Atividade para impressão - Folha de planejamento - LPO5_05SQA13
Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo crônicas - Planejamento
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: - Projetor
- Cópias dos textos para todas as duplas
- Caixa para armazenar as perguntas do sorteio
- Perguntas
- Folha de planejamento
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.
Dificuldades antecipadas: O planejamento do texto é uma etapa de suma importância para o processo de escrita. Nele, os alunos projetarão os aspectos relevantes para a sua escrita, como enredo, personagens, ambiente etc. É importante acompanhar esse trabalho, mediando-o e sugerindo correções/alterações. (Por exemplo, no gênero em questão, Crônica, é importante que a história tenha poucas personagens, que a linguagem seja simples e acessível, que a narrativa não seja muito extensa, que o texto provoque uma reflexão no leitor, ainda que por meio do humor).
Nos módulos anteriores, foram desenvolvidos trabalhos e atividades que garantem a aquisição necessária para a produção do gênero Crônica: Leitura, interpretação e análise de diversos modelos do gênero; apresentação de diversos cronistas, para que os alunos tenham contato com estilos, linguagens e temáticas diferentes; análise dos recursos linguísticos comuns ao gênero, com destaque para os discursos direto e indireto e o emprego dos verbos de elocução; planejamento e produção de texto oral.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Pernambuco: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: [s. n.], 2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 16/12/2018.
Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade, Thaís Gurgel, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 03/12/2018.
VIEIRA, Martha Lourenço; VAL, Maria da Graça Costa. Produção de Textos Escritos: construção de espaços de interlocução. Minas Gerais: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Faculdade de Educação da UFMG, 2005. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2005%20Producao_textos_escritos.pdf. Acesso em: 03/12/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia para os alunos o tema da aula e permita que eles imaginem do que ela irá tratar.
Introdução
Tempo sugerido: 11 minutos
Orientações: (Válida para os slides 3 e 4)
- Distribua o tempo da seguinte maneira: 4 minutos para a leitura e explicação das regras do jogo + 7 minutos para o jogo.
- Leia a instrução contida na lâmina 3. Faça-o com entusiasmo, procurando despertar nos alunos o interesse pelo jogo. O objetivo desse momento é quebrar o gelo e envolver os alunos na escrita, além de, principalmente, revisitar as características do gênero necessárias à produção. Atenção: As habilidades elencadas no slide referem-se às aulas anteriores da sequência, durante as quais foram trabalhadas as etapas necessárias à produção do gênero (apresentação e análise de diversos modelos e autores, análise dos recursos linguísticos dos textos, produção de crônica oral).
- Convoque um aluno para ler a primeira regra, exposta na lâmina 4. Em seguida, solicite a outro aluno que leia a segunda regra e dê continuidade, até que as seis regras sejam contempladas.
- Caso haja necessidade, explique a orientação após a leitura. As regras 4 e 5 são as que trazem mais possibilidade de dúvidas. Em relação à quarta, é importante estabelecer um movimento que valha para todos, cujo descumprimento invalida a prioridade em responder à pergunta. Já a quinta refere-se à contagem de ponto: cada resposta completa vale 2 pontos e parcialmente correta vale 1. Caso a dupla responda de forma incorreta, ela não ganha pontos, mas também não os perde.
- Reúna os alunos em duplas, as quais, preferencialmente, serão pensadas previamente. É importante, nesse agrupamento, reunir alunos cujas habilidades de escrita se somarão. Isso garantirá a troca de conhecimentos e a contribuição de ambos no processo de escrita, de modo que a participação de um não abafe a do outro ou, ainda, que nenhum dos dois se omita, deixando para o colega a responsabilidade da produção.
- Dê início ao jogo: sorteie a pergunta, leia-a para o grupo, dê o comando para que levantem as mãos. As respostas devem ser analisadas coletivamente e a soma dos pontos, registradas no quadro.
Materiais complementares:
Introdução
Orientações: (Válida para os slides 3 e 4)
- Distribua o tempo da seguinte maneira: 4 minutos para a leitura e explicação das regras do jogo + 7 minutos para o jogo.
- Leia a instrução contida na lâmina 3. Faça-o com entusiasmo, procurando despertar nos alunos o interesse pelo jogo. O objetivo desse momento é quebrar o gelo e envolver os alunos na escrita, além de, principalmente, revisitar as características do gênero necessárias à produção. Atenção: As habilidades elencadas no slide referem-se às aulas anteriores da sequência, durante as quais foram trabalhadas as etapas necessárias à produção do gênero (apresentação e análise de diversos modelos e autores, análise dos recursos linguísticos dos textos, produção de crônica oral).
- Convoque um aluno para ler a primeira regra, exposta na lâmina 4. Em seguida, solicite a outro aluno que leia a segunda regra e dê continuidade, até que as seis regras sejam contempladas.
