Anexo - Ficha descritiva dos Biomas
Plano de Aula
Plano de aula: Biomas brasileiros e a matemática do clima
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Descrição
Este plano de aula integra o trabalho com a habilidade de Geografia EF07GE02 que objetiva analisar os impactos da exploração de recursos naturais e das mudanças climáticas sobre diferentes biomas e territórios e a habilidade de Matemática EF07MA17–18 que busca organizar, representar e interpretar dados estatísticos — essenciais para tratar de séries meteorológicas, níveis de CO2 e tendências climáticas.
Os biomas brasileiros são caracterizados por um conjunto de fatores, impactados pelas mudanças climáticas de formas diversas. Ao analisar dados climáticos e relacioná-los com a modificação das paisagens nos diferentes territórios torna-se possível sensibilizar os estudantes sobre a importância de ações locais, favoráveis à adaptação das espécies. Com as discussões propostas, os estudantes serão motivados a investigar as características dos biomas e projetar cenários futuros afetados pelas mudanças climáticas. Com base nas tendências obtidas a partir dos dados matemáticos, discute-se formas de mudar suas projeções e intervir com ações capazes de minimizar os danos causados por essas mudanças. Para ampliar as compreensões sobre o assunto, você pode explorar outros planos sobre mudanças climáticas e sobre os biomas brasileiros, repertoriando os estudantes para as propostas que serão desenvolvidas nesta aula.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
computador, tablet ou celular com acesso à Internet.
Materiais diversos:
Anexo 1 sugerido no plano; materiais para registro, incluindo canetinhas, lápis de cor, etc.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Biomas brasileiros.
- Mudanças climáticas.
- Gráficos e tabelas.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar as características dos biomas brasileiros.
- Reconhecer as modificações dos biomas causadas pelas mudanças climáticas.
- Analisar e interpretar dados estatísticos (taxas de precipitação, índices de queimadas, ocupação do solo, emissões de CO2).
- Identificar tendências e correlações entre as atividades humanas e as alterações nos biomas.
- Analisar criticamente a relação entre dados matemáticos e problemas ambientais, elaborando propostas de intervenção com base nas informações obtidas.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura digital
10. Responsabilidade e cidadania
Acesse
- BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- UNESCO. Guia para Currículos Verdes: ensino e aprendizagem para a ação climática. Paris: UNESCO, 2024. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000393753. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- UNESCO. Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. Paris: UNESCO, 2023. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Paris: UNESCO, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
Bibliografia
- INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. A região Amazônica possui uma das maiores precipitações do mundo. Climanálise, [s. d.]. Disponível em: http://climanalise.cptec.inpe.br/~rclimanl/boletim/cliesp10a/fish.html. Acesso em: 8 de agosto de 2025.
- EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Precipitação e evaporação na Caatinga. Agência de Informação Tecnológica, [s. d.]. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/bioma-caatinga/clima/precipitacao-e-evaporacao. Acesso em: 8 de agosto de 2025.
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Aula
Sobre este plano
Tempo previsto: 150 minutos (considerando duas aulas de Geografia e uma aula de Matemática).
Este plano está organizado para ser desenvolvido em duas aulas de 50 minutos de Geografia e uma aula de 50 minutos de Matemática. Ele integra atividades de Geografia e Matemática e, dessa forma, é importante organizar essa integração como forma de favorecer e apoiar a construção de aprendizagens dos estudantes.
Para a aula de Geografia, considere a primeira parte da proposta sendo desenvolvida na perspectiva de sala de aula invertida e oriente previamente a investigação a ser realizada pelos grupos. Distribua um bioma para cada grupo e construa com eles o roteiro que deve estruturar essa pesquisa.
Para a aula de Matemática, é importante providenciar acesso à internet, já que os estudantes precisarão utilizar uma IA generativa, uma sugestão é trabalhar com o ChatGPT ou Gemini para favorecer a análise dos dados. O acesso aos dados físicos estão nos anexos, portanto, é ideal imprimir um para cada grupo de modo que eles possam discutir entre si sobre os pontos abordados.
Dificuldades antecipadas:
As aulas estão estruturadas para o uso de recursos digitais e, de forma mais específica, da IA. Alguns estudantes podem apresentar dificuldades para interpretar gráficos e tabelas com informações numéricas, especialmente se os dados estiverem organizados em escalas maiores. Nesses casos, o professor pode utilizar exemplos visuais simplificados, fazer leitura coletiva e mediação passo a passo da interpretação. Também é possível que surjam dúvidas sobre como elaborar perguntas para a IA. Por isso, recomenda-se apresentar exemplos de bons prompts, explicar o que torna uma pergunta clara e estimular os grupos a revisar suas formulações antes do envio. Além disso, o professor deve reforçar que a IA nem sempre traz respostas corretas ou atualizadas, sendo essencial checar fontes e desenvolver uma postura crítica diante das informações recebidas.
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 50 minutos.
Inicie a aula organizando a turma nos grupos para a construção das fichas descritivas dos biomas. No Anexo I, você encontra um modelo de ficha que pode apoiar essa construção. Nessa produção, é importante que indiquem clima, regime de chuvas, vegetação, biodiversidade, localização, principais atividades desenvolvidas, etc.
Após finalizarem o registro nas fichas, coloque-as em local visível e distribua post-its para todos da sala (adapte o recurso de acordo com a disponibilidade de materiais). Os estudantes devem indicar, nas fichas, impactos ambientais que afetam diretamente esses biomas. Eles registram no post it e o colocam na ficha correspondente.
Distribua novamente as fichas para os respectivos grupos e questione-os:
- Os impactos indicados nas fichas mudariam as características do bioma?
- Por que isso está acontecendo?
- Quais as consequências disso ao longo do tempo?
Os grupos devem então projetar esses cenários a partir dos impactos indicados. O registro pode ser feito por meio de desenhos, esquemas ou outra forma de linguagem, desde que represente como o grupo imagina esse bioma futuramente. Com essa etapa concluída, informe que eles seguirão com a proposta na aula de Matemática e que os dados obtidos subsidiarão as discussões da próxima aula de Geografia.
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