Plano de Aula
Plano de aula: Planejando campanhas educativas.
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans
Insira seu Whatsapp para receber o PDF!
Preencha com o seu número de telefone
mais ações
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários: Papéis, lápis e borracha.
Informações sobre o gênero: O slogan é constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.
Sua estrutura composicional geralmente contém:
- Título ( apresenta a ideia principal),
- Subtítulo ( apresenta uma idéia complementar ao título),
- Logomarca ( junção do símbolo da empresa e seu nome,
- Logotipo ( representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca ),
- Slogan ( frase curta, de fácil memorização).
Dificuldades antecipadas: Fazer o rascunho da campanha em termos de sua estrutura composicional e escrever o texto do slogan.
Referências sobre o assunto:
LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008.
Produção de Textos Escritos. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2019
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Uberlândia/MG - 2015).
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma que a proposta da aula é planejar uma campanha educativa com temas diferenciados e relacionados ao contexto escolar.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Planejando campanhas educativas.
Finalidade da aula: Planejar e construir coletivamente uma campanha (slogan) para a escola levando em consideração as necessidades do contexto escolar.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Slogans
Objetos do conhecimento: Escrita (autônoma e compartilhada) / Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma).
Prática de linguagem: Produção de texto.
Habilidade da BNCC: EF15LP05
Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA