Atividade para impressão - Cartaz cantiga de roda
Cartaz cantiga de roda
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quem canta, seus males espanta
Por: Claudia Novais Lima
Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora e da compreensão do sistema de escrita através do trabalho com cantigas de roda.
Veja todos os planos da sequência aqui.
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Qualidade com economia de tempo
Tempo previsto: 70 min
Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora e da compreensão do sistema de escrita através do trabalho com cantigas de roda.
Dificuldades antecipadas: Durante a realização do jogo as crianças podem apresentar dificuldade para lembrar a sequência das cirandas.
As crianças que estão nas hipóteses SSV e SCV podem apresentar dificuldade para identificar palavras dentro do texto enigmático, pois ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavra VIVO escrever IO, pois ainda não percebem que para formar a sílaba VI é necessário a consoante (V) + a vogal (I), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra. Enquanto a criança na hipótese SSV para a mesma palavra pode grafar PM, pois as mesmas ainda escrevem sem pauta sonora nenhuma.
Conversa inicial/Introdução:
Tempo previsto: 10 min
Explique para as crianças que nesta aula elas irão identificar e cantar cantigas de roda conhecidas durante o jogo Roleta das cantigas de roda, em seguida, reescreverão os versos enigmáticos das canções cantadas, trocando as imagens pelos nomes correspondentes.
Retome com as crianças as cantigas de roda que conhecem. Pergunte:
- Quais cantigas de roda vocês conhecem?
- Qual delas vocês gostam mais?
Explique para as crianças que na aula de hoje elas irão participar de um jogo: Roleta das cantigas de roda, e que durante o jogo elas terão que completar cantando as partes que faltam das cantigas de roda.
Motive a turma para assistir ao vídeo de mais duas cantigas de roda antes da realização do jogo. Diga:
- Vamos assistir ao vídeo de mais duas cantigas de roda?
- Prestem atenção e descubram se vocês as conhecem.
Exiba os vídeos das cantigas de roda.
Marcha soldado e A barata diz que tem, acessando:
https://youtu.be/HPQX39ZmJFY?si=XojSF7-nMGBe7LBs
https://youtu.be/1F3E65hxcSk?si=bNPL1MLVMYc60uIx
Cada vídeo tem a duração aproximada de 2 minutos.
Caso não seja possível exibir os vídeos, ou baixar a música para as crianças ouvirem, cante para a turma as duas canções.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).