Plano de aula: Planejando e ensaiando uma apresentação oral.

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades

Sobre esta aula: esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Curiosidades sobre os animais de jardim elaboradas pelos alunos e transcritas separadamente para o papel. Solicitar que alguns alunos levem celular ou tablet para filmar, caso a escola não tenha. Se necessário informe ou combine com as famílias sobre o uso do celular para fins didáticos.

Organização do espaço: Se possível realize a atividade dessa aula em um espaço diferente da sala de aula, local com o menor ruído externo possível, para não haver interferência de outros barulhos e que a turma possa sentar-se confortavelmente e os grupos fiquem um pouco mais distantes uns dos outros.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Organização do grupo na alternância de papéis para narrar e observar a performance oral e posterior análise de desempenho para melhoria.

Referências sobre o assunto:

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes; 2003.

CAVALCANTE., M.C.B.; TEIXEIRA. C. T .V. Gêneros orais na escola In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P.A. (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006.

AQUINO, Z. G. O. Gêneros orais, argumentação e ensino de língua portuguesa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Compartilhe com a turma que, nesta aula, planejarão e ensaiarão os textos sobre as curiosidades dos animais de jardim que serão compartilhados oralmente.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência