Atividade para impressão - Discurso Direto e Indireto
Plano de Aula
Plano de aula: Discurso direto e indireto - Introdução
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: Cópias da atividade escrita para todos os alunos. Lápis de cor.
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, será trabalhada uma crônica humorística, que lança mão da ironia e do humor como forma de criticar aspectos da sociedade, política, cultura ou economia, garantindo uma leitura envolvente e a reflexão acerca dessas questões.
Dificuldades antecipadas: A alteração do discurso direto para indireto requer habilidades de leitura e escrita, como analisar e compreender o contexto dialogal, empregar adequadamente a pontuação e compreender o uso dos verbos de elocução. Essa atividade exigirá observação e apoio mais intensos do professor.
Referências sobre o assunto:
Tipos de discurso, Ana Paula de Araújo, disponível em: https://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-discurso/. Acesso em 07 de outubro de 2018.
Os discursos na narração, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o slide para os alunos e faça uma breve introdução do assunto de que a aula irá tratar: Explique-lhes que, em um texto, a fala das personagens pode aparecer de diferentes maneiras - ditas por elas mesmas ou proferidas pelo narrador. Diga, ainda, que nesta aula, iremos analisar as situações discursivas em que as personagens têm voz, e falam em uma situação dialogal (discurso direto), bem como a estrutura desses discursos e os verbos de elocução.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS