Atividade para impressão - Folha de planejamento - LPO5_05SQA13
Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo crônicas - Planejamento
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: - Projetor
- Cópias dos textos para todas as duplas
- Caixa para armazenar as perguntas do sorteio
- Perguntas
- Folha de planejamento
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.
Dificuldades antecipadas: O planejamento do texto é uma etapa de suma importância para o processo de escrita. Nele, os alunos projetarão os aspectos relevantes para a sua escrita, como enredo, personagens, ambiente etc. É importante acompanhar esse trabalho, mediando-o e sugerindo correções/alterações. (Por exemplo, no gênero em questão, Crônica, é importante que a história tenha poucas personagens, que a linguagem seja simples e acessível, que a narrativa não seja muito extensa, que o texto provoque uma reflexão no leitor, ainda que por meio do humor).
Nos módulos anteriores, foram desenvolvidos trabalhos e atividades que garantem a aquisição necessária para a produção do gênero Crônica: Leitura, interpretação e análise de diversos modelos do gênero; apresentação de diversos cronistas, para que os alunos tenham contato com estilos, linguagens e temáticas diferentes; análise dos recursos linguísticos comuns ao gênero, com destaque para os discursos direto e indireto e o emprego dos verbos de elocução; planejamento e produção de texto oral.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Pernambuco: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: [s. n.], 2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 16/12/2018.
Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade, Thaís Gurgel, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 03/12/2018.
VIEIRA, Martha Lourenço; VAL, Maria da Graça Costa. Produção de Textos Escritos: construção de espaços de interlocução. Minas Gerais: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Faculdade de Educação da UFMG, 2005. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2005%20Producao_textos_escritos.pdf. Acesso em: 03/12/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia para os alunos o tema da aula e permita que eles imaginem do que ela irá tratar.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS