Plano de Aula

Plano de aula: Planejando campanhas educativas.

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Papéis, lápis e borracha.

Informações sobre o gênero: O slogan é constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.

Sua estrutura composicional geralmente contém:

  • Título ( apresenta a ideia principal),
  • Subtítulo ( apresenta uma idéia complementar ao título),
  • Logomarca ( junção do símbolo da empresa e seu nome,
  • Logotipo ( representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca ),
  • Slogan ( frase curta, de fácil memorização).

Dificuldades antecipadas: Fazer o rascunho da campanha em termos de sua estrutura composicional e escrever o texto do slogan.

Referências sobre o assunto:

LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008.

Produção de Textos Escritos. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2019

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Uberlândia/MG - 2015).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma que a proposta da aula é planejar uma campanha educativa com temas diferenciados e relacionados ao contexto escolar.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos