Plano de Aula

Plano de aula: Mudando consoantes para formar outra palavra

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Se mudar de lugar, muda a palavra?

mais ações

Descrição

Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético

Prática de Linguagem

  • Análise Linguística/Semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender que as consoantes representam diferentes fonemas da língua e que ao trocar uma letra na palavra forma-se outra palavra

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 min

Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos nas hipóteses iniciais (pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro), que ainda usam as letras aleatoriamente, podem ter dificuldade na diferenciação das palavras a partir da alteração das letras; já os silábicos e alfabéticos, mesmo diferenciando as letras, podem acabar fazendo uma leitura fonética, mas não lexical. Ajude-os a aplicar a palavra formada a contextos significativos de comunicação para que percebam de que palavra se trata.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 15 min

Letras mágicas: mudando consoantes para formar outra palavra

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o tema da aula e explique aos alunos que nesta aula vamos descobrir letras que podem transformar as palavras.

Você gosta de poesia? Vamos ler um poema juntos?

Tempo sugerido: 14 minutos.

Orientações: Revele aos alunos o título do poema a ser lido e procure despertar a curiosidade da classe, perguntando-lhes o que esperam encontrar no poema.

Apresente aos alunos o escritor Sérgio Caparelli. Destaque que uma das características especiais de sua poesia é brincar com o som e com o formato das palavras.

Convide os alunos para fazer a leitura do poema “A semana inteira” e use para isso as diferentes estratégias sugeridas.

A semana inteira

Orientações: Neste momento, os alunos farão a leitura de um poema e poderão observar a importância do som para o construção lúdica do texto.

Você pode ler o poema para todos se apresentando como modelo de leitor; use a entonação, a impostação da voz, lendo alto e claro para que toda a classe possa ter uma boa referência de leitura coletiva. Você pode imprimir ritmo, como se estivesse lendo uma parlenda; por exemplo “Hoje é domingo”.

Outra possibilidade é um aluno voluntário ler, todos lerem juntos, dentre outras combinações possíveis (fileiras, meninas e meninos e outros agrupamentos). O poema pode ser lido várias vezes.

Materiais complementares: Encontre uma versão do poema: Clique Aqui.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados