Plano de aula: Formando palavras com sílabas diversas

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Se mudar de lugar, muda a palavra?

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar e comparar os diferentes fonemas da língua e a forma como se posicionam para formar diferentes palavras.

Materiais necessários:

• Suporte amplo para leitura ou projeção da parlenda.
  • Garrafas com sílabas pré-determinadas.
  • Bola para acertar as garrafas.
  • Cópia da parlenda para todos os alunos.
  • Para que esta aula aconteça será necessário preparar o jogo de boliche descrito :CLIQUE AQUI

Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos ou os que não fazem correspondência sonora necessitarão de apoio na composição silábica. Como a maior parte das atividades é coletiva, assuma o papel da mediação, produzindo perguntas que ajudarão os alunos a avançar em suas hipóteses, provocando-os a observar semelhanças e a identificar palavras que são escritas com as mesmas sílabas. Na leitura e comparação da parlenda, agrupe alunos em hipóteses aproximadas e faça as intervenções necessárias junto às crianças que ainda não têm valor sonoro. São ideais agrupamentos que reúnam:

• pré-silábicos com silábicos;
  • silábicos sem valor sonoro com silábicos com valor sonoro;
  • silábicos com valor sonoro com os silábico-alfabéticos;
  • silábico-alfabéticos com os alfabéticos.

A ideia de jogar o boliche para selecionar as sílabas que poderão compor a palavra certamente empolgará os alunos, mas deve necessitar de uma organização mais cuidadosa, como a disposição em filas ou em grupos. Pense no ideal para sua turma.

Referências sobre o assunto:

GROSSI, Esther Pillar. Didática da Alfabetização. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

LOPES, Flavia. O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. Psicol. Esc. Educ. vol.8 no.2 Campinas Dec. 2004

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequência didática para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Receba os alunos e apresente-lhes o tema da aula. Explique-lhes que vamos estudar palavras que terminam com o mesmo som.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA