Atividade para impressão - FICHAS PARA JOGO DA MEMÓRIA - LP01_03ATS03
Plano de Aula
Plano de aula: Alfabeto e jogo da memória com brinquedos e brincadeiras
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Qual é a letra?
Por: Michele Rabelo
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que as crianças sejam capazes de distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, identificar fonemas e sua representação por letras, e também, nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
Materiais necessários:
- Imagens diversas e em pares para a construção do jogo da memória.
- Impressão de atividade e painel (documentos anexos nos próximos slides)
Dificuldades antecipadas:
- Podem surgir dificuldades para ler:
- Algumas crianças podem ter dificuldade em iniciar o movimento de ler. Podem dizer “eu não sei ler”. Você precisará intervir dando a elas ferramentas mostrando, que elas podem sim, ler. Por exemplo, pergunte qual é a letra ou sílaba que começa o nome daquele brinquedo ou brincadeira, depois peça para que elas verifiquem no cartão se corresponde àquela letra ou sílaba. Assim, as crianças terão pistas para iniciar o processo de desenvolvimento de estratégias de leitura.
- Um outro conflito que pode surgir é em relação a nomes que iniciem com a mesma letra. Neste caso, você deve informar que as crianças devem seguir para a próxima letra do nome e analisá-la como analisaram a primeira. Por exemplo, com as palavras BOLA e BICICLETA. Ambos começam com a letra B, então as crianças devem analisar a próxima letra que neste caso são “I” e “O”. Assim, pela ordem alfabética BICICLETA vem primeiro e BONECA depois.
Referências sobre o assunto:
- Livro: Psicogênese da língua escrita - Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
- Livro: Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário - Delia Lerner.
- Livro: O diálogo entre o ensino e aprendizagem - Telma Weisz.
- Livro: Como eu ensino Sistema de escrita alfabética - Artur Gomes de Morais.
- Livro: Guia prático de alfabetização - Leonor Scliar-Cabral.
- Textos:
- https://novaescola.org.br/conteudo/2489/diagnostico-na-alfabetizacao-para-conhecer-a-nova-turma
- https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente
- https://www.google.com/url?q=http://www.pgletras.uerj.br/linguistica/textos/livro03/LTAA03_004.pdf&sa=D&ust=1537309917274000&usg=AFQjCNGDG0MLwF92aMDEfBHdgZ0xOcYFjg
- https://www.google.com/url?q=https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40140/1/01d16t05.pdf&sa=D&ust=1537309917274000&usg=AFQjCNEEd3y5tMMK43yiOym3vg07IM1T4A
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete e/ou leia o slide “Aprendendo o alfabeto com brinquedos e brincadeiras”.
- Pergunte aos alunos o que acham que terão na aula de hoje.
- Investigue que digam o que sabem sobre memória e que repertório têm de brinquedos e brincadeiras.
- Deixe que falem livremente sobre o assunto.
- Finalize esta primeira parte informando que na aula de hoje aprenderemos mais sobre o alfabeto e precisaremos da memória e de uma boa lista de brinquedos e brincadeiras… Todas que conseguirem lembrar!
- Instigue-os perguntando se querem saber “o como farão...”.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Inicie a aula dizendo que lerá uma história em quadrinhos da Turma da Mônica. A história está disponível neste link.
- Peça que digam quais personagens da Turma da Mônica conhecem. Dificilmente uma criança conhecerá o “Zé Esquecido” que é o personagem principal dessa história. Ele sofre de falta de memória e é muito esquecido o que sempre o faz se envolver em “confusões”.
- Diga que você quer apresentar um personagem que não é tão famoso, mas que é engraçado e que tem uma característica interessante.
- Leia a história impressa ou projetada.
- Converse com as crianças sobre o que entenderam da história.
- Retome a ordem dos fatos oralmente.
- Pergunte a elas o que aconteceu no final.
- Pergunte por que o Bidu e seu amigo ficaram tão chateados com o Zé Esquecido.
- Por fim, pergunte o porque do Zé Esquecido se chamar Zé Esquecido.
- Faça um link desta história lida com a próxima atividade que é o jogo da memória.
- Diga que agora quem for “Zé Esquecido” perderá o jogo. Todos precisarão exercitar a memória para vencer o jogo.
- Leia o slide projetado e pergunte quem acredita que esta menininha teria boas chances no jogo da memória.
- Permita que as crianças justifiquem suas respostas.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Com antecedência, você deve preparar o jogo da memória. Neste jogo os pares se formarão com uma imagem e a letra inicial (do brinquedo ou brincadeira). Assim: um par - carta do desenho da bicicleta com carta da letra B.
- Há algumas opções para se obter as imagens para o jogo:
- Recorte e colagem de imagens de jornais e revistas.
- Fotografando as crianças em momentos de brincadeiras.
- Pedindo que as crianças ilustrem com desenhos.
- Um bom cálculo é: 15 pares de cartas para cada 4 crianças. Assim, cada grupo de 4 crianças brincarão com 30 cartas. Faça assim:
- Separe os desenhos e letras em pares.
- Forme jogos com 15 pares cada. Clique aqui para conhecer diferentes brincadeiras.
- Clique aqui e acesse o arquivo com sugestão de tamanho.
- Recorte e cole-as em papel mais duro para que fiquem mais resistentes.
- Cole-os em retângulos de um papel grosso como papel cartão ou papelão.
- Cuide para que os retângulos sejam de mesmo tamanho.
- Plastifique com papel transparente auto adesivo ou fita larga transparente.
- Guarde cada jogo de 30 cartas (15 pares) em um saquinho ou caixinha.
- Inicie a aula dizendo que você tem duas grandes surpresas:
- Que vocês assistirão a um vídeo muito legal da Palavra Cantada, “Criança não trabalha” e que você quer que eles prestem muita atenção em todos os nomes de brinquedos e brincadeiras que aparecem. Clique aqui (o vídeo tem 2min25seg).
- Faça uma lista no quadro com todos os nomes que as crianças ditarem de brinquedos e brincadeiras que aparecem no vídeo. E outras mais que eles se lembrem.
- Pergunte a eles qual destas palavras começa com a letra A. Depois que disserem, circule a letra inicial da palavra.
- Pergunte se tem alguma que começa com a letra B e repita o procedimento com todas as letras do alfabeto. Desta forma, você já estará chamando a atenção das crianças para a letra inicial de cada palavra.
- Pergunte se eles lembram dos desenhos, recortes ou fotografias que fizeram com o tema brinquedos e brincadeiras.
- Pergunte quem imagina o que foi feito com todos aqueles materiais.
- Diga que você usou a sua varinha mágica que só os professores têm e transformou todo aquele material em um brinquedo muito divertido.
- Então diga que a segunda surpresa é que hoje vocês brincarão com um jogo chamado “jogo da memória”.
- Contextualize dizendo que este jogo foi inventado há muito tempo e então pergunte:
- Alguém o conhece?
- Alguém já jogou?
- Como eram as regras?
- O que precisava fazer para ganhar?
- O que achou?
- Fácil? Difícil? Por quê?
- Quais figuras tinham nas cartas?
- Eram poucas ou muitas cartas?
- Por que será que este jogo se chama “jogo da memória”? (Aqui espera-se que as crianças cheguem à conclusão de que a memória é um imperativo para que se ganhe o jogo)
- Separe as crianças em grupos de, no máximo, quatro crianças. Agrupe-as de acordo com a hipótese de escrita semelhante. Devem jogar juntas crianças que possuam hipóteses próximas para que não se corra o risco de que, aquela que é mais familiarizada com a escrita, leve muita vantagem em relação aos outros.
- Lembrando que as hipóteses são: pré silábica, silábica sem valor sonoro, silábica com valor sonoro, silábica alfabética e alfabética. Clique aqui para saber mais.
- Agrupe por exemplo, crianças com hipótese alfabética com aquelas que possuam hipótese silábica alfabética. Ou ainda, alunos com hipótese silábica com valor sonoro com aqueles que têm a hipótese silábica sem valor sonoro. Um outro modelo de agrupamento é estudantes com hipótese silábica sem valor sonoro com aqueles com hipótese pré silábica.
- Explique as regras do jogo:
- As trinta cartas devem ficar viradas para baixo, uma ao lado da outra.
