Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Planejando e ensaiando uma apresentação oral.
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades
Descrição
Esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Solicitar que alguns alunos levem celular ou tablet para filmar, caso a escola não tenha. Se necessário informe ou combine com as famílias sobre o uso do celular para fins didáticos. - Recursos Educacionais Digitais:
Google drive para armazenar as gravações dos ensaios: https://drive.google.com/
Tutorial: Organizar seus arquivos no Google Drive: https://support.google.com/drive/answer/2375091?hl=pt-br&co=GENIE.Platform%3DDesktop - Materiais diversos:
Curiosidades sobre os animais de jardim elaboradas pelos alunos e transcritas separadamente para o papel.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Planejamento de texto oral. Exposição oral.
Prática de Linguagem
- Oralidade
Objetivos de aprendizagem
- Planejar e ensaiar uma exposição oral de curiosidades dos animais de jardim observando o estilo linguístico, a quem se destina e a plataforma na qual será inserida (YouTube).
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 55 min
Esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.
Organização do espaço: Se possível realize a atividade dessa aula em um espaço diferente da sala de aula, local com o menor ruído externo possível, para não haver interferência de outros barulhos e que a turma possa sentar-se confortavelmente e os grupos fiquem um pouco mais distantes uns dos outros.
Dificuldades antecipadas: Organização do grupo na alternância de papéis para narrar e observar a performance oral e posterior análise de desempenho para melhoria.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 05 min
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Compartilhe com a turma que, nesta aula, planejarão e ensaiarão os textos sobre as curiosidades dos animais de jardim que serão compartilhados oralmente.
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Retome com os alunos como foi a aula anterior. Lembre-os do vídeo que assistiram sobre curiosidades de vários animais, o que conversaram e as dicas que elaboraram para produzir um texto oral que será postado no YouTube.
Enfatize a performance oral do narrador e relembre como era entonação apoiando-se nas dicas elaboradas pela turma.
Se tiver sido gravado, retome o podcast com as dicas que foram gravadas pela turma.
Explique que a proposta de hoje será planejar e ensaiar uma comunicação oral sobre curiosidades dos animais de jardim e planejar se utilizarão imagens ou cartazes para ilustrar a produção oral.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA