Plano de aula: Alfabeto e jogo da memória com brinquedos e brincadeiras

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Qual é a letra?

Sobre esta aula: Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que as crianças sejam capazes de distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, identificar fonemas e sua representação por letras, e também, nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Materiais necessários:

• Imagens diversas e em pares para a construção do jogo da memória.
  • Impressão de atividade e painel (documentos anexos nos próximos slides)

Dificuldades antecipadas:

• Podem surgir dificuldades para ler:
  • Algumas crianças podem ter dificuldade em iniciar o movimento de ler. Podem dizer “eu não sei ler”. Você precisará intervir dando a elas ferramentas mostrando, que elas podem sim, ler. Por exemplo, pergunte qual é a letra ou sílaba que começa o nome daquele brinquedo ou brincadeira, depois peça para que elas verifiquem no cartão se corresponde àquela letra ou sílaba. Assim, as crianças terão pistas para iniciar o processo de desenvolvimento de estratégias de leitura.
  • Um outro conflito que pode surgir é em relação a nomes que iniciem com a mesma letra. Neste caso, você deve informar que as crianças devem seguir para a próxima letra do nome e analisá-la como analisaram a primeira. Por exemplo, com as palavras BOLA e BICICLETA. Ambos começam com a letra B, então as crianças devem analisar a próxima letra que neste caso são “I” e “O”. Assim, pela ordem alfabética BICICLETA vem primeiro e BONECA depois.

Referências sobre o assunto:

Tema da aula

Orientações:

• Projete e/ou leia o slide “Aprendendo o alfabeto com brinquedos e brincadeiras”.
  • Pergunte aos alunos o que acham que terão na aula de hoje.
  • Investigue que digam o que sabem sobre memória e que repertório têm de brinquedos e brincadeiras.
  • Deixe que falem livremente sobre o assunto.
  • Finalize esta primeira parte informando que na aula de hoje aprenderemos mais sobre o alfabeto e precisaremos da memória e de uma boa lista de brinquedos e brincadeiras… Todas que conseguirem lembrar!
  • Instigue-os perguntando se querem saber “o como farão...”.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA