Atividade para impressão - FICHAS PARA JOGO DA MEMÓRIA - LP01_03ATS03
Plano de Aula
Plano de aula: Alfabeto e jogo da memória com brinquedos e brincadeiras
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Qual é a letra?
Por: Michele Rabelo
Descrição
Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que as crianças sejam capazes de distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, identificar fonemas e sua representação por letras, e também, nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
Veja a sequência de planos aqui.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Jogo: Um último desafio https://learningapps.org/36396799 - Materiais diversos:
Imagens diversas e em pares para a construção do jogo da memória.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético e da ortografia.
- Conhecimento do alfabeto do português do Brasil.
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Aprender o alfabeto e a sua ordem com o apoio de nomes de brinquedos, brincadeiras e um jogo da memória.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 65 min
Este plano de aula tem foco em análise linguística e semiótica. A finalidade dele é que as crianças sejam capazes de distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, identificar fonemas e sua representação por letras, e também, nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
Dificuldades antecipadas: Algumas crianças podem ter dificuldade em iniciar o movimento de ler. Podem dizer “eu não sei ler”. Você precisará intervir dando a elas ferramentas mostrando, que elas podem sim, ler. Por exemplo, pergunte qual é a letra ou sílaba que começa o nome daquele brinquedo ou brincadeira, depois peça para que elas verifiquem no cartão se corresponde àquela letra ou sílaba. Assim, as crianças terão pistas para iniciar o processo de desenvolvimento de estratégias de leitura.
Um outro conflito que pode surgir é em relação a nomes que iniciem com a mesma letra. Neste caso, você deve informar que as crianças devem seguir para a próxima letra do nome e analisá-la como analisaram a primeira. Por exemplo, com as palavras BOLA e BICICLETA. Ambos começam com a letra B, então as crianças devem analisar a próxima letra, que neste caso são “I” e “O”. Assim, pela ordem alfabética BICICLETA vem primeiro e BONECA depois.
Organização da aula
Conversa inicial/Introdução:
Tempo previsto: 20 min
Projete e/ou leia o slide “Aprendendo o alfabeto com brinquedos e brincadeiras”.
Pergunte aos alunos o que acham que terão na aula de hoje.
Investigue que digam o que sabem sobre memória e que repertório têm de brinquedos e brincadeiras. Deixe que falem livremente sobre o assunto.
Finalize esta primeira parte informando que na aula de hoje aprenderemos mais sobre o alfabeto e precisaremos da memória e de uma boa lista de brinquedos e brincadeiras… Todas que conseguirem lembrar!
Leia o slide projetado e pergunte quem acredita que esta menininha teria boas chances no jogo da memória. Permita que as crianças justifiquem suas respostas.
Com antecedência, você deve preparar o jogo da memória. Neste jogo os pares se formarão com uma imagem e a letra inicial (do brinquedo ou brincadeira). Assim: um par - carta do desenho da bicicleta com carta da letra B
Um bom cálculo é: 15 pares de cartas para cada 4 crianças. Assim, cada grupo de 4 crianças brincarão com 30 cartas.
Faça assim:
Separe as imagens e letras em pares.
Forme jogos com 15 pares cada. Clique aqui para conhecer diferentes brincadeiras.
Clique aqui e acesse o arquivo com sugestão de tamanho.
Recorte e cole-as em papel mais duro para que fiquem mais resistentes.
Cole-os em retângulos de um papel grosso como papel cartão ou papelão.
Cuide para que os retângulos sejam do mesmo tamanho.
Plastifique com papel transparente auto adesivo ou fita larga transparente.
Guarde cada jogo de 30 cartas (15 pares) em um saquinho ou caixinha.
Inicie a aula dizendo que eles assistirão a um vídeo muito legal da Palavra Cantada, “Criança não trabalha” e que você quer que eles prestem muita atenção em todos os nomes de brinquedos e brincadeiras que aparecem. Clique aqui (o vídeo tem 2min25seg).
Faça uma lista no quadro com todos os nomes que as crianças ditarem de brinquedos e brincadeiras que aparecem no vídeo. E outras mais que eles se lembrem.
Pergunte a eles qual destas palavras começa com a letra A. Depois que disserem, circule a letra inicial da palavra. Pergunte se tem alguma que começa com a letra B e repita o procedimento com todas as letras do alfabeto. Desta forma, você já estará chamando a atenção das crianças para a letra inicial de cada palavra.
Então diga que a segunda surpresa é que eles brincarão com um jogo chamado “jogo da memória”.
Contextualize dizendo que este jogo foi inventado há muito tempo e então pergunte:
- Alguém o conhece?
- Alguém já jogou?
- Como eram as regras?
- O que precisava fazer para ganhar?
- O que achou?
- Fácil? Difícil? Por quê?
- Quais figuras tinham nas cartas?
- Eram poucas ou muitas cartas?
- Por que será que este jogo se chama “jogo da memória”? (Aqui espera-se que as crianças cheguem à conclusão de que a memória é um imperativo para que se ganhe o jogo)
Separe as crianças em grupos de, no máximo, quatro crianças. Agrupe-as de acordo com a hipótese de escrita semelhante. Devem jogar juntas crianças que possuam hipóteses próximas para que não se corra o risco de que, aquela que é mais familiarizada com a escrita, leve muita vantagem em relação aos outros.
Lembrando que as hipóteses são: pré silábica, silábica sem valor sonoro, silábica com valor sonoro, silábica alfabética e alfabética. Clique aqui para saber mais.
Explique as regras do jogo:
- As trinta cartas devem ficar viradas para baixo, uma ao lado da outra.
- A ordem alfabética determinará quem será a primeira criança a jogar.
- Ela deve escolher duas cartas e virar, colocando-as viradas para cima no mesmo lugar para que todos possam visualizá-las.
- Se formarem par, o jogador fica com as cartas para ele e joga mais uma vez.
- Se não forem par, o jogador vira as cartas para baixo, no mesmo lugar, e passa a vez para a próxima criança (seguindo a ordem alfabética).
- Ao final, após todas as cartas pares terem sidas descobertas, o jogador que tiver mais cartas, ganha.
Circule pelos grupos garantindo que as regras do jogo estejam sendo cumpridas.
Incentive-os a verbalizar o nome do brinquedo ou brincadeira e que justifiquem aos demais do grupo se de fato encontraram um par ou não. Por exemplo: Um estudante virou a carta do desenho do BOLA e a letra B. Que ele fale a palavra BOLA para que todos percebam o som inicial da palavra.
Permita que os demais participantes do grupo façam intervenções dizendo se concordam ou não e o por quê.
Caso algumas crianças demonstrem muita facilidade por já terem maior compreensão do nosso sistema de escrita, no lugar de cartas de letras utilize as cartas com os nomes dos brinquedos e brincadeiras. Então os pares serão formados por um desenho e uma palavra. Realize intervenções com estes estudantes pedindo justificativas para suas conclusões (se acertaram ou não).
Pergunte:
- como você sabe que acertou?
Peça que coloquem o dedinho embaixo da sílaba que está sendo pronunciada.
Caso errem alguma sílaba, questione outras crianças do grupo se está correto e também peçam que justifiquem suas respostas.
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