Plano de aula: Atividade de revisão simplificada: Jogo com nomes (crachás)

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nome próprio

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é Identificar e construir o próprio nome dando ênfase na segmentação em sílabas e na relação fonema-grafema.

Materiais necessários:

• Painel com nomes de todas as crianças, escritos com letra de fôrma maiúscula e em estrutura de uma lista;
  • Caixa de sapato com uma abertura na tampa suficiente para que a criança consiga enfiar a mão e retirar um crachá.

Dificuldades antecipadas: Observe, professor, os estudantes que possuem dificuldades em compreender o conceito de sílaba, bem como, identificar suas posições nas palavras. Perceba se:

• O estudante está motivado para brincar? Em caso negativo, investigue se a dispersão está relacionada por não estar entendendo o conceito de sílaba, e assim não conseguindo participar efetivamente das brincadeiras. Nesse caso, faça agrupamento produtivo formando duplas em que um amigo mais experiente quanto ao sistema de escrita, possa auxiliá-lo.
  • Por exemplo, uma criança com hipótese silábica com valor sonoro (portanto mais atenta ao universo escrito, principalmente à questão fonema-grafema) com uma criança com hipótese pré-silábica (que muitas vezes não se atentam às letras, suas posições em uma palavra, etc).
  • Se por ventura, uma criança com hipótese silábica se mostrar com muita dificuldade em jogar agrupe-a com uma criança com hipótese silábica alfabética ou alfabética.
  • Lembre-se de que os agrupamentos produtivos devem ser compostos por crianças com hipóteses próximas para não se correr o risco de que toda a responsabilidade fique com aquele que sabe mais, já que a distância de compreensão entre as crianças é muito grande.

Referências sobre o assunto:

• Livro: Psicogênese da língua escrita, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky;
  • Livro: Psicopedagogia da linguagem escrita, de Ana Teberosky;
  • Livro: Aprender a ler e escrever, de Ana Teberosky;
  • Texto: https://novaescola.org.br/arquivo/nome-proprio/. Acesso em 03 jul. 2018

Tema da aula

Orientações:

• Inicie a aula perguntando à turma se alguém sabe o que é “um crachá”.
  • Depois de chegarem à conclusão de que se trata de um objeto de identificação, pergunte:
  • Vamos construir os nossos crachás?
  • Como poderíamos fazê-lo?
  • Onde o usamos? Em casa? No mercado? Na escola?
  • Conclua dizendo que:
  • Os crachás servem para facilitar a comunicação entre as pessoas, pois ajuda com que memorizem os nomes uns dos outros.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA