Atividade para impressão - O Macaco e o Rabo
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo a pontuação no texto
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação
Por: Claudia Novais Lima
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.
Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva e cópias dos materiais listados nas orientações.
BUCCINI, Marcos. O Macaco e o Rabo. 2011. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=jTuauy1ECm8>. Acesso em: 31 out. 2018.
Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto final dentro do texto.
Perceber a importância do uso do ponto final nas situações de escrita de frases pode também representar uma dificuldade para as crianças.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Liane Castro. Histórias Acumulativas. 2012. Disponível em: <http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em: 23 nov. 2018.
FERRAZ, Telma Leal; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Por que é tão difícil ensinar a pontuar?. Revista Portuguesa de Educação [en linea] 2002, 15. Disponível em:
MASSUCATO, Muriele; MAYRINK, Eduarda Diniz. Alfabetização: por que fazer agrupamentos positivos?. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos>. Acesso em: 04 out. 2018.
SANTOMAURO, Beatriz. Como ensinar pontuação. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao>. Acesso em: 01 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Explique às crianças que nesta aula elas irão conhecer um conto acumulativo, identificar num trecho desse conto a presença do sinal de pontuação (ponto final), buscando compreender a função do mesmo e seu efeito na entonação.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- A finalidade desta aula é identificar a presença e a função do ponto final no conto acumulativo, analisando seu efeito na entonação.
- “Se há um tipo de história de interesse quase unânime entre as crianças, são as histórias com repetição e acumulação. Desde as pequeninhas até as maiores, lá pelos 6, 7 anos, essas histórias encantam, prendem, provocam o riso e a graça. As crianças adoram histórias e brincadeiras que contêm elementos que se repetem, que são retomados” (ARAÚJO, 2012). Se achar necessário se aprofundar mais no assunto, clique aqui.
- Explique para as crianças que nesta aula irão conhecer um conto acumulativo e identificar em um trecho desse conto a presença do ponto final, buscando compreender a função dele e o seu efeito na entonação.
- Motive as crianças para assistirem ao vídeo do conto acumulativo a ser trabalhado durante a aula.
- Exiba o vídeo do conto acumulativo: O macaco e o rabo (aqui). Tempo aproximado de 8 minutos.
- Caso não seja possível exibir o vídeo para as crianças, faça a leitura do conto acumulativo para elas (disponível abaixo).
Materiais complementares: Clique aqui para acessar a versão do conto para impressão.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
- Depois de assistir ao vídeo ou ter ouvido a leitura do conto, pergunte às crianças:
- Gostaram da história?
- Sobre o que fala a história?
- O que acontece com o macaco?
- Como ele faz para resolver o problema? (Pediu ao gato, depois a vaca, depois a velha, depois ao sapateiro, depois ao porco, depois às nuvens, depois às pedras e enfim pediu às fontes e alcançou todos os seus pedidos)
- O que chamou mais a atenção de vocês nessa história?
- Vamos ler um trecho dessa história?
- Afixe no quadro um cartaz com trechos do conto (disponível em materiais complementares).
- Convide uma criança para fazer junto com você a leitura de um trecho do conto trabalhado.
- Depois da leitura peça para a turma:
- Encontrem no trecho que acabamos de ler este sinal ( . ).
- Apresente para a turma uma plaquinha com o ponto final (sugestão disponível em materiais complementares).
- Quem pode vir aqui e circular este sinal para mim?
- Quantas vezes ele aparece nesse trecho? (2 vezes)
- Convide mais uma criança para ler junto com você o segundo trecho do conto acumulativo.
- Peça para a criança:
- Circule para mim os mesmos sinais que circulamos no outro trecho.
- Quantas vezes esse sinal aparece? (2 vezes)
- Pergunte para a turma:
- Vocês sabem como se chama esse sinal? (Ponto final)
- E alguém saberia me dizer para que usamos esse sinal no texto?
- Explique para as crianças que o sinal que elas localizaram no texto é chamado de ponto final e que o mesmo é usado na escrita para encerrar uma ideia, um pensamento, uma frase. É tarefa do professor(a) oferecer aos estudantes a possibilidade de observar o valor da pontuação dentro de enunciados linguísticos, fazer comparações com outras formas de pontuar e avaliar os efeitos de significado que as diferentes maneiras podem conferir a estes enunciados. Por isso, é importante trabalhar pequenos textos de diversos gêneros, fazer a observação de sua pontuação e a finalidade a que ela se destina. Caso seja necessário aprofundar mais no assunto acesse: https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao
- Leia mais uma vez os trechos do conto. Faça uma pausa em cada ponto e chame atenção das crianças para o encerramento das ideias em cada frase e a entonação com que elas devem ser lidas.
- Distribua uma cópia do conto acumulativo para as crianças e peça que elas observem onde esse sinal aparece. Solicite que elas circulem os pontos finais que forem encontrando. Em seguida, pergunte às crianças:
- Vocês encontraram mais pontos finais no conto? (Sim)
- Encontram muitas vezes ou poucas vezes? (Muitas vezes)
- Vamos contar quantas vezes esse sinal aparece? (26 vezes)
- Por que será que o ponto aparece muitas vezes no texto?
- Chame a atenção das crianças para o fato de que uma história apresenta vários fatos e acontecimentos, e que para o autor mostrar que já encerrou o que ele queria dizer naquela parte do texto ele utiliza o ponto final. Pois assim ele mantém o sentido do texto.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar a proposta de cartaz.
Clique aqui para imprimir uma sugestão de plaquinha.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- No fechamento da aula as criança em trios irão pintar no conto trabalhado frases encerradas com o ponto final e depois apresentar para a turma as frases pintadas. Esta atividade será com agrupamentos produtivos, porque as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.
- Organize a turma em grupos segundo o nível de escrita de cada criança. Por exemplo: Crianças com escrita silábica sem valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional. Crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábico alfabética. Crianças com escrita silábico alfabética junto com crianças de escrita alfabética.
- Explique para as crianças que elas deverão localizar no texto uma frase que é finalizada com o ponto final, em seguida, pintar a frase e apresentá-la para a turma.
- Circule pela sala observando as discussões dos trios. Se necessário faça intervenções para ajudar aqueles que apresentarem dificuldade em localizar a frase dentro do texto.
- Pergunte:
- Que parte do texto vocês observaram que termina com o ponto final?
- Mostrem para mim.
- Com que palavra começa essa frase? (Pede, por exemplo, na frase: — PEDE AO SAPATEIRO).
- Qual a letra inicial da palavra PEDE? (P)
- Que letra vem depois do P? (E)
- Que som formam o P+E? (PE)
- Qual o som final dessa palavra? (DE)
- Vamos ler lentamente a palavra pe-de.
- Continue a intervenção perguntando:
- E depois que palavra vem? (ao)
- Com que letra começa? (a)
- com que letra termina? (o)
- Vamos ler: AO.
- A palavra que termina essa frase é SAPATEIRO. Qual o som inicial? (sa)
- E os sons do meio? (patei)
- Qual o som final? (ro)
- Vamos ler lentamente essa palavra: sa-pa-tei-ro.
- Agora vamos ler a frase completa: Pede ao sapateiro.
- Solicite que as crianças leiam mais uma vez a frase fazendo a entonação adequada, em seguida, pintem a frase no texto.
- Proceda da mesma forma com outras frases do texto escolhidas pelas crianças.
- Continue circulando pela sala. Chame atenção das crianças para a entonação necessária na leitura das frases que são finalizadas por ponto final. Explique que esse sinal de pontuação encerra frases afirmativas ou negativas e na leitura evidenciamos isso através da entonação que damos à nossa leitura. Se necessário retome a leitura dos trechos analisados e lidos no desenvolvimento, fazendo a leitura das frases para que as crianças percebam o que está falando. Por exemplo: O GATO BEBEU O LEITE, ENTREGOU O RABO.
- Convide alguns trios para ler as frases pintadas. Caso necessário, retome com as crianças a entonação necessária a leitura da frase.
- Finalize a aula, solicitando que as crianças leiam para a turma a frase pintada no texto.
Materiais complementares: Clique aqui para acessar o conto, imprimir e entregar as crianças.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação como WhatsApp ou e-mail; cópias impressas da atividade para os alunos, disponibilizadas na escola para as famílias retirarem ou enviadas digitalmente para imprimirem, se possível.
- Opcionais: canais para aula ou reunião online, como Google Meet, Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui) ou Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie, pelo WhatsApp, uma mensagem de áudio, dirigida às crianças e às famílias, compartilhando que a aula será sobre o ponto final e criando um clima de mistério: “Alguém conhece esse tal de ponto final? Já, já vocês vão conhecê-lo!” Se possível, utilize um dos canais online com grupos reduzidos de alunos (8 de cada vez); não havendo essa possibilidade, crie pequenos grupos no WhatsApp, com até 3 crianças. Considere as hipóteses de escrita e afinidades para criar os grupinhos. A comunicação no WhatsApp será realizada através de áudios.
Na sequência, observe as considerações do slide de introdução do plano de aula e efetue as orientações ali presentes. Lembre-se de que a aula remota precisa ser bem mais curta do que a aula presencial; considere um tempo em torno de 40 minutos para início, meio e fim de todas as etapas desta aula.
Desenvolvimento
Considere todas as observações e efetue as primeiras 5 intervenções do slide de desenvolvimento do plano de aula.
Oriente as crianças a pegarem o impresso do texto para que acompanhem a leitura. Leia a história, apontando onde está lendo e com entonação clara, de acordo com o enredo do conto.
Se for possível utilizar um dos canais para aula ou reunião online, será um momento bem tranquilo; caso não seja possível, utilize o WhatsApp. Outra possibilidade é gravar sua leitura (apontando no texto impresso ou digitado no PC) e enviar o vídeo pelo WhatsApp.
Atenção: no slide de desenvolvimento há várias intervenções pertinentes; entretanto, selecione apenas algumas delas.
Fechamento
A atividade de fechamento será feita individualmente, com autonomia, pelos alunos. Oriente que façam a atividade final como se fosse uma tarefa. Explique o que e como devem fazer, conforme o slide de fechamento do plano de aula. Novamente, efetue apenas algumas das orientações desse slide.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acompanhar a criança durante a atividade. Efetue orientações para assegurar o protagonismo do aluno e o respeito por seus saberes e sua escrita.