Atividade para impressão - Folha de planejamento - LPO5_05SQA13
Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo crônicas - Planejamento
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: - Projetor
- Cópias dos textos para todas as duplas
- Caixa para armazenar as perguntas do sorteio
- Perguntas
- Folha de planejamento
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.
Dificuldades antecipadas: O planejamento do texto é uma etapa de suma importância para o processo de escrita. Nele, os alunos projetarão os aspectos relevantes para a sua escrita, como enredo, personagens, ambiente etc. É importante acompanhar esse trabalho, mediando-o e sugerindo correções/alterações. (Por exemplo, no gênero em questão, Crônica, é importante que a história tenha poucas personagens, que a linguagem seja simples e acessível, que a narrativa não seja muito extensa, que o texto provoque uma reflexão no leitor, ainda que por meio do humor).
Nos módulos anteriores, foram desenvolvidos trabalhos e atividades que garantem a aquisição necessária para a produção do gênero Crônica: Leitura, interpretação e análise de diversos modelos do gênero; apresentação de diversos cronistas, para que os alunos tenham contato com estilos, linguagens e temáticas diferentes; análise dos recursos linguísticos comuns ao gênero, com destaque para os discursos direto e indireto e o emprego dos verbos de elocução; planejamento e produção de texto oral.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Pernambuco: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: [s. n.], 2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 16/12/2018.
Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade, Thaís Gurgel, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 03/12/2018.
VIEIRA, Martha Lourenço; VAL, Maria da Graça Costa. Produção de Textos Escritos: construção de espaços de interlocução. Minas Gerais: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Faculdade de Educação da UFMG, 2005. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2005%20Producao_textos_escritos.pdf. Acesso em: 03/12/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia para os alunos o tema da aula e permita que eles imaginem do que ela irá tratar.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Produzindo crônicas - Planejamento
Finalidade da aula: Planejar a escrita de Crônica a partir de uma notícia, levando em consideração o propósito do texto, as características do gênero, os interlocutores, o suporte e a situação comunicativa.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto
Prática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05
Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: - Projetor
- Cópias dos textos para todas as duplas
- Caixa para armazenar as perguntas do sorteio
- Perguntas
- Folha de planejamento
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.
Dificuldades antecipadas: O planejamento do texto é uma etapa de suma importância para o processo de escrita. Nele, os alunos projetarão os aspectos relevantes para a sua escrita, como enredo, personagens, ambiente etc. É importante acompanhar esse trabalho, mediando-o e sugerindo correções/alterações. (Por exemplo, no gênero em questão, Crônica, é importante que a história tenha poucas personagens, que a linguagem seja simples e acessível, que a narrativa não seja muito extensa, que o texto provoque uma reflexão no leitor, ainda que por meio do humor).
Nos módulos anteriores, foram desenvolvidos trabalhos e atividades que garantem a aquisição necessária para a produção do gênero Crônica: Leitura, interpretação e análise de diversos modelos do gênero; apresentação de diversos cronistas, para que os alunos tenham contato com estilos, linguagens e temáticas diferentes; análise dos recursos linguísticos comuns ao gênero, com destaque para os discursos direto e indireto e o emprego dos verbos de elocução; planejamento e produção de texto oral.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Pernambuco: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: [s. n.], 2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 16/12/2018.
Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade, Thaís Gurgel, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 03/12/2018.
VIEIRA, Martha Lourenço; VAL, Maria da Graça Costa. Produção de Textos Escritos: construção de espaços de interlocução. Minas Gerais: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Faculdade de Educação da UFMG, 2005. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2005%20Producao_textos_escritos.pdf. Acesso em: 03/12/2018.