Atividade para impressão - Apresentação Carlos Eduardo Novaes
Plano de Aula
Plano de aula: Discurso direto e indireto - Aplicando o que aprendemos
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários:
- Cópias do texto Essas mães maravilhosas e suas máquinas infantis para todos os alunos.
- Cópias da atividade escrita para os quatro grupos.
- Caixa para realizar o sorteio das propostas de produção.
- Papelotes com as propostas de produção escrita.
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.
Dificuldades antecipadas: Nesta etapa do estudo, espera-se que os alunos reconheçam, com autonomia, os discursos diretos e indireto e saibam fazer uso de ambos. No entanto, a análise mais aprofundada de ambas as formas, incluindo o efeito de sentido gerado, pode requerer apoio do professor, em função do nível de abstração envolvido.
Referências sobre o assunto:
Fonte: Tipos de discurso, Ana Paula de Araújo, disponível em: https://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-discurso/. Acesso em 07 de outubro de 2018.
Fonte: Os discursos na narração, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula para os alunos e explique-lhes que hoje, novamente, exploraremos os discursos direto e indireto, a fim de ampliar e sistematizar o que já aprendemos.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS