Plano de Aula

Plano de aula: Brincando de montar campanhas.

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Materiais necessários: Cópias das campanhas “Afaste os bichos, lave as mãos”, “Higienize as mãos”, “Hoje é o dia mundial de lavar as mãos” e “Suas mãos levam à saúde”, slogans dessas campanhas em tiras com os textos digitados, folhas de cartolina A3, folhas de papel craft, desenhos de bichinhos, molde de mão, papéis em diferentes cores, molde de letras, letras móveis, revistas para recorte, lápis, tesoura, cola, canetinhas, lápis de cor e matