Plano de aula: Discurso direto e indireto - Aplicando o que aprendemos

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.

Materiais necessários:

• Cópias do texto Essas mães maravilhosas e suas máquinas infantis para todos os alunos.
  • Cópias da atividade escrita para os quatro grupos.
  • Caixa para realizar o sorteio das propostas de produção.
  • Papelotes com as propostas de produção escrita.

Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.

Dificuldades antecipadas: Nesta etapa do estudo, espera-se que os alunos reconheçam, com autonomia, os discursos diretos e indireto e saibam fazer uso de ambos. No entanto, a análise mais aprofundada de ambas as formas, incluindo o efeito de sentido gerado, pode requerer apoio do professor, em função do nível de abstração envolvido.

Referências sobre o assunto:

Fonte: Tipos de discurso, Ana Paula de Araújo, disponível em: https://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-discurso/. Acesso em 07 de outubro de 2018.

Fonte: Os discursos na narração, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e explique-lhes que hoje, novamente, exploraremos os discursos direto e indireto, a fim de ampliar e sistematizar o que já aprendemos.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos