Atividade para impressão - Registro das comparações
Plano de Aula
Plano de aula: Comparando campanhas
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans
Descrição
Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Jogo: https://wordwall.net/pt/resource/83539853 - Materiais diversos:
cartazes das campanhas, lápis, borracha e matrizes xerocadas. Link para acesso à atividade de impressão aqui.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição dos textos.
Prática de Linguagem
- Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)
Objetivos de aprendizagem
- Ler de forma compartilhada duas campanhas publicitárias, fazendo comparações entre as suas semelhanças e diferenças quanto aos aspectos da formatação e diagramação específica desse gênero.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).
Informações sobre o gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.
O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.
Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.
Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.
Dificuldades antecipadas: Ler os textos e escrevê-los considerando os aspectos da cultura escrita (segmentação e orientação na página escrita).
Organização da aula
Conversa inicial
Tempo previsto: 10 min
Tempo sugerido: 05 min
Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula, em que será feita uma atividade de estudo sobre SLOGAN e CAMPANHA PUBLICITÁRIA.
Tempo sugerido: 05 min
Orientações: Organize os alunos em grupos de quatro integrantes ou forme cinco grupos em sua sala. Esse agrupamento pode ser formado com alunos em diferentes níveis de escrita e leitura, de forma que uns possam ajudar os outros no processo da leitura dos textos e registro das observações.
Utilize nessa aula as campanhas já trabalhadas: “Higienize as mãos” e “Afaste os bichos, lave as mãos”, pois tratam do mesmo tema de conscientização sobre a saúde.
Diga às crianças que a proposta da aula será ler as campanhas novamente para agora observarem o que há de semelhanças ou diferenças entre elas.
Explique que após as observações feitas por todos do grupo, eles irão registrá-las em um quadro específico.
Observações:
As cópias de cada campanha devem ser providenciadas para que todos os grupos tenham as suas. Podem ser produzidas em tamanho de meia folha A4.
Utilize o arquivo de impressão para acessar as imagens e o quadro para anotação das observações.
Deve-se ter também disponível uma cópia de cada campanha completa para ser afixada no quadro ao término da atividade, ou seja, no momento do fechamento da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA