Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo a pontuação no texto

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva e cópias dos materiais listados nas orientações.

BUCCINI, Marcos. O Macaco e o Rabo. 2011. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=jTuauy1ECm8>. Acesso em: 31 out. 2018.

Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto final dentro do texto.

Perceber a importância do uso do ponto final nas situações de escrita de frases pode também representar uma dificuldade para as crianças.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Liane Castro. Histórias Acumulativas. 2012. Disponível em: <http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em: 23 nov. 2018.

FERRAZ, Telma Leal; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Por que é tão difícil ensinar a pontuar?. Revista Portuguesa de Educação [en linea] 2002, 15. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2018.

MASSUCATO, Muriele; MAYRINK, Eduarda Diniz. Alfabetização: por que fazer agrupamentos positivos?. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos>. Acesso em: 04 out. 2018.

SANTOMAURO, Beatriz. Como ensinar pontuação. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao>. Acesso em: 01 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique às crianças que nesta aula elas irão conhecer um conto acumulativo, identificar num trecho desse conto a presença do sinal de pontuação (ponto final), buscando compreender a função do mesmo e seu efeito na entonação.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA