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Habilidade focal relacionada

(EF03MA27) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.

(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas e de barras: leitura, interpretação e comparação de dados.
  • Pesquisa estatística: coleta e organização dos dados em tabelas, listas e em gráficos de colunas simples.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Ler e analisar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas envolvendo pesquisas significativas.
  • Utilizar na interpretação de tabelas e gráficos termos, como maior e menor frequência.
  • Apropriar-se da linguagem estatística (maior e menor frequência) para compreender aspectos da realidade sociocultural.
  • Coletar e organizar informações em listas, tabelas e gráficos.
  • Representar uma pesquisa realizada por meio de gráficos de colunas simples.
  • Produzir textos escritos com base na interpretação de gráficos e tabelas produzidas.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Nesta habilidade, está implícito o conceito de frequência absoluta, ou seja, o número de vezes apresentado por um evento que se repete. Um bom exemplo envolve o lançamento de um dado: se durante dez lançamentos foi obtido o número 6 cinco vezes, isto significa que a frequência do número 6 é cinco (número de vezes que saiu o número 6 no lançamento do dado). A partir da compreensão deste conceito, o aluno terá condições de comparar elementos de um gráfico ou de uma tabela para indicar qual evento apresenta uma frequência maior ou menor que outro. Há ainda, nesta habilidade, um destaque a situações que envolvam o contexto sociocultural do estudante, como número de irmãos que possui, quantidade de pessoas em sua residência ou número de televisões da sua família.

Em relação a habilidade EF03MA28, inicia-se uma exploração mais sistematizada do método estatístico comparada àquela vista em anos anteriores. Em outras palavras, a partir da identificação de um problema (hipótese inicial), os estudantes devem coletar os dados, organizá-los na forma de tabelas, representá-los graficamente para, por último, elaborar conclusões simples que podem comprovar ou refutar a ideia inicialmente prevista. A delimitação da população a ser entrevistada e a escolha da amostra (possibilitando um número maior de entrevistados) também podem ser realizadas pelos estudantes sob orientação do professor, que pode usar recursos tecnológicos para tabular e representar os dados da pesquisa.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 3º ano - Item 7 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de comparar dados expressos em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de barras ou de colunas, com compreensão de termos como maior e menor frequência.

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 1 - 4º ano - Item 13 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de comparar dados expressos em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de barras ou de colunas, com compreensão de termos como maior e menor frequência.

Plano de aula: Interpretando Gráfico e Seus Elementos (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Interpretando Gráfico e Seus Elementos, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Interpretar gráficos de barras verticais e seus elementos (variáveis categóricas; legenda; título; fonte de dados; eixos de dados).

Plano de aula: Tratando e Lendo Dados de uma Pesquisa (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Tratando e Lendo Dados de uma Pesquisa, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Representar dados de uma pesquisa em gráficos a partir de uma coleta, comparando informações.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática