Atividade para impressão - 'O melhor amigo'
Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo o texto oral
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana.
A aula faz parte do módulo Oralidade.
Materiais necessários: - Cópias dos textos para todas as duplas, de acordo com a crônica escolhida por elas (esta ou esta).
- Microfone, caixa de som.
- Recursos audiovisuais, de acordo com o planejamento de cada dupla (projetor, câmera etc.).
Informações sobre o gênero: A palavra crônica vem do grego chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por ser narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial. Nesta aula, as crônicas exploradas são textos orais; logo, o foco dar-se-á às peculiaridades desta prática de linguagem.
Dificuldades antecipadas: O processo de retextualização (neste caso, transformar um texto escrito em oral) não é tão simples, visto que exige estratégias e habilidades relacionadas a ambas as práticas de linguagem. Desta forma, é importante acompanhar a produção dos alunos, a fim de observar as dificuldades que se apresentarem e ajudá-los a saná-las.
Referências sobre o assunto:
Fonte: Avaliação em Língua Portuguesa - Contribuições para a prática pedagógica, Beth Marcuschi e Lívia Suassuna (orgs.), disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/8.pdf. Acesso em: 4/11/2018.
Fonte: Variação linguística e ensino, Janice Helena Chaves Marinho e Maria da Graça Costa Val, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2015%20Variacao_Linguistica.pdf . Acesso em: 10/11/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula, exposto na lâmina 2 para os alunos, explicando-o brevemente.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
- Explique aos alunos que hoje eles executarão o planejamento iniciado na aula anterior (Aula 11). Leia para o grupo a introdução exposta no slide 3 e, em seguida, solicite a um aluno que leia o primeiro tópico.
- Chame outro aluno para realizar a leitura do segundo tópico e assim sucessivamente até que os cinco tópicos tenham sido contemplados. Após cada leitura, tire dúvidas e dê as explicações necessárias para garantir a compreensão de todos.
- Enfoque com a turma o objetivo final da atividade (tópico 3 do slide) e relembre que suas apresentações comporão um sarau, do qual todos participarão.
Obs.: Se a escola dispuser de um espaço para apresentações, como um auditório, por exemplo, o evento pode ser realizado lá. Neste caso, podem ser convidados alunos de outros grupos para apreciação.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Distribua o tempo da seguinte maneira: 10 minutos para a preparação + 25 minutos para as apresentações.
- Explique aos alunos que o tempo de preparação deve ser destinado a toda a organização da apresentação (elaboração de materiais, ensaio etc.). Durante este tempo, circule entre as duplas a fim de fazer intervenções e/ou ajustes necessários - no que se refere à preparação e aos objetivos e às características desta prática discursiva, tais como: a entonação e a articulação das palavras a fim de ser compreendidos por todos; as estratégias pensadas para substituir a função do narrador (no caso do texto dramatizado); o ritmo conferido ao texto, caso optem pela leitura deste; a complementação da linguagem verbal por meio de gestos e expressões faciais; a transmissão de emoções por meio da fala.
- Você pode auxiliar na adequação do discurso, na articulação e no ritmo do texto, no repertório corporal a fim de complementar a linguagem verbal, na entonação mais adequada ao texto escolhido (já que são dadas uma crônica humorística e uma reflexiva) ou em outras questões que se façam presentes.
- Dê início às apresentações. Todos os alunos da turma participarão do sarau, apreciando-o e se apresentando. Se a escola dispuser de um espaço para apresentações, reserve-o e convide outros alunos/turmas para assistir.
Materiais complementares:
- Caso deseje acessar as crônicas utilizadas para a retextualização, clique aqui e aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
- Leia a consigna exposta na lâmina 5 para o grupo e explique-a. Informe também que eles terão 2 minutos para o registro e destine os 5 minutos finais para a socialização com os colegas.
- No momento em que as duplas expuserem suas aprendizagens, abra um espaço de fala para os demais. Pergunte-lhes se concordam, o que pensam sobre a colocação do colega, o que acharam da apresentação da dupla em questão etc.
Materiais complementares:
- Para imprimir os cartões de registro, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia.
Introdução
Faça uma orientação sobre a atividade por áudio, vídeo ou mensagem de texto pelo WhatsApp ou por e-mail. Diga que chegou a hora de realizar a apresentação da crônica oral no sarau virtual da escola. Oriente os alunos a retomar o planejamento da apresentação e se organizar para apresentar. Utilize as orientações da Introdução do plano de aula. Avise que precisarão de um aparelho de celular e da ajuda de um familiar para filmar a apresentação.
Desenvolvimento
Oriente os alunos a realizar um ensaio antes da apresentação e, em seguida, apresentar a crônica falada e gravar um vídeo para o sarau. Proponha que convidem os familiares para assistirem juntos e, caso considerem necessário, refaçam a gravação do vídeo, ajustando o que identificaram que precisa ser melhorado. Solicite aos alunos que enviem o vídeo uns aos outros e façam uma compilação com a apresentação da proposta e as apresentações de todos os alunos em um único vídeo. Publique e envie o vídeo à turma e aos professores de outras turmas da escola, para que compartilhem com seus alunos.
Fechamento
Proponha aos alunos que registrem o que aprenderam sobre a apresentação oral de uma crônica e envie a conclusão a um colega da turma.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para assistirem juntos ao sarau de crônicas da turma, apreciando o trabalho do próprio aluno e de seus colegas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Produzindo o texto oral
Finalidade da aula: Produzir crônica oral, atentando para as características do gênero e desta prática de linguagem, como narrativa curta e do cotidiano, linguagem simples, tom de voz audível, transmissão de sentimentos e emoções, dentre outras.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Formas de composição de gêneros orais/variação linguística/ relato oral/registro formal e informal
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP10/EF35LP11/EF15LP13
Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.