Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Organizando um mural só de campanhas publicitárias.
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans
Descrição
Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).
Veja todos os planos da sequência aqui.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Projetor, Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet - Recursos Educacionais Digitais:
Conjunto de slides com os diferentes gêneros textuais: https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vQ1DnjBEHpmq-FKXKyCs_ON5FU819nh5SHiTsOJapAsZw_u6hbMkRx-RPsBdk73EUGyxj6wV4suwDNF/pub?start=true&loop=false&delayms=60000&slide=id.g8f48f7049a_0_56
Jogo: Caça aos slogans: https://wordwall.net/play/3604/905/613 - Materiais diversos:
Panfletos de campanhas de conscientização diversas. Poderão ser utilizados panfletos de campanhas educativas disponíveis em sua cidade.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição do texto
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Compreender as particularidades dos textos desse gênero, observando sua estrutura e características.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Acesse
- O que é slogan e como criar uma frase poderosa?. Disponível em: <https://www.nuvemshop.com.br/blog/o-que-e-slogan/>. Acesso em: 01 out.. 2024.
Bibliografia
- SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
- SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
- CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011
- BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
- LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F; BRANDÃO, A.C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
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Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 55 min
Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).
Dificuldades antecipadas: Familiarização com determinados tipos de slogans, conhecimento de mundo.
Características do gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.
Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.
Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.
Organização da aula
Conversa inicial/Introdução:
Tempo previsto: 10 min

Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula, em que será feita uma atividade de selecionar textos de campanha publicitária dentre outros para a montagem de um MURAL PUBLICITÁRIO.

Organize a turma numa grande roda.
Deixe o projetor com os slides preparados para a atividade. O conjunto de slides apresenta diferentes gêneros textuais: bilhetes, receitas, convites, campanhas educativas publicitárias, histórias em quadrinhos, contos, poemas etc.
Projete cada um dos slides e faça perguntas sobre as características dos gêneros. Depois, diga que eles devem escolher os textos que são de campanhas publicitárias. Este primeiro momento será de exploração. Os estudantes devem expor o que sabem sobre cada um dos gêneros.
Caso não consiga utilizar os slides, disponha no centro da roda uma caixa surpresa com o título CORREIO, contendo textos de diferentes gêneros textuais, tais como: bilhetes, receitas, convites, campanhas educativas publicitárias, histórias em quadrinhos, contos, poemas etc. (de preferência que estejam em seu respectivo suporte).
Converse com as crianças explicando o que será a atividade da aula, ou seja, que nesta caixa existem diferentes gêneros textuais, mas que devemos selecionar somente os que são de campanha publicitária.
Abuse um pouco da criatividade e diga que nesta caixa do correio o carteiro deixou vários textos para o dono da casa, porém como ele precisa montar um mural somente com CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS para levar ao seu trabalho, nós vamos ajudá-lo nesta tarefa separando os textos e organizando-os para ele.
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