Atividade impressão - Slogan - LP01_05SQA05
Plano de Aula
Plano de aula: Listando as características de campanhas publicitárias
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).
Materiais necessários: cópias da campanha publicitária “HIGIENE SUAS MÃOS”, disponível aqui, ou outra que o professor tiver disponível, papéis e lápis.
Dificuldades antecipadas: Refletir como se deve dar a construção escrita de slogans em campanhas publicitárias.
Materiais complementares - referência bibliográfica:
LELO.;K.L.R.;SILVA.;A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In:Produção de textos na escola:reflexões e práticas no Ensino Fundamental(org) LEAL.;T.F.;BRANDÃO.;A.C. Belo Horizonte:Autêntica,2006 .
Diversidade textual: propostas para a sala de aula . Formação continuada de professores / coordenado por Márcia
Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.
Diversidade textual: os gêneros na sala de aula/organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti. 1.ed., 1. reimp. — Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
Outras referências sobre o assunto:
Significado de Slogan, disponível em: https://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 21 de novembro de 2018.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011
BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 .
Características do gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.
Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a
atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.
Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula, em que será feita uma atividade de estudo sobre CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Organize a sala em fileiras com as carteiras agrupadas de duas em duas e forme duplas com os alunos.
- Converse com a turma fazendo alguns questionamentos: “vocês se lembram de alguma campanha publicitária? Qual? Em que locais costumamos ver campanhas publicitárias? Vocês acham que essas campanhas podem mudar o comportamento das pessoas? Podem dar alguns exemplos?”
- Em seguida, explique que nesta aula iremos organizar uma lista com as características desse gênero textual, por isso, é importante perceberem o que é necessário para a construção de uma campanha publicitária.
- Distribua uma cópia para cada dupla de alunos da campanha “HIGIENIZE SUAS MÃOS”.
- Proponha que cada dupla observe o cartaz analisando a imagem e fazendo a leitura do texto escrito presente nele.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
- Após a explicação do que será a atividade, volte a atenção para o processo de leitura da campanha. Certifique-se que todos conseguiram ler o texto que acompanha a imagem presente na campanha.
- Depois da exploração do texto em si e da leitura coletiva, peça aos alunos que reflitam sobre o que foi necessário ter no texto para a confecção desta campanha (O que tem no cartaz?). Leve-os a perceberem a relação que existe entre a imagem com o texto.
- Será um momento de levantamento das informações sobre algumas das características desse gênero para posteriormente seguir com a criação da lista com essa estrutura.
- É importante que você, professor, conduza essa análise levando os alunos a perceberem que o gênero é constituído de imagem e textos curtos de fácil memorização com letras e cores fortes para chamar a atenção de quem está lendo, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.
- Prossiga provocando uma reflexão sobre o sentido que o slogan da campanha tenta provocar nas pessoas, no caso, “HIGIENIZE SUAS MÃOS”.
- Neste momento conduza os alunos a perceberem que além de ter imagens e escritas, as campanhas publicitárias despertam nas pessoas a vontade de cumprir uma ideia proposta e acreditar nela, e que isso é o sentido que o texto quer alcançar. Que as palavras escritas que formam o slogan são escolhidas e organizadas com uma forte intenção de conseguir convencer o leitor e fazê-lo acreditar que isso será “bom”.
- Prossiga com a criação da lista com as características do gênero, de forma coletiva estimulando a participação de todos os alunos da classe.
- Na construção da lista pode-se utilizar papéis e lápis solicitando às duplas que pensem sobre o que é necessário para criar uma campanha. Deixe livre esse registro, ou seja, eles poderão desenhar ou escrever o que decidirem juntos.
- Em seguida, cada dupla deverá apresentar para o restante da sala lendo o que escreveram ou relatando sobre os desenhos que ilustram sobre o que pensaram.
- Após todas as duplas apresentarem as suas conclusões, faça um fechamento buscando resumir quais são as principais características do gênero campanha publicitária, registrando-as no quadro em forma de lista.
Características do gênero:
Constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço. Sua estrutura composicional geralmente contém:
- Título (apresenta a ideia principal),
- Subtítulo (apresenta uma idéia complementar ao título),
- Logomarca (junção do símbolo da empresa e seu nome,
- Logotipo (representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca),
- Slogan (frase curta, de fácil memorização).
(Fonte: Dissertação de mestrado por Caroline Costa Silva - Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda : uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica- Uberlândia/MG - 2015).
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Utilize os momentos finais da aula para fazer uma nova leitura do que foi escrito na lista, sintetizando a estrutura composicional do gênero e chamando novamente a atenção para as suas características.
Dificuldades encontradas e possíveis intervenções:
- No momento da introdução, é importante lembrar o que é mesmo uma campanha educativa. Recorde com as crianças sobre a campanha estudada “Afaste os bichos, lave as mãos”, para que possam perceber a existência das imagens, textos ( títulos, slogans) e sua função.
- Uma possível dificuldade poderia estar centrada na compreensão dos efeitos de sentido que existem por trás de cada slogan. O que poderia facilitar a compreensão é citar exemplos de propagandas/ anúncios de produtos famosos voltados para o público infantil, como por exemplo a do chocolate BIS “Quem pede um pede BIS”, do iogurte “Danoninho: vale por um bifinho”, do achocolatado “Super Nescau, energia que dá gosto!”, etc.
- No ato da leitura dos textos, muitos alunos podem ainda não dominar o processo de decodificação da escrita, por isso, é importante a ajuda do professor e dos colegas que estão mais avançados na leitura. Reflita sobre palavras que conhecem no texto, onde começamos a ler, que letra está neste início, quantas palavras tem no texto, etc.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Antecipadamente, crie um arquivo de texto (Word, Google Docs ou outro). Marque um encontro pelo Google Meet ou outro canal de comunicação que permita o compartilhamento de tela, compartilhe a imagem da campanha disponível aqui e siga as orientações do plano.
Caso a sua aula seja assíncrona, envie à turma o link da imagem a ser trabalhada nesta aula, disponível aqui, junto a um áudio ou vídeo contendo as intervenções sugeridas no plano.
Desenvolvimento
Ainda durante o encontro, registre em seu arquivo de texto a lista criada coletivamente, compartilhando a sua tela com as crianças durante o encontro.
No caso de aulas assíncronas, solicite que as crianças enviem áudios a você citando as características desse gênero textual. A partir desses áudios, elabore a lista e envie sua imagem às crianças, solicitando que leiam e digam se a consideram completa.
Fechamento
Finalize o encontro seguindo as orientações do plano.
Em aulas assíncronas, envie um áudio com a sua leitura da lista.
Convite às famílias
Você pode expandir este estudo convidando as crianças para analisarem juntos campanhas publicitárias que objetivam divulgar produtos para consumo infantil: alimentos, brinquedos, vestuário etc., no sentido de verificarem as mensagens subjacentes a cada uma delas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Listando as características de campanhas publicitárias
Finalidade da aula: Compreender as particularidades dos textos desse gênero e empregar os recursos correspondentes em suas próprias produções. Fazer coletivamente uma lista com as características do gênero para ser afixada no mural.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Slogans
Objetos do conhecimento: Forma de composição dos textos.
Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica (alfabetização)
Habilidade da BNCC: EF12LP15
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).
Materiais necessários: cópias da campanha publicitária “HIGIENE SUAS MÃOS”, disponível aqui, ou outra que o professor tiver disponível, papéis e lápis.
Dificuldades antecipadas: Refletir como se deve dar a construção escrita de slogans em campanhas publicitárias.
Materiais complementares - referência bibliográfica:
LELO.;K.L.R.;SILVA.;A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In:Produção de textos na escola:reflexões e práticas no Ensino Fundamental(org) LEAL.;T.F.;BRANDÃO.;A.C. Belo Horizonte:Autêntica,2006 .
Diversidade textual: propostas para a sala de aula . Formação continuada de professores / coordenado por Márcia
Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.
Diversidade textual: os gêneros na sala de aula/organizado por Carmi Ferraz Santos, Márcia Mendonça, Marianne C.B. Cavalcanti. 1.ed., 1. reimp. — Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
Outras referências sobre o assunto:
Significado de Slogan, disponível em: https://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 21 de novembro de 2018.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011
BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 .
Características do gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.
Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a
atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.
Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.