Atividade para impressão - Interpretação do texto 'A Bola' - LPO5_05SQA05
Plano de Aula
Plano de aula: Relacionando os gêneros Crônica e Cartum
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: - Projetor para exibição dos cartuns.
(Caso a escola não conte com esse aparelho, os cartuns podem ser impressos em tamanho grande)
- Cópias do texto A Bola, de Luís Fernando Veríssimo para todos os alunos
- Cópias da atividade de interpretação escrita para todos os alunos
- Pincel para quadro
Informações sobre o gênero: A palavra cartum é uma forma aportuguesada da americana cartoon, que diz respeito a um desenho engraçado. O Cartum é um gênero jornalístico, que tem como principais meios de circulação veículos como jornais, revistas e internet. Com uso do humor como forma de criticar problemas sociais, políticos e ambientais, dentre outros, geralmente trata de temas e assuntos cotidianos - aspectos pelos quais se assemelha à Crônica.
Dificuldades antecipadas: Embora a presença de imagem geralmente seja um facilitador para a compreensão dos textos, visto que pode complementar o que nele é informado, a interpretação de textos não verbais ou de linguagem mista requer estratégias de leitura mais refinadas. Compreender as informações transmitidas por meio da imagem e relacioná-la à mensagem verbal são ações que podem exigir mediação do professor.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o slide para os alunos e questione-os sobre o que entendem sobre essa frase.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Proponha uma tempestade de ideias, a fim de resgatar o que os alunos já sabem sobre as linguagens mista e não verbal e ampliar esse conhecimento. Além dos questionamentos sugeridos do slide 3, você pode lançar outros, para ampliar a discussão ou complementar alguma resposta dada.
- É provável que a resposta à segunda pergunta remeta às histórias em quadrinhos, por isso, se necessário, ajude-os a ampliar esse repertório questionando-os ou citando outros gêneros que se utilizam de linguagem mista, como anúncios publicitários, charges, outdoors, memes, tirinhas e outros.
- No caso do terceiro questionamento, é possível que os alunos precisem da mediação do professor para compreender a imagem como um tipo de texto. Para promover essa compreensão, questione-os sobre quadros, fotos ou placas de trânsito e as mensagens que eles comunicam.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
- Distribua o tempo da seguinte maneira: 6 minutos para a análise do primeiro cartum e 6 minutos para a análise do segundo cartum (1º momento) + 10 minutos para a leitura e discussão da crônica (2º momento) + 16 minutos para a resolução e socialização da atividade (3º momento).
- Apresente o primeiro cartum aos alunos. Deixe que o observem, analisem e, após isso, lance os seguintes questionamentos:
- Quem é a personagem que aparece na imagem?
- O que ela está fazendo?
- Observe as roupas que o menino veste e os demais elementos que compõem a imagem. Essa imagem retrata uma situação atual ou de tempos atrás?
- Esse texto possui um narrador, ou seja, há alguém contando a história?
- Podemos afirmar que, mesmo sem conter palavras, o cartum analisado transmite uma mensagem? Qual?
- O cartum é um texto que, por meio do humor, critica alguma situação. O que esse cartum critica?
- Em seguida, apresente o segundo cartum e, após observarem, volte a questionar:
- Quem são as personagens do cartum?
- O que elas estão fazendo?
- Observe a expressão facial do menino. O que ela demonstra?
- O cartum retrata uma situação atual ou antiga? Como você percebeu?
- Esse texto possui um narrador, ou seja, há alguém contando a história?
- Se não houvesse o balão com a fala do menino, os leitores conseguiriam compreender a mensagem? Por quê?
- E se deixássemos só o balão de fala e retirássemos a imagem, seria possível compreender a mensagem? Por quê?
- Qual a mensagem responsável pelo humor do texto?
- Segundo momento: Inicie perguntando aos alunos se eles se lembram do autor do texto trabalhado na aula anterior, Luís Fernando Veríssimo. Se necessário, relembre rapidamente o texto estudado (a crônica A Volta) e as informações compartilhadas sobre o escritor. Em seguida, anuncie que conheceremos uma outra crônica dele, também muito interessante. Esse momento tem por objetivo ativar os conhecimentos que as crianças já trazem sobre o gênero, o autor e suas marcas de estilo, bem como despertar o interesse pelo texto que será lido neste momento.
- Distribua uma cópia do texto A Bola, de Luís Fernando Veríssimo, para cada aluno. Leia o texto para o grupo, comentando-o e tirando as dúvidas que possam surgir - sobre vocabulário ou compreensão de algum trecho. Pode-se explorar, nesse momento, aspectos como os sentimentos do pai ao presentear o filho e deste ao receber o presente; o significado da expressão “legal” no contexto do texto; o porquê de o filho procurar um manual de instrução; a tentativa do pai em chamar a atenção do filho, entre outros.
- Terceiro momento: Distribua uma cópia da atividade escrita de interpretação e análise para cada aluno e oriente-os a fazê-la individualmente. Durante a realização, circule entre as mesas/carteiras, observe a resolução e as dúvidas apresentadas, a fim de fazer as mediações necessárias.
- Para finalizar, proponha a socialização das respostas, atendo-se, sobretudo, à questão final, que explora a comparação entre os textos trabalhados (Cartuns e Crônica).
Materiais complementares:
- Cartum 1: Fonte: “Tecnologia - Pro dia nascer melhor 28/01/2012”, José Mesquita. Disponível em: http://mesquita.blog.br/tecnologia-pro-dia-nascer-melhor-28012012. Acesso em: 20/09/2018.
- Cartum 2: Fonte: “Pro dia nascer melhor 24/07/2009”, José Mesquita. Disponível em: http://mesquita.blog.br/pro-dia-nascer-melhor-24072009. Acesso em 20 de setembro de 2018.
- Para acessar e imprimir a atividade escrita de interpretação e análise, clique aqui.
- Caso deseje acessar a resolução da atividade acima, clique aqui.
- Caso deseje acessar as respostas da exploração oral dos cartuns, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Promova uma leitura coletiva e comentada do slide 6, a fim de fechar e organizar o que foi trabalhado ao longo da aula.
- Informe aos alunos que na próxima aula continuaremos trabalhando com crônicas, porém investigando e descobrindo outros aspectos importantes delas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia;
Textos para leitura, disponíveis aqui, aqui e aqui.
- Opcionais:
Ferramentas de aula online, como Google Meet, Hangouts e Zoom.
Introdução
Faça uma orientação em áudio, vídeo ou mensagem de texto, explicando as atividades para os alunos. Retome as características das crônicas trabalhadas nas aulas anteriores e convide os alunos a seguir aprendendo sobre esse gênero e suas semelhanças e diferenças com outros tipos de texto. Lance aos alunos os questionamentos propostos no slide de Introdução do plano de aula e explique cada questão para que possam refletir sobre elas e tenham condições para respondê-las. Utilize as orientações da Introdução do plano de aula. Proponha aos alunos que gravem e lhe enviem um áudio com as respostas. Você pode circular os áudios entre os alunos através de grupo de WhatsApp e regular possíveis equívocos ou contribuir para que as compreensões sejam ampliadas.
Desenvolvimento
Diga aos alunos que eles lerão cartoons e crônicas. Envie os três textos e faça uma orientação para guiar a atividade. Diga lerão um texto por vez, para responder uma atividade sobre cada um deles. Proponha que analisem o primeiro cartoon e respondam às questões correspondentes, propostas no Desenvolvimento do plano de aula. Oriente que, do mesmo modo, analisem o segundo cartoon. Depois, proponha que leiam a crônica A bola, de Luis Fernando Verissimo, respondam às questões da atividade e, em seguida, façam uma comparação entre crônica e cartoon na tabela disponível aqui. Caso seja possível, realize uma aula online com os alunos utilizando ferramentas como Google Meet, Hangouts ou Zoom, para socializar as respostas e discutir sobre a comparação entre cartoons e crônicas.
Fechamento
Oriente os alunos a registrar o que aprenderam com a atividade respondendo às seguintes questões: “O que aprendemos sobre cartoons? O que aprendemos sobre a comparação entre cartoons e crônicas?”
Convite às famílias
Que tal propor uma roda de leitura em família? Sugira aos alunos que convidem os familiares para analisar e dialogar sobre os cartoons (isso também pode ser realizado enviando os cartoons pelo WhatsApp). Depois, proponha que leiam a crônica em voz alta para os familiares.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Relacionando os gêneros Crônica e Cartum
Finalidade da aula: - Ler texto do gênero Cartum, reconhecendo as marcas de humor e crítica social e relacionando as linguagens verbal e não verbal.- Estabelecer relações entre os gêneros Crônica e Cartum.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Formas de composição de narrativas
Prática de linguagem: Análise Linguística / Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP29
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: - Projetor para exibição dos cartuns.
(Caso a escola não conte com esse aparelho, os cartuns podem ser impressos em tamanho grande)
- Cópias do texto A Bola, de Luís Fernando Veríssimo para todos os alunos
- Cópias da atividade de interpretação escrita para todos os alunos
- Pincel para quadro
Informações sobre o gênero: A palavra cartum é uma forma aportuguesada da americana cartoon, que diz respeito a um desenho engraçado. O Cartum é um gênero jornalístico, que tem como principais meios de circulação veículos como jornais, revistas e internet. Com uso do humor como forma de criticar problemas sociais, políticos e ambientais, dentre outros, geralmente trata de temas e assuntos cotidianos - aspectos pelos quais se assemelha à Crônica.
Dificuldades antecipadas: Embora a presença de imagem geralmente seja um facilitador para a compreensão dos textos, visto que pode complementar o que nele é informado, a interpretação de textos não verbais ou de linguagem mista requer estratégias de leitura mais refinadas. Compreender as informações transmitidas por meio da imagem e relacioná-la à mensagem verbal são ações que podem exigir mediação do professor.