Plano de Aula

Plano de aula: Brincando de montar campanhas.

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans

mais ações

Descrição

Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    TuxPaint - Tutorial e link para download: https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/tux-paint/

  • Materiais diversos:
    Cópias das campanhas “Afaste os bichos, lave as mãos”, “Higienize as mãos”, “Hoje é o dia mundial de lavar as mãos” e “Suas mãos levam à saúde”, slogans dessas campanhas em tiras com os textos digitados, folhas de cartolina A3, folhas de papel craft, desenhos de bichinhos, molde de mão, papéis em diferentes cores, molde de letras, letras móveis, revistas para recorte, lápis, tesoura, cola, canetinhas, lápis de cor e matrizes xerocadas (formatação do gênero).

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Forma de composição dos textos.

Prática de Linguagem

  • Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)

Objetivos de aprendizagem

  • Criar imagens e ilustrações para os slogans de campanhas publicitárias, adequando o conteúdo do texto verbal com o texto não verbal.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 75 min

Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Informações sobre o gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.

O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Dificuldades antecipadas: Ler os textos e escrevê-los considerando os aspectos da cultura escrita (segmentação e orientação na página escrita).

Organização da aula

Conversa inicial

Tempo previsto: 15 min

Brincando de montar campanhas

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para os alunos qual é a proposta da aula: realizar uma atividade de estudo sobre SLOGAN e CAMPANHA PUBLICITÁRIA.

Lendo os slogans da campanha

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Organize a turma formando apenas 4 grupos. Nesses agrupamentos selecione alunos em diferentes níveis de escrita e leitura, de forma que uns possam ajudar os outros no processo da leitura dos textos. (Esta seleção já pode ter sido pensada e escrita pelo professor com antecedência à aula para agilizar a organização dos grupos)

Para esta aula foram selecionadas 4 campanhas publicitárias cujo tema é saúde. Consta no arquivo para impressão (acesse aqui).

Distribua apenas um slogan de determinada campanha para cada grupo, impresso em uma tira de papel à parte, conforme mostrado no slide (cada grupo ficará com um tipo de slogan diferente dos demais).

Reserve a campanha completa (imagens relacionadas a esses slogans) para o momento do fechamento da aula.

Diga às crianças que a proposta da aula será a produção de um cartaz com a campanha completa a partir do slogan.

Explique que irão produzir o cartaz em uma ferramenta tecnológica que permite que realizem desenhos.

Explique que metade dos alunos de cada grupo irá produzir a imagem referente ao slogan e que a outra metade do grupo irá formatar esse slogan (reescrevê-lo) na ferramenta.

Caso não consiga utilizar a ferramenta realize a atividade de forma analógica, Será entregue uma cartolina para cada grupo que será dividida ao meio, para que sejam feitas essas duas propostas, mas pensando na campanha como um todo.

Explique que depois destas duas tarefas cada grupo deverá apresentar o cartaz de sua campanha completo na ferramenta e será impresso para que seja exposto na sala de aula. Deixe claro que o grupo irá trabalhar com o aspecto artístico da campanha (imagem, desenhos , ilustrações, fotografias, pintura,etc) e gráficos do slogan (tipo de letra, tamanho, cor, espessura, etc).

Observações:

As cópias das campanhas devem ser previamente impressas para a sua apresentação ao final da aula.

Instale o aplicativo TuxPaint nos computadores ou tablets com antecedência, deixando tudo preparado para que iniciem a tarefa na parte do desenvolvimento da aula.

Produza cartões/tiras de papel com os textos dos slogans digitados de forma padronizada para cada grupo.

Caso seja realizada no modo analógico, utilize a folha de cartolina como base para a construção dos cartazes pelas crianças, sendo dividida ao meio para cada metade do grupo. Ao final, deverá ser montada em uma cartolina inteira ou papel craft cujo tamanho seja suficiente para a montagem das duas partes da campanha produzida pelo grupo.

No momento da reescrita do slogan oriente os alunos para estar atentos ao aspectos gráficos e artísticos do slogan, como: tamanho da letra, cor, espessura, se é desenhada ou digitada, mais quadrada ou redonda, utilizando-se de materiais diversos.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos