Plano de Aula
Plano de aula: Planejando campanhas educativas.
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários: Papéis, lápis e borracha.
Informações sobre o gênero: O slogan é constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.
Sua estrutura composicional geralmente contém:
- Título ( apresenta a ideia principal),
- Subtítulo ( apresenta uma idéia complementar ao título),
- Logomarca ( junção do símbolo da empresa e seu nome,
- Logotipo ( representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca ),
- Slogan ( frase curta, de fácil memorização).
Dificuldades antecipadas: Fazer o rascunho da campanha em termos de sua estrutura composicional e escrever o texto do slogan.
Referências sobre o assunto:
LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008.
Produção de Textos Escritos. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2019
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Uberlândia/MG - 2015).
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma que a proposta da aula é planejar uma campanha educativa com temas diferenciados e relacionados ao contexto escolar.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Organize a turma dividindo-a em 4 grupos, podendo ou não ser os mesmos da aula anterior. Garanta que na formação dos grupos os alunos estejam em níveis diferentes de escrita e leitura (de forma heterogênea quanto aos conhecimentos da língua escrita).
- Explique que nesta aula cada grupo irá planejar uma campanha educativa com temas diferenciados e relacionados ao contexto escolar.
- Serão selecionados 4 temas diversos, sendo um tema por grupo para a produção da campanha. Os temas poderão surgir dos próprios alunos de acordo com seus interesses ou observações sobre a realidade de sua escola.
- Caso tenham dificuldades em pensar sobre os temas, seguem algumas sugestões para discussão com os alunos: sala limpa (lixo na sala de aula), alimentação saudável na escola (merenda escolar), uso correto do banheiro, regras do recreio, cuidados com o jardins da escola, bullying, etc.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações:
- Após a explicação do que será a atividade e a organização da turma, inicie a entrega de papéis (servirão de rascunho) para cada grupo.
- Proponha uma discussão sobre os possíveis temas que poderão ser utilizados na criação das campanhas, lembrando que o foco será o ambiente escolar, ou seja, sobre o que precisa ser melhorado neste ambiente e que, posteriormente, será divulgado para toda a escola. (Pensar criticamente sobre o que é importante para os cuidados da criança no ambiente escolar).
- Definido os temas por grupo, explique que farão um “tour” pela escola para observar e escrever uma lista com dados sobre o que observaram à respeito do seu tema.
- Após o levantamento dos dados sobre o tema que cada grupo escolheu, convide os alunos a realizar o planejamento da campanha, pensando nas condições de produção.
- Oriente os alunos a escreverem o rascunho dessa campanha: pensar sobre qual será o slogan, o público destinado, o local em que irão divulgá-la e como, se irão fazer cartazes ou utilizar computador, filmadoras ou farão a mão livre, quais cores usarão, tipos de letras, etc.
- É importante lembrar com os alunos as características que já foram trabalhadas ao longo de todos os planos sobre o que seria exatamente necessário para a produção de uma campanha.
- Observação: Ao saírem em tour pelos ambientes da escola verificar o que será necessário planejar, utilizando de uma lista para os dados coletados (registro das observações).
- Relembre pontos importantes do que já aprenderem sobre a estrutura textual desse gênero:
- O slogan é constituído de imagem e textos curtos de fácil memorização com letras e cores fortes para chamar a atenção de quem está lendo, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.
- Além de ter imagens e escritas, as campanhas publicitárias despertam nas pessoas a vontade de cumprir uma ideia proposta e acreditar nela, e que isso é o sentido que o texto quer alcançar. Que as palavras escritas que formam o slogan são escolhidas e organizadas com uma forte intenção de conseguir convencer o leitor e fazê-lo acreditar que isso será “bom”.
- Reflita: Basta ter somente a imagem no cartaz para que a mensagem da campanha seja entendida? O que mais pode ajudar nessa compreensão?
- A frase SLOGAN da campanha é muito importante, pois complementa a imagem (ou vice-versa) para que o assunto tratado seja melhor entendido pelo público leitor.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Após a finalização do rascunho da campanha pelos grupos, explique que na próxima aula irão revisá-lo e partir para a produção propriamente dita da campanha.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui) e Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Marque um encontro pelo Google Meet ou outro canal de comunicação e siga as orientações do plano.
Caso sua aula seja assíncrona, organize antecipadamente os grupos e envie um vídeo ou áudio com as orientações propostas nesta etapa do plano.
Adapte o contexto da campanha à realidade vivida por sua turma neste momento, não apenas no nível macro contextual (pandemia), mas também com relação às especificidades atuais de seu município, bairro, escola ou turma. Por exemplo, você pode sugerir uma campanha para arrecadar alimentos para algumas famílias que estejam necessitando, para divulgar a importância das pessoas seguirem os protocolos de saúde em seu município ou para divulgar a importância de enviarmos mensagens de afeto a amigos e familiares durante este período de distanciamento social.
Desenvolvimento
Durante o encontro, organize o trabalho em grupos abrindo novas abas no navegador e iniciando novas reuniões apenas entre os integrantes de cada grupo (lembre-se de manter a conexão da reunião inicial).
Compartilhe um arquivo do Google Docs com cada grupo e oriente as crianças com relação ao registro das ideias do grupo nesse documento.
Acompanhe a realização da atividade acessando alternadamente as reuniões de cada grupo e siga as orientações do plano com relação às intervenções a serem feitas.
Caso a sua aula seja assíncrona, envie as orientações pelos canais de comunicação disponíveis. Oriente os membros de cada grupo a conversarem entre si pelo WhatsApp e defina um aluno para enviar a você retornos sobre a realização da tarefa.
Sendo possível, agende videochamadas com cada grupo para orientar a realização da tarefa.
Fechamento
Finalize o encontro ou envie um áudio seguindo a orientação do plano.
Convite às famílias
Você pode auxiliar as crianças a refletirem sobre o atual contexto e escolherem temas relevantes para a sua campanha educativa. Uma sugestão de site onde pesquisar ideias sobre formas de apresentação da campanha está disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Planejando campanhas educativas.
Finalidade da aula: Planejar e construir coletivamente uma campanha (slogan) para a escola levando em consideração as necessidades do contexto escolar.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Slogans
Objetos do conhecimento: Escrita (autônoma e compartilhada) / Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma).
Prática de linguagem: Produção de texto.
Habilidade da BNCC: EF15LP05
Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.