Plano de Aula

Plano de aula: Discurso direto e indireto - Introdução

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários: Cópias da atividade escrita para todos os alunos. Lápis de cor.

Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, será trabalhada uma crônica humorística, que lança mão da ironia e do humor como forma de criticar aspectos da sociedade, política, cultura ou economia, garantindo uma leitura envolvente e a reflexão acerca dessas questões.

Dificuldades antecipadas: A alteração do discurso direto para indireto requer habilidades de leitura e escrita, como analisar e compreender o contexto dialogal, empregar adequadamente a pontuação e compreender o uso dos verbos de elocução. Essa atividade exigirá observação e apoio mais intensos do professor.

Referências sobre o assunto:

Tipos de discurso, Ana Paula de Araújo, disponível em: https://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-discurso/. Acesso em 07 de outubro de 2018.

Os discursos na narração, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o slide para os alunos e faça uma breve introdução do assunto de que a aula irá tratar: Explique-lhes que, em um texto, a fala das personagens pode aparecer de diferentes maneiras - ditas por elas mesmas ou proferidas pelo narrador. Diga, ainda, que nesta aula, iremos analisar as situações discursivas em que as personagens têm voz, e falam em uma situação dialogal (discurso direto), bem como a estrutura desses discursos e os verbos de elocução.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos