Plano de Aula

Plano de aula: Identificando e cantando cantigas de roda

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quem canta, seus males espanta

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora e da compreensão do sistema de escrita através do trabalho com cantigas de roda.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, duplex ou papelão, clipes, tesoura, cola, fita adesiva e cópias dos materiais listados nas orientações.

Vídeo das cantigas de roda. Disponivel em: https://lunetas.com.br/45-cantigas-folcloricas-para-brincar-de-roda-com-as-criancas/. Acesso em 08 de outubro de 2018.

Dificuldades antecipadas: Durante a realização do jogo as crianças podem apresentar dificuldade para lembrar a sequência das cirandas.

As crianças que estão nas hipóteses SSV e SCV podem apresentar dificuldade para identificar palavras dentro do texto enigmático, pois ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavra VIVO escrever IO, pois ainda não percebem que para formar a sílaba VI é necessário a consoante (V) + a vogal (I), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra. Enquanto a criança na hipótese SSV para a mesma palavra pode grafar PM, pois as mesmas ainda escrevem sem pauta sonora nenhuma.

Referências sobre o assunto:

CHARTIER, A. M. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 30 de agosto de 2018.; https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos. Acesso em 04 de outubro de 2018; https://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/. Acesso em 02 de outubro de 2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique para as crianças que nesta aula elas irão identificar e cantar cantigas de roda conhecidas durante o jogo Roleta das cantigas de roda, em seguida, reescreverão os versos enigmáticos das canções cantadas, trocando as imagens pelos nomes correspondentes.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados