Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo a pontuação no texto

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva e cópias dos materiais listados nas orientações.

BUCCINI, Marcos. O Macaco e o Rabo. 2011. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=jTuauy1ECm8>. Acesso em: 31 out. 2018.

Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto final dentro do texto.

Perceber a importância do uso do ponto final nas situações de escrita de frases pode também representar uma dificuldade para as crianças.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Liane Castro. Histórias Acumulativas. 2012. Disponível em: <http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html>. Acesso em: 23 nov. 2018.

FERRAZ, Telma Leal; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Por que é tão difícil ensinar a pontuar?. Revista Portuguesa de Educação [en linea] 2002, 15. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2018.

MASSUCATO, Muriele; MAYRINK, Eduarda Diniz. Alfabetização: por que fazer agrupamentos positivos?. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos>. Acesso em: 04 out. 2018.

SANTOMAURO, Beatriz. Como ensinar pontuação. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao>. Acesso em: 01 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique às crianças que nesta aula elas irão conhecer um conto acumulativo, identificar num trecho desse conto a presença do sinal de pontuação (ponto final), buscando compreender a função do mesmo e seu efeito na entonação.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA