Atividade para impressão - Apresentação Carlos Eduardo Novaes
Plano de Aula
Plano de aula: Discurso direto e indireto - Aplicando o que aprendemos
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários:
- Cópias do texto Essas mães maravilhosas e suas máquinas infantis para todos os alunos.
- Cópias da atividade escrita para os quatro grupos.
- Caixa para realizar o sorteio das propostas de produção.
- Papelotes com as propostas de produção escrita.
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.
Dificuldades antecipadas: Nesta etapa do estudo, espera-se que os alunos reconheçam, com autonomia, os discursos diretos e indireto e saibam fazer uso de ambos. No entanto, a análise mais aprofundada de ambas as formas, incluindo o efeito de sentido gerado, pode requerer apoio do professor, em função do nível de abstração envolvido.
Referências sobre o assunto:
Fonte: Tipos de discurso, Ana Paula de Araújo, disponível em: https://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-discurso/. Acesso em 07 de outubro de 2018.
Fonte: Os discursos na narração, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula para os alunos e explique-lhes que hoje, novamente, exploraremos os discursos direto e indireto, a fim de ampliar e sistematizar o que já aprendemos.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Para fomentar o interesse e as ideias das crianças, lance os questionamentos expostos no slide para o grupo e abra um espaço de fala, durante o qual elas devem expor suas vivências. O objetivo é que reflitam sobre as possíveis mudanças em um discurso quando este é proferido pelo autor ou quando é reportado por uma outra pessoa. Muitas vezes, os sentimentos, emoções, entonações ou a estilística do autor podem ser suprimidos ou modificados, o que resulta em uma alteração no sentido do discurso.
- Se necessário, direcione a discussão, lançando outros questionamentos, com base nas colocações dos alunos.
- Relate para o grupo que hoje eles conhecerão mais um importante cronista brasileiro, Carlos Eduardo Novaes. Para conhecer um pouco mais sobre a vida e obra deste autor, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 34 minutos
Orientações:
- Distribua o tempo da seguinte maneira: 12 minutos para a leitura e socialização do enredo + 10 minutos para a realização da atividade escrita + 12 minutos para a produção escrita.
- Divida a turma em quatro grupos e entregue para cada aluno uma cópia do texto ‘Essas mães maravilhosas e suas máquinas infantis’, de Carlos Eduardo Novaes. Solicite que cada grupo faça a leitura do texto e converse entre si sobre o que compreendeu.
- Após a leitura, divida o texto em quatro partes, que serão distribuídas entre as equipes da seguinte maneira:
GRUPO 1: 1º ao 4º parágrafo
GRUPO 2: 5º ao 19º parágrafo
GRUPO 3: 20º ao 23º parágrafo
GRUPO 4: 24º parágrafo
- Explique à turma que cada grupo deverá recontar a sua parte para os demais, explicando os acontecimentos. Dessa forma, todos terão acesso ao reconto, comentários e observações acerca do enredo, podendo, assim, compreendê-lo integralmente.
- Em seguida, entregue uma cópia da atividade para cada equipe e relembre a importância de trabalharem conjuntamente, socializando percepções e construindo uma resposta que contemple as ideias do grupo.
- Após a resolução da atividade e socialização das questões, sorteie entre os grupos as propostas de continuidade da crônica, em que deverão utilizar uma das duas formas de discurso, de acordo com o que lhes for solicitado.
- Ao final, cada grupo deverá ler a sua produção para os demais.
Materiais complementares:
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua o tempo da seguinte maneira: 12 minutos para a leitura e socialização do enredo + 10 minutos para a realização da atividade escrita + 12 minutos para a produção escrita.
- Divida a turma em quatro grupos e entregue para cada aluno uma cópia do texto ‘Essas mães maravilhosas e suas máquinas infantis’, de Carlos Eduardo Novaes. Solicite que cada grupo faça a leitura do texto e converse entre si sobre o que compreendeu.
- Após a leitura, divida o texto em quatro partes, que serão distribuídas entre as equipes da seguinte maneira:
GRUPO 1: 1º ao 4º parágrafo
GRUPO 2: 5º ao 19º parágrafo
GRUPO 3: 20º ao 23º parágrafo
GRUPO 4: 24º parágrafo
- Explique à turma que cada grupo deverá recontar a sua parte para os demais, explicando os acontecimentos. Dessa forma, todos terão acesso ao reconto, comentários e observações acerca do enredo, podendo, assim, compreendê-lo integralmente.
- Em seguida, entregue uma cópia da atividade para cada equipe e relembre a importância de trabalharem conjuntamente, socializando percepções e construindo uma resposta que contemple as ideias do grupo.
- Após a resolução e socialização das questões, sorteie entre os grupos a proposta de continuidade da crônica, em que deverão utilizar uma das duas formas de discurso, de acordo com o que lhes for solicitado.
- Ao final, cada grupo deverá ler a sua produção para os demais.
Materiais complementares:
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Proponha uma leitura compartilhada do slide 5, durante a qual os alunos devem ser convocados a comentar, tirar dúvidas ou explicar as informações que constam na lâmina.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia;
Texto para leitura, disponível aqui.
Introdução
Oriente os alunos sobre a atividade por meio de áudio, vídeo ou mensagem de texto. Fale que eles lerão crônicas e que, nesta atividade, aprenderão mais sobre discurso direto e indireto. Aproveite para retomar os conceitos já trabalhados nas aulas anteriores. Diga aos alunos que eles conhecerão uma crônica do cronista brasileiro Carlos Eduardo Novaes e fale um pouco sobre esse escritor. Apresente aos alunos a consigna proposta no slide da Introdução do plano de aula e oriente-os a refletir sobre a questão.
Desenvolvimento
Envie aos alunos um áudio ou vídeo em que você lê o texto em voz alta. Oriente-os a ouvir a leitura com atenção e, em seguida, ler o texto e responder a atividade 1, disponível aqui. Oriente os alunos explicando cada questão da atividade e depois proponha a produção de um final para o texto, criando um trecho em que haja falas das personagens. Proponha apenas a proposta 1 da atividade, disponível aqui.
Oriente aos alunos a enviar o trecho produzido aos colegas através de grupo de WhatsApp, de modo que todos possam conhecer as produções uns dos outros.
Fechamento
Envie aos alunos as informações apresentadas no slide do Fechamento da aula. Solicite que leiam e copiem as informações junto às anotações sobre discurso direto e indireto produzidas na aula anterior, de modo a complementar o registro.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem o texto com os familiares lendo ou fazendo um reconto. Sugira que compartilhem também o trecho produzido para o final da crônica.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula:Discurso direto e indireto - Aplicando o que aprendemos
Finalidade da aula: - Comparar os discursos direto e indireto, refletindo sobre a escolha do uso de uma ou outra forma e percebendo a diferença de sentido gerada. / - Fazer uso adequado dos discursos direto e indireto.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Discurso direto e indireto
Prática de linguagem: Análise Linguística / Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP30
Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.