Plano de Aula

Plano de aula: Comparando campanhas

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans

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Descrição

Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

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Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo: https://wordwall.net/pt/resource/83539853

  • Materiais diversos:
    cartazes das campanhas, lápis, borracha e matrizes xerocadas. Link para acesso à atividade de impressão aqui.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Forma de composição dos textos.

Prática de Linguagem

  • Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)

Objetivos de aprendizagem

  • Ler de forma compartilhada duas campanhas publicitárias, fazendo comparações entre as suas semelhanças e diferenças quanto aos aspectos da formatação e diagramação específica desse gênero.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
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Aula

Sobre esta aula

Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Informações sobre o gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.

O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Dificuldades antecipadas: Ler os textos e escrevê-los considerando os aspectos da cultura escrita (segmentação e orientação na página escrita).

Organização da aula

Conversa inicial

Tempo previsto: 10 min

Comparando campanhas

Tempo sugerido: 05 min

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula, em que será feita uma atividade de estudo sobre SLOGAN e CAMPANHA PUBLICITÁRIA.

Observando as campanhas

Tempo sugerido: 05 min

Orientações: Organize os alunos em grupos de quatro integrantes ou forme cinco grupos em sua sala. Esse agrupamento pode ser formado com alunos em diferentes níveis de escrita e leitura, de forma que uns possam ajudar os outros no processo da leitura dos textos e registro das observações.

Utilize nessa aula as campanhas já trabalhadas: “Higienize as mãos” e “Afaste os bichos, lave as mãos”, pois tratam do mesmo tema de conscientização sobre a saúde.

Diga às crianças que a proposta da aula será ler as campanhas novamente para agora observarem o que há de semelhanças ou diferenças entre elas.

Explique que após as observações feitas por todos do grupo, eles irão registrá-las em um quadro específico.

Observações:

As cópias de cada campanha devem ser providenciadas para que todos os grupos tenham as suas. Podem ser produzidas em tamanho de meia folha A4.

Utilize o arquivo de impressão para acessar as imagens e o quadro para anotação das observações.

Deve-se ter também disponível uma cópia de cada campanha completa para ser afixada no quadro ao término da atividade, ou seja, no momento do fechamento da aula.

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