Plano de Aula

Plano de aula: Organizando um mural só de campanhas publicitárias.

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans

mais ações

Descrição

Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).

Veja todos os planos da sequência aqui.

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Forma de composição do texto

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender as particularidades dos textos desse gênero, observando sua estrutura e características.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 55 min

Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação “vida pública”. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica (alfabetização).

Dificuldades antecipadas: Familiarização com determinados tipos de slogans, conhecimento de mundo.

Características do gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução:

Tempo previsto: 10 min

Mural publicitário

Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula, em que será feita uma atividade de selecionar textos de campanha publicitária dentre outros para a montagem de um MURAL PUBLICITÁRIO.

Vamos organizar um mural publicitário?

Organize a turma numa grande roda.

Deixe o projetor com os slides preparados para a atividade. O conjunto de slides apresenta diferentes gêneros textuais: bilhetes, receitas, convites, campanhas educativas publicitárias, histórias em quadrinhos, contos, poemas etc.

Projete cada um dos slides e faça perguntas sobre as características dos gêneros. Depois, diga que eles devem escolher os textos que são de campanhas publicitárias. Este primeiro momento será de exploração. Os estudantes devem expor o que sabem sobre cada um dos gêneros.

Caso não consiga utilizar os slides, disponha no centro da roda uma caixa surpresa com o título CORREIO, contendo textos de diferentes gêneros textuais, tais como: bilhetes, receitas, convites, campanhas educativas publicitárias, histórias em quadrinhos, contos, poemas etc. (de preferência que estejam em seu respectivo suporte).

Converse com as crianças explicando o que será a atividade da aula, ou seja, que nesta caixa existem diferentes gêneros textuais, mas que devemos selecionar somente os que são de campanha publicitária.

Abuse um pouco da criatividade e diga que nesta caixa do correio o carteiro deixou vários textos para o dono da casa, porém como ele precisa montar um mural somente com CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS para levar ao seu trabalho, nós vamos ajudá-lo nesta tarefa separando os textos e organizando-os para ele.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos