os cartuns podem ser impressos em tamanho grande)

- Cópias do texto A Bola, de Luís Fernando Veríssimo para todos os alunos

- Cópias da atividade de interpretação escrita para todos os alunos

- Pincel para quadro

Informações sobre o gênero: A palavra cartum é uma forma aportuguesada da americana cartoon, que diz respeito a um desenho engraçado. O Cartum é um gênero jornalístico, que tem como principais meios de circulação veículos como jornais, revistas e internet. Com uso do humor como forma de criticar problemas sociais, políticos e ambientais, dentre outros, geralmente trata de temas e assuntos cotidianos - aspectos pelos quais se assemelha à Crônica.

Dificuldades antecipadas: Embora a presença de imagem geralmente seja um facilitador para a compreensão dos textos, visto que pode complementar o que nele é informado, a interpretação de textos não verbais ou de linguagem mista requer estratégias de leitura mais refinadas. Compreender as informações transmitidas por meio da imagem e relacioná-la à mensagem verbal são ações que podem exigir mediação do professor.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o slide para os alunos e questione-os sobre o que entendem sobre essa frase.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos