Atividade para impressão - Discurso Direto e Indireto - LPO5_05SQA08
Plano de Aula
Plano de aula: Discurso direto e indireto - Sistematizando o conhecimento
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: Cópias da atividade para todos os trios de alunos.
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.
Dificuldades antecipadas: Na aula anterior, foi solicitado aos alunos que reescrevessem um trecho dialogal na forma de discurso indireto. Nesta, o processo é inverso - passar um trecho de discurso indireto para direto - o que exige habilidade com ambas as formas de discurso, bem como com o emprego da pontuação em diálogos e dos verbos de elocução.
Referências sobre o assunto:
Fonte: Tipos de discurso, Ana Paula de Araújo, disponível em: https://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-discurso/. Acesso em 07 de outubro de 2018.
Fonte: Os discursos na narração, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título para os alunos e explique brevemente do que irá tratar a aula: Informe-lhes que nesta aula, mais uma vez, analisaremos as situações discursivas em que se utilizam os discursos direto e indireto. Neste momento, já com maior conhecimento acerca de ambas as formas de discursos, os alunos irão dar voz às personagens, transformando trechos originalmente escritos na forma de discurso indireto em discurso direto.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em trios e explique que eles trabalharão assim durante toda a aula. Essa configuração possibilita trocas de informações e conhecimentos entre os alunos, permitindo também o engajamento de todos.
- Leia o questionamento exposto para os alunos e deixe que respondam voluntariamente, expondo suas opiniões acerca da questão detonadora, que tem relação com o assunto abordado pelo texto que lerão.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Distribua o tempo da seguinte maneira: 10 minutos para o passo 1 e 25 minutos para o passo 2
- Entregue cópias do texto "O diamante", de Luís Fernando Veríssimo, publicado em O Santinho. São Paulo: Cia. das Letrinhas, 2017.
- Passo 1: Entregue uma cópia da atividade para cada trio e solicite a um aluno que leia a consigna exposta. Após a leitura do texto e resolução da questão, os grupos deverão ler para os colegas o parágrafo que produziram, a fim de compartilhar as diversas percepções da história.
Materiais complementares:
- Acesse a atividade: clique aqui.
- Acesse as respostas referentes à atividade: clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Passo 2: Peça aos alunos que respondam ao restante da atividade, sempre discutindo e elaborando uma resposta coletiva. Durante a realização, acompanhe a produção dos grupos, para observar suas conclusões e dúvidas e, assim, fazer as mediações necessárias.
- Na socialização das questões, destine uma atenção maior à quarta questão, que solicita a transcrição de um trecho em discurso indireto para direto. Analise coletivamente as diferentes produções, ressaltando a diferença de sentido gerada pela mudança da forma de discurso e a escolha dos verbos de elocução. Se alguma equipe lançar mão de uma variante mais coloquial, com marcas de oralidade presentes, aproveite para explorar também esse aspecto.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Leia a orientação do slide 6 e abra espaço para que os grupos exponham suas descobertas. Se houver necessidade, complemente ou analise coletivamente alguma colocação.
- Explique que na aula seguinte trabalharemos novamente com a análise dos discursos direto e indireto.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia;
Atividade disponível aqui;
Texto para leitura, disponível aqui.
- Opcionais:
Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma orientação da atividade através de áudio, vídeo ou mensagem de texto e envie aos alunos pelo WhatsApp. Fale para os alunos que eles lerão crônicas e analisarão a forma como a fala dos personagens é apresentada nos textos em discurso direto e indireto. Aproveite para retomar esses conceitos e trazer alguns exemplos para ajudar os alunos com a atividade. Diga que eles conhecerão outra crônica de Luis Fernando Verissimo, intitulada O diamante. Apresente a consigna proposta no slide de Introdução e proponha que reflitam sobre ela.
Desenvolvimento
Envie aos alunos um áudio ou vídeo lendo o texto em voz alta. Oriente-os a ouvir com atenção a leitura, acompanhando com o texto, caso seja possível. Envie o texto e a atividade aos alunos e oriente que respondam a atividade. Oriente com clareza, explicando cada questão para que os alunos tenham condições de realizar a proposta com autonomia. Dê maior ênfase na questão 4, ajudando os alunos com exemplos de discurso direto. Proponha que tirem fotos dos trechos reescritos na atividade e enviem a você. Crie um painel em PowerPoint com os trechos reescritos por eles e o envie à turma para que conheçam a produção dos colegas.
Fechamento
Proponha aos alunos que compartilhem com os colegas algo que aprenderam na atividade, enviando no grupo de WhatsApp. Outra opção é organizar um mural virtual colaborativo no Padlet, com o título: na aula de hoje aprendi que...
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares a conhecer mais uma crônica de Luis Fernando Verissimo e ler o texto O diamante.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Discurso direto e indireto - Sistematizando o conhecimento
Finalidade da aula: Sistematizar o uso do discurso direto em crônicas, compreendendo as marcas de oralidade comuns a esse tipo de discurso e a função dos verbos de elocução.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: CrônicaObjeto(s) do conhecimento: Discurso direto e indireto
Prática de linguagem: Análise Linguística / Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP30
Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários: Cópias da atividade para todos os trios de alunos.
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego, Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.
Dificuldades antecipadas: Na aula anterior, foi solicitado aos alunos que reescrevessem um trecho dialogal na forma de discurso indireto. Nesta, o processo é inverso - passar um trecho de discurso indireto para direto - o que exige habilidade com ambas as formas de discurso, bem como com o emprego da pontuação em diálogos e dos verbos de elocução.
Referências sobre o assunto:
Fonte: Tipos de discurso, Ana Paula de Araújo, disponível em: https://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-discurso/. Acesso em 07 de outubro de 2018.
Fonte: Os discursos na narração, disponível em: https://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Unidade7_LC.pdf. Acesso em 15 de outubro de 2018.