- Caso haja necessidade, explique a orientação após a leitura. As regras 4 e 5 são as que trazem mais possibilidade de dúvidas. Em relação à quarta, é importante estabelecer um movimento que valha para todos, cujo descumprimento invalida a prioridade em responder à pergunta. Já a quinta refere-se à contagem de ponto: cada resposta completa vale 2 pontos e parcialmente correta vale 1. Caso a dupla responda de forma incorreta, ela não ganha pontos, mas também não os perde.
- Reúna os alunos em duplas, as quais, preferencialmente, serão pensadas previamente. É importante, nesse agrupamento, reunir alunos cujas habilidades de escrita se somarão. Isso garantirá a troca de conhecimentos e a contribuição de ambos no processo de escrita, de modo que a participação de um não abafe a do outro ou, ainda, que nenhum dos dois se omita, deixando para o colega a responsabilidade da produção.
- Dê início ao jogo: sorteie a pergunta, leia-a para o grupo, dê o comando para que levantem as mãos. As respostas devem ser analisadas coletivamente e a soma dos pontos, registradas no quadro.
Materiais complementares:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
- Distribua o tempo da seguinte maneira: 14 minutos para a leitura e discussão das notícias + 20 minutos para o planejamento.
- Explique aos alunos que, relembradas as características referentes ao gênero Crônica, eles agora terão a missão de produzir seus próprios textos, os quais comporão um livro de crônicas da turma. O livro poderá ser divulgado de duas maneiras: 1) Imprimir uma cópia para cada aluno, para que ele possa apreciá-lo com seus familiares e guardá-lo de recordação. 2) Caso a escola não tenha recursos para fazer cópias para todos, imprimir uma cópia para a sala, a qual ficará uma semana com cada aluno, para que todos possam apreciar e conhecer todos os textos, em sistema de rodízio. Após isso, o livro fará parte do acervo da Biblioteca da escola.
- As crônicas, como é comum ao gênero, serão criadas a partir de uma notícia de jornal. É importante explicar aos alunos que eles não terão que reproduzir a notícia em forma de crônica, mas criar um texto a partir dela. Por exemplo, uma crônica que fale sobre o mesmo assunto, ou a partir da reflexão que a notícia provocar neles.
- Entregue a cada dupla uma cópia da notícia 1, Hipopótamo foge do zoológico, mas volta apenas dois minutos depois. Proponha uma leitura coletiva e, após ela, lance alguns questionamentos ao grupo, a fim de promover a compreensão textual. As perguntas são:
- Sobre o que fala o texto que acabamos de ler?
- Onde ele foi publicado?
- Quem é o público-alvo desse texto; ou seja, para quem provavelmente ele foi escrito?
- Onde aconteceu o fato noticiado?
- Como a equipe do zoológico ficou sabendo da fuga do animal?
- Como o hipopótamo conseguiu escapar do zoológico? E como ele foi recuperado?
- Levante hipóteses: O que pode ter levado o hipopótamo a voltar para o zoológico, logo após a sua saída?
- Na sua opinião, por que esse acontecimento virou uma notícia?
- A partir dessa notícia, que assuntos poderiam ser o tema das crônicas que iremos escrever?
- Em seguida, entregue a cada dupla uma cópia da notícia 2, Jovens voluntários visitam idosos e realizam boas ações, em Manaus. Novamente proponha uma leitura coletiva e, após ela, lance as seguintes perguntas:
- Sobre o que fala a notícia?
- Quem é o público-alvo desse texto; ou seja, para quem provavelmente ele foi produzido?
- Qual a intenção do autor desse texto ao produzi-lo?
- A notícia divulga uma ação desenvolvida por alguns jovens. Que ação é essa?
- O que os jovens fazem, durante as visitas, junto aos idosos?
- O projeto Tchibum é formado por um grupo de amigos que teve a ideia de visitar idosos em abrigo. Eles passaram a convidar outros amigos e, assim, o projeto foi crescendo. Você conhece alguma história parecida, ou seja, de uma ideia simples que tenha por objetivo ajudar as pessoas?
- A partir dessa notícia, que assuntos poderiam ser o tema das crônicas que iremos escrever?
- Explique aos alunos que eles deverão escolher um dos dois textos lidos para servir de inspiração para a crônica que irão produzir. Por ora, eles irão dedicar-se somente ao planejamento, enfocando aspectos como: personagens, ambiente, estilo da crônica (se será jornalística, reflexiva ou de humor), enredo. Todas essas questões devem ser registradas na folha de planejamento e serão retomadas, na próxima aula, para a elaboração do texto propriamente dito.
- Acompanhe a elaboração do planejamento, observando e orientando-os em relação às características do gênero (retomadas no início da aula); à presença de marcas de humor (no caso de optarem produzir uma crônica humorística) ou de reflexão (caso optem por essa abordagem); à adequação da relação entre o texto original (notícia) e o que irão produzir; ao uso de linguagem adequada ao gênero, dentre outras.
Materiais complementares:
- Texto 1: “Hipopótamo foge de zoológico, mas volta apenas dois minutos depois”, Redação O Estado de São Paulo, disponível em: https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,hipopotamo-foge-de-zoologico-mas-volta-apenas-dois-minutos-depois,70002074774. Acesso em 03/12/2018.
- Texto 2: “Jovens voluntários visitam idosos e realizam boas ações, em Manaus”, Redação G1, disponível em: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/08/jovens-voluntarios-visitam-idosos-e-realizam-boas-acoes-em-manaus.html. Acesso em 17/12/2018.
- Para imprimir as folhas de planejamento, clique aqui.
- Para acessar as respostas referentes aos questionamentos da notícia 1, clique aqui.
- Para acessar as respostas referentes aos questionamentos da notícia 2, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Lance os questionamentos do slide 6 para o grupo e abra espaço para que comentem. Espera-se que eles percebam que hoje foi desenvolvido um planejamento/roteiro de uma crônica e que esse trabalho é importante, pois garantirá a produção da crônica propriamente dita, que será realizada na próxima aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO5_05SQA13
Recursos indicados
- Necessários: Canais de comunicação como whatsApp ou e-mail para enviar as propostas de atividades e orientações para que os alunos tenham condições de realizar as tarefas com autonomia.
Textos para leitura: https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,hipopotamo-foge-de-zoologico-mas-volta-apenas-dois-minutos-depois,70002074774
http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/08/jovens-voluntarios-visitam-idosos-e-realizam-boas-acoes-em-manaus.html
Introdução
Envie para os alunos uma orientação sobre a atividade por áudio, vídeo ou mensagem de texto. Diga a eles que que nesta atividade eles irão planejar a produção de uma crônica. Organize duplas de alunos e proponha que conversem via whatsApp sobre as questões da atividade proposta na introdução do plano de aula e sugira que anotem as conclusões da dupla para apoiar no planejamento do texto. Veja a atividade aqui. Observe que a proposta original no plano de aula é um jogo, mas realizá-lo á distância não seria muito simple, portanto, um diálogo com um colega sobre as questões pode ser produtivo para recuperar as informações sobre as características de uma crônica.
Desenvolvimento
Fale com os alunos que depois de aprender sobre as características do gênero, eles irão produzir uma crônica para compor um livro de crônicas da turma que circulará entre as outras turmas da escola, em PDF, e serão lidas por muitas pessoas. Diga aos alunos que inicialmente, eles vão ler duas notícias para definir o tema da crônica. Explique aos alunos que não se trata de transformar a notícia em crônica, mas de se basear no tema tratado na notícia para produzir a crônica. Oriente os alunos a lerem as notícias respondendo as questões propostas nas orientações do desenvolvimento do plano de aula e depois de responder, selecionem a notícia que vai usar para escrever a sua própria crônica e realizem o planejamento do texto usando o roteiro proposto ( aqui). Utilize as orientações propostas no desenvolvimento do plano de aula. Uma outra possibilidade é enviar uma notícia diferente para cada aluno ou propor que eles pesquisem uma notícia para planejar o texto, diversificando, assim, os temas das crônicas.
Fechamento
Envie para os alunos a questão proposta no slide de fechamento do plano de aula e proponha que eles façam um registro sobre o que aprenderam na atividade de planejamento do texto.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem a notícia com os familiares, conversem sobre o assunto da notícia e depois compartilhem o planejamento do texto.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Produzindo crônicas - Planejamento
Finalidade da aula: Planejar a escrita de Crônica a partir de uma notícia, levando em consideração o propósito do texto, as características do gênero, os interlocutores, o suporte e a situação comunicativa.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto
Prática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05
Sobre esta aula: esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: - Projetor
- Cópias dos textos para todas as duplas
- Caixa para armazenar as perguntas do sorteio
- Perguntas
- Folha de planejamento
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.
Dificuldades antecipadas: O planejamento do texto é uma etapa de suma importância para o processo de escrita. Nele, os alunos projetarão os aspectos relevantes para a sua escrita, como enredo, personagens, ambiente etc. É importante acompanhar esse trabalho, mediando-o e sugerindo correções/alterações. (Por exemplo, no gênero em questão, Crônica, é importante que a história tenha poucas personagens, que a linguagem seja simples e acessível, que a narrativa não seja muito extensa, que o texto provoque uma reflexão no leitor, ainda que por meio do humor).
Nos módulos anteriores, foram desenvolvidos trabalhos e atividades que garantem a aquisição necessária para a produção do gênero Crônica: Leitura, interpretação e análise de diversos modelos do gênero; apresentação de diversos cronistas, para que os alunos tenham contato com estilos, linguagens e temáticas diferentes; análise dos recursos linguísticos comuns ao gênero, com destaque para os discursos direto e indireto e o emprego dos verbos de elocução; planejamento e produção de texto oral.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Pernambuco: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: [s. n.], 2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 16/12/2018.
Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade, Thaís Gurgel, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 03/12/2018.
VIEIRA, Martha Lourenço; VAL, Maria da Graça Costa. Produção de Textos Escritos: construção de espaços de interlocução. Minas Gerais: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Faculdade de Educação da UFMG, 2005. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2005%20Producao_textos_escritos.pdf. Acesso em: 03/12/2018.