Exercícios de sistematização
Material complementar com exercícios de sistematização
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Se mudar de lugar, muda a palavra?
Por: Kelly Naiara Rosário
Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.
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4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Qualidade com economia de tempo
Tempo previsto: 60 min
Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos nas hipóteses iniciais (pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro), que ainda usam as letras aleatoriamente, podem ter dificuldade na diferenciação das palavras a partir da alteração das letras; já os silábicos e alfabéticos, mesmo diferenciando as letras, podem acabar fazendo uma leitura fonética, mas não lexical. Ajude-os a aplicar a palavra formada a contextos significativos de comunicação para que percebam de que palavra se trata.
Conversa inicial:
Tempo previsto: 15 min
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente o tema da aula e explique aos alunos que nesta aula vamos descobrir letras que podem transformar as palavras.
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientações: Revele aos alunos o título do poema a ser lido e procure despertar a curiosidade da classe, perguntando-lhes o que esperam encontrar no poema.
Apresente aos alunos o escritor Sérgio Caparelli. Destaque que uma das características especiais de sua poesia é brincar com o som e com o formato das palavras.
Convide os alunos para fazer a leitura do poema “A semana inteira” e use para isso as diferentes estratégias sugeridas.
Orientações: Neste momento, os alunos farão a leitura de um poema e poderão observar a importância do som para o construção lúdica do texto.
Você pode ler o poema para todos se apresentando como modelo de leitor; use a entonação, a impostação da voz, lendo alto e claro para que toda a classe possa ter uma boa referência de leitura coletiva. Você pode imprimir ritmo, como se estivesse lendo uma parlenda; por exemplo “Hoje é domingo”.
Outra possibilidade é um aluno voluntário ler, todos lerem juntos, dentre outras combinações possíveis (fileiras, meninas e meninos e outros agrupamentos). O poema pode ser lido várias vezes.
Materiais complementares: Encontre uma versão do poema: Clique Aqui.
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