- A ordem alfabética determinará quem será a primeira criança a jogar.
- Ela deve escolher duas cartas e virar, colocando-as viradas para cima no mesmo lugar para que todos possam visualizá-las.
- Se formarem par, o jogador fica com as cartas para ele e joga mais uma vez.
- Se não forem par, o jogador vira as cartas para baixo, no mesmo lugar, e passa a vez para a próxima criança (seguindo a ordem alfabética).
- Ao final, após todas as cartas pares terem sidas descobertas, o jogador que tiver mais cartas, ganha.
- Circule pelos grupos garantindo que as regras do jogo estejam sendo cumpridas.
- Incentive-os a verbalizar o nome do brinquedo ou brincadeira e que justifiquem aos demais do grupo se de fato encontraram um par ou não. Por exemplo: Um estudante virou a carta do desenho do BOLA e a letra B. Que ele fale a palavra BOLA para que todos percebam o som inicial da palavra.
- Permita que os demais participantes do grupo façam intervenções dizendo se concordam ou não e o por quê.
- Por exemplo, a criança virou duas cartas que não são pares: uma brincadeira que começa com a letra C e a carta com a letra G. Pergunte a ela se ela acertou ou não.
- Quando ela disser “não”, explore perguntando como ela sabe que não acertou.
- Espera-se que a criança seja capaz de justificar sua resposta pautada nos sons das palavras. Caso isso não ocorra, ajude-a se apoiando no painel dos nomes da sala, por exemplo. PIÃO começa com qual letra? Tem algum amigo aqui na sala que o seu nome também começa com PI? Onde está o nome dele e com qual letra começa?
- Da mesma forma se a criança virar duas cartas pares. Quando ela disser que acertou pergunte a ela o porquê dela ter ganhado.
- Neste caso, também espera-se que a criança consiga justificar sua resposta relacionando o fonema com o grafema, por exemplo, começam com a letra C.
- Caso algumas crianças demonstrem muita facilidade por já terem maior compreensão do nosso sistema de escrita, no lugar de cartas de letras utilize as cartas com os nomes dos brinquedos e brincadeiras. Então os pares serão formados por um desenho e uma palavra. Realize intervenções com estes estudantes pedindo justificativas para suas conclusões (se acertaram ou não).
- Pergunte: como você sabe que acertou?
- Peça que coloquem o dedinho embaixo da sílaba que está sendo pronunciada.
- Caso errem alguma sílaba, questione outras crianças do grupo se está correto e também peçam que justifiquem suas respostas.
- Incentive-os a conversarem entre si. Não seja o centro da conversa. Ouça os argumentos e apenas em situações que as crianças não avançam faça perguntas que os levem a chegar em uma conclusão, como por exemplo: QUEIMADA é como em QUEIJO. Alguém sabe como escreve QUEIJO?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Proponha às crianças construírem juntos um varal de brinquedo e brincadeiras, o “Alfabrinque” da turma.
- Clique aqui e imprima no documento anexo ou faça à caneta em papel sulfite o alfabeto, sendo uma letra em cada folha.
- Cada grupo tem em mãos quinze pares de cartas com nomes e desenhos de diversos do jogo da memória. Convide-os a colocá-los em ordem alfabética sobre a mesa.
- Diga a eles que poderão se apoiar no alfabeto da classe para consultar a ordem. Que a primeira carta deve começar com a letra A e depois com a letra B, e assim por diante. Clique aqui e aqui e leia mais sobre o princípio acrofônico.
- Desafie-os a recitar o alfabeto na ordem, aponte para cada letra que forem falando para relacionarem o som à grafia.
- Dê o comando para que possam organizar os seus rótulos em ordem alfabética.
- Circule pelos grupos verificando as organizações feitas e realize intervenções quando necessário. Por exemplo:
- Peça que as crianças do grupo confiram entre as letra A e G se realmente estão corretas (se lá você tiver percebido algum engano).
- Após os grupos terem colocado as suas fichas em ordem alfabética o próximo passo é construir o varal “Alfabrinque”:
- Pergunte qual é a primeira letra que devem colocar no varal.
