Texto para impressão - Piadas para crianças
Piadas para crianças
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação
Por: Claudia Novais Lima
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.
Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações.
Vídeo: Piadas com crianças. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i13zgiOiQ3A. Acesso em: 6 novembro de 2018. Tempo aproximado de 2 minutos.
Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto de interrogação e de exclamação dentro do texto. Identificar também qual sinal de pontuação usar nas situações de escrita de frases pode representar uma dificuldade para as crianças.
Referências sobre o assunto: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf Acesso em: 6 de novembro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente) Acesso em: 8 de novembro de 2018.
Por que é difícil ensinar a pontuar? Disponível em: www.redalyc.org Acesso em: 31 de outubro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao Acesso em: 1º de novembro de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Explique para as crianças que nesta aula irão se divertir ouvindo piadas, lendo e respondendo adivinhas. Identificaremos também nestes textos a presença dos pontos de interrogação e exclamação buscando compreender a função destes sinais de pontuação na expressividade da leitura.
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: A finalidade desta aula é reconhecer a presença do ponto de interrogação e do ponto de exclamação em piadas e adivinhas percebendo a função destes sinais na expressividade da leitura.
Professor, a presença das adivinhas na sala de aula favorece a valorização e a apreciação da cultura popular assim como o estabelecimento de vínculo prazeroso com a leitura e a escrita. Quando as crianças não leem e escrevem convencionalmente, atividades de leitura e escrita com estes textos que pertencem à tradição oral e as crianças conhecem de memória podem possibilitar avanços significativos na aprendizagem delas. Caso seja necessário apronfundar mais sobre esta temática acesse: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf Acesso em: 6 de novembro de 2018.
Professor, caso não seja possível exibir o vídeo para as crianças, faça a leitura de algumas piadas para elas. Clique aqui para acessar e imprimir o texto de algumas piadas.
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
Proceda da mesma forma com as outras adivinhas que as crianças apresentarem dificuldades.
Atenção professor: A leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construir as relações entre o que se fala e a escrita correspondente, portanto, ela é de fundamental importância no processo de alfabetização. Para realizar a leitura de ajuste proceda da seguinte forma:
*Ao fazer a leitura das piadas e das adivinhas com toda a turma, a criança convidada, com ajuda do professor, vai acompanhando o texto escrito, apontando com o dedo e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto fala a piada ou a adivinha.
*Caso necessário acesse o link abaixo para maiores esclarecimentos acerca dos procedimentos em relação à atividade de leitura de ajuste: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente)
Durante a leitura da adivinha, chame a atenção das crianças para a entonação necessária aos sinais de pontuação presentes no texto. Ajude as crianças a fazer uma leitura expressiva (entonação) dos textos de modo a evidenciar a função da interrogação e da exclamação nestes textos.
Professor, explique para as crianças que o sinal que elas localizaram nas piadas é chamado de ponto exclamação e que o mesmo é usado nas frases exclamativas e imperativas. Pode exprimir surpresa, espanto, susto, indignação, piedade, ordem, súplica etc. Exemplos: Nossa! Que laranja doce!; Virgem Maria, que horror!; Não acredito nisso!; Venha cá! Meu Deus!; Por favor!; Aí! Que dor de cabeça!
É tarefa do professor oferecer aos estudantes a possibilidade de observar o valor da pontuação dentro de enunciados linguísticos, fazer comparações com outras formas de pontuar e avaliar os efeitos de significado que as diferentes maneiras podem conferir a estes enunciados. Por isso, é importante trabalhar pequenos textos de diversos gêneros, fazer a observação de sua pontuação e a finalidade a que ela se destina. Caso seja necessário aprofundar mais no assunto acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao Acesso em: 1º de novembro de 2018.
Chame a atenção das crianças para o fato de que muitas vezes, ao conversar, damos entonações diferentes em nossa voz, deixando a fala mais clara, para que a outra pessoa compreenda o que estamos dizendo.
Algumas dessas frases podem aparecer como perguntas ou dúvidas, indicando que aguardamos uma resposta. É o que acontece nas adivinhas lidas.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: No fechamento da aula as crianças, junto com você, irão pontuar uma piada e uma adivinha.
11. Professor, encerre a aula conversando com as crianças sobre a importância dos sinais de pontuação:
Texto para impressão - Piadas para crianças
Piadas para crianças
Texto para impressão - Adivinhas
Adivinhas
Texto para impressão - Cartazes de piadas e advinhas
Cartazes de piadas e advinhas
Texto para impressão - Placas dos sinais de pontuação
Placas dos sinais de pontuação
Atividade para impressão - Pontuando piada
Pontuando piada
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação como WhatsApp ou e-mail; cópias impressas da atividade para os alunos, disponibilizadas na escola para as famílias retirarem ou enviadas digitalmente para imprimirem, se possível.
- Opcionais: canais para aula ou reunião online, como Google Meet, Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui) ou Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie, pelo WhatsApp, uma mensagem de áudio, dirigida às crianças e às famílias, dizendo que nesta aula eles se divertirão ouvindo piadas, lendo e respondendo adivinhas. Se possível, utilize um dos canais online com grupos reduzidos de alunos (8 de cada vez); não havendo essa possibilidade, crie pequenos grupos no WhatsApp, com até 3 crianças. Considere as hipóteses de escrita e afinidades para criar os grupinhos. A comunicação no WhatsApp será realizada através de áudios.
Na sequência observe as considerações do slide de introdução do plano de aula e efetue as orientações ali presentes. Lembre-se de que a aula remota precisa ser bem mais curta do que a aula presencial; considere um tempo em torno de 40 minutos para início, meio e fim de todas as etapas desta aula.
Desenvolvimento
Solicite que estejam com a cópia impressa das adivinhas em mãos. Considere todas as observações e efetue algumas das intervenções do slide de desenvolvimento do plano de aula. Selecione-as conforme os saberes e necessidades de aprendizagem dos alunos.
Faça a leitura das adivinhas da mesma forma que na aula anterior (LPO1_20ATS01). Leia, apontando onde está lendo e com entonação clara, de acordo com o texto. Se for possível utilizar um dos canais para aula ou reunião online, será um momento bem tranquilo; caso não seja possível, utilize o WhatsApp. Outra possibilidade é gravar sua leitura (apontando no texto impresso ou digitado no PC) e enviar o vídeo pelo WhatsApp.
Atenção: no slide desenvolvimento há várias intervenções pertinentes; entretanto, selecione apenas algumas delas.
Fechamento
Oriente que peguem o impresso da atividade final. Explique o que e como devem fazer, seguindo as orientações do slide de fechamento do plano de aula. Novamente, efetue apenas algumas das intervenções propostas; lembre-se de que menos é mais em qualquer situação.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acompanhar a criança durante a atividade. Efetue orientações para assegurar o protagonismo do aluno e o respeito por seus saberes e sua escrita.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Fazendo uso da pontuação
Finalidade da aula: Reconhecer a presença do ponto de interrogação e do ponto de exclamação em piadas e adivinhas percebendo a função destes sinais na expressividade da leitura.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Pontuação
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP14
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.
Materiais necessários: Computador online, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações.
Vídeo: Piadas com crianças. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i13zgiOiQ3A. Acesso em: 6 novembro de 2018. Tempo aproximado de 2 minutos.
Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto de interrogação e de exclamação dentro do texto. Identificar também qual sinal de pontuação usar nas situações de escrita de frases pode representar uma dificuldade para as crianças.
Referências sobre o assunto: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf Acesso em: 6 de novembro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente) Acesso em: 8 de novembro de 2018.
Por que é difícil ensinar a pontuar? Disponível em: www.redalyc.org Acesso em: 31 de outubro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao Acesso em: 1º de novembro de 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: