Plano de Aula

Plano de aula: Identificando e cantando cantigas de roda

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quem canta, seus males espanta

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Descrição

Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora e da compreensão do sistema de escrita através do trabalho com cantigas de roda.

Veja todos os planos da sequência aqui.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador com acesso à internet, projetor multimídia, caixas de som.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Roleta da cantigas de roda: https://wordwall.net/pt/resource/79870176

  • Materiais diversos:
    papel metro ou cartolina, duplex ou papelão, clipes, tesoura, cola, fita adesiva e cópias dos materiais listados nas orientações.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Decodificação / Fluência de leitura / Formação do leitor

Prática de Linguagem

  • Análise Linguística/Semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Ler cantigas de roda conhecidas, completando oralmente e através da escrita as partes que estiverem faltando.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 70 min

Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora e da compreensão do sistema de escrita através do trabalho com cantigas de roda.

Dificuldades antecipadas: Durante a realização do jogo as crianças podem apresentar dificuldade para lembrar a sequência das cirandas.

As crianças que estão nas hipóteses SSV e SCV podem apresentar dificuldade para identificar palavras dentro do texto enigmático, pois ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavra VIVO escrever IO, pois ainda não percebem que para formar a sílaba VI é necessário a consoante (V) + a vogal (I), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra. Enquanto a criança na hipótese SSV para a mesma palavra pode grafar PM, pois as mesmas ainda escrevem sem pauta sonora nenhuma.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução:

Tempo previsto: 10 min

Identificando e cantando cantigas de roda

Explique para as crianças que nesta aula elas irão identificar e cantar cantigas de roda conhecidas durante o jogo Roleta das cantigas de roda, em seguida, reescreverão os versos enigmáticos das canções cantadas, trocando as imagens pelos nomes correspondentes.

Trabalhando com novas cantigas de roda

Retome com as crianças as cantigas de roda que conhecem. Pergunte:

- Quais cantigas de roda vocês conhecem?

- Qual delas vocês gostam mais?

Explique para as crianças que na aula de hoje elas irão participar de um jogo: Roleta das cantigas de roda, e que durante o jogo elas terão que completar cantando as partes que faltam das cantigas de roda.

Motive a turma para assistir ao vídeo de mais duas cantigas de roda antes da realização do jogo. Diga:

- Vamos assistir ao vídeo de mais duas cantigas de roda?

- Prestem atenção e descubram se vocês as conhecem.

Exiba os vídeos das cantigas de roda.

Marcha soldado e A barata diz que tem, acessando:

https://youtu.be/HPQX39ZmJFY?si=XojSF7-nMGBe7LBs

https://youtu.be/1F3E65hxcSk?si=bNPL1MLVMYc60uIx

Cada vídeo tem a duração aproximada de 2 minutos.

Caso não seja possível exibir os vídeos, ou baixar a música para as crianças ouvirem, cante para a turma as duas canções.

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