- Então prenda a folha da letra A no varal. Caso você não tenha um varal em sala de aula, desenhe um varal no quadro ou em um e cole as folhas simulando um.
- Peça que cada grupo traga as fichas dos desenhos e palavras que comecem com a letra A.
- Cole-as com fita crepe que é mais fácil de soltar para que depois possam ser reaproveitadas em outras situações.
- Oriente as crianças a lerem as fichas que foram anexadas.
- Recomece o processo perguntando a turma qual letra que é depois do A. Então anexe a folha da letra B.
- Peça que os grupos tragam as fichas que tenham os nomes que comecem com B.
- Cole-as e peça para que a turma leia novamente a palavra com A e depois com B.
- Continue assim até que todo o varal esteja pronto.
- Agora coloque as meninas de uma lado e os meninos do outro e diga que você fará um desafio entre as turmas:
- Aponte para a folha do varal e a turma terá que dizer qual é aquela letra. Siga a ordem alfabética.
- Finalize dizendo que você fará um desafio muito maior onde recitarão o alfabeto, mas de uma forma bem difícil, pois eles já estão craques nas letrinhas.
- Você apontará o dedo para uma criança e ela terá que dizer a próxima letra do alfabeto na ordem.
- Você começa dizendo a letra A, aponta para uma criança e ela terá que dizer a letra B, e assim por diante.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Escreva em uma ficha o nome de cinco animais, objetos ou frutas e distribua para cada estudante. Clique aqui e acesse documento para impressão com fichas prontas.
- Oriente-os a escrever os cinco nomes que aparecem na ficha no caderno, mas em ordem alfabética.
- Observe professor quais crianças estão com dificuldades de perceber o que determina que elefante deve ser escrito antes de macaco. Questione:
- Por que você acredita que caderno deve ser escrito antes de lápis?
- Verifique o alfabeto, qual letra vem primeiro?
- Não dê a resposta, mas mostre ao aluno como ele pode encontrá-la (neste caso, consultando o alfabeto).
- Atente-se à questão: crianças que não entenderam que Ana deve ser escrita depois de Amélia em virtude da análise da segunda letra, já que a primeira é igual. Pergunte:
- Por que você acredita de Ana escreve primeiro que Amélia.
- Aguarde a sua justificativa.
- Oriente dizendo que após a análise da primeira letra, a próxima a ser analisada em caso da primeira ser igual, é a segunda letra e assim por diante.
- Caso seja necessário, repita esta aula até que todas as crianças tenham compreendido o mecanismo da ordem alfabética e tenham desenvolvido autonomia de consultar o alfabeto da sala.
- É importante ter em sala de aula o alfabeto exposto na parede, bem como um painel com o nome das crianças para consulta das mesmas na realização das tarefas e desenvolvimento de sua autonomia na aquisição da compreensão do nosso sistema de escrita.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: canal de comunicação, como o WhatsApp;
- Opcional: Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio à turma, pelo WhatsApp, explicando que a atividade será sobre a ordem das letras do nosso alfabeto. Lembre-os dessa ordem enviando, em forma de texto, o alfabeto com as letras maiúsculas. Digite com um espaço entre elas: A B C D E… W X Y Z. Na sequência, encaminhe um áudio pronunciando pausadamente e com clareza as letras.
Envie outro áudio explicando que, a seguir, receberão uma canção muito legal, do Grupo Palavra Cantada, e oriente-os a ouvir e assistir ao videoclipe, disponível aqui, mais de uma vez, para observar quais brinquedos e brincadeiras são citados.
Se utilizar o Google Jamboard, efetue todos os encaminhamentos como se estivesse utilizando a lousa da sala de aula. Veja como utilizá-lo no tutorial disponível aqui.
Desenvolvimento
Envie um áudio solicitando a colaboração da turma para fazer uma lista com os nomes dos brinquedos e brincadeiras. Cada criança pode dizer ou escrever as palavras.
Atenção: mesmo que a criança escreva na hipótese pré-silábica ou silábica, aceite a participação dela sem qualquer comentário. Será interessante solicitar que ela leia apenas para você, professor, o que escreveu, a fim de observar as reflexões sobre a escrita delas – entretanto, faça-o apenas se você achar pertinente, já que o foco da atividade é o alfabeto, não a escrita.
Elabore uma lista com as sugestões da turma. Lembre-se de utilizar letra maiúscula e organizar o texto em formato de lista, escrevendo convencionalmente todas as sugestões. Na sequência, envie um áudio elogiando a participação de todos, explicando que você irá escolher algumas das palavras para que as reescrevam na ordem alfabética. Envie novamente o alfabeto. Escolha 5 palavras da lista elaborada para que os alunos as reescrevam em ordem alfabética, digite-as em formato de lista (sem ordenar alfabeticamente) e as envie.
Nessa etapa, é possível considerar os saberes dos alunos e encaminhar palavras que comecem com a mesma letra para os mais avançados, por exemplo.
Oriente as crianças com áudios, incentivando a participação e dando algumas dicas, como descrito no slide 6 do plano. Explique que devem digitar e enviar a você, professor, e que digitar é o mesmo que escrever com lápis e papel.
Fechamento
Faça um fechamento dando um feedback, através de áudio pelo WhatsApp, à turma toda ou a cada aluno, se for o caso. É importante que você valorize a produção deles: não é momento de corrigir, e sim de observar os saberes de cada aluno para replanejar a mesma atividade considerando o desempenho que tiveram nessa.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar a criança nas várias etapas da atividade. Caso você considere que a família pode intervir demais ou fazer pela criança, será interessante explicar a importância do protagonismo do aprendiz e como os familiares podem contribuir para a aprendizagem dos pequenos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michele Rabelo
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Alfabeto e jogo da memória com brinquedos e brincadeiras
Finalidade da aula :Aprender o alfabeto e a sua ordem com o apoio de nomes de brinquedos, brincadeiras e um jogo da memória.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento:Construção do sistema alfabético e da ortografia / Conhecimento do alfabeto do português do Brasil
Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP04, EF01LP07, EF01LP10
Sobre esta aula: Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que as crianças sejam capazes de distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, identificar fonemas e sua representação por letras, e também, nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
Materiais necessários:
- Imagens diversas e em pares para a construção do jogo da memória.
- Impressão de atividade e painel (documentos anexos nos próximos slides)
Dificuldades antecipadas:
- Podem surgir dificuldades para ler:
- Algumas crianças podem ter dificuldade em iniciar o movimento de ler. Podem dizer “eu não sei ler”. Você precisará intervir dando a elas ferramentas mostrando, que elas podem sim, ler. Por exemplo, pergunte qual é a letra ou sílaba que começa o nome daquele brinquedo ou brincadeira, depois peça para que elas verifiquem no cartão se corresponde àquela letra ou sílaba. Assim, as crianças terão pistas para iniciar o processo de desenvolvimento de estratégias de leitura.
- Um outro conflito que pode surgir é em relação a nomes que iniciem com a mesma letra. Neste caso, você deve informar que as crianças devem seguir para a próxima letra do nome e analisá-la como analisaram a primeira. Por exemplo, com as palavras BOLA e BICICLETA. Ambos começam com a letra B, então as crianças devem analisar a próxima letra que neste caso são “I” e “O”. Assim, pela ordem alfabética BICICLETA vem primeiro e BONECA depois.
Referências sobre o assunto:
- Livro: Psicogênese da língua escrita - Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
- Livro: Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário - Delia Lerner.
- Livro: O diálogo entre o ensino e aprendizagem - Telma Weisz.
- Livro: Como eu ensino Sistema de escrita alfabética - Artur Gomes de Morais.
- Livro: Guia prático de alfabetização - Leonor Scliar-Cabral.
- Textos:
- https://novaescola.org.br/conteudo/2489/diagnostico-na-alfabetizacao-para-conhecer-a-nova-turma
- https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente
- https://www.google.com/url?q=http://www.pgletras.uerj.br/linguistica/textos/livro03/LTAA03_004.pdf&sa=D&ust=1537309917274000&usg=AFQjCNGDG0MLwF92aMDEfBHdgZ0xOcYFjg
- https://www.google.com/url?q=https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40140/1/01d16t05.pdf&sa=D&ust=1537309917274000&usg=AFQjCNEEd3y5tMMK43yiOym3vg07IM1T4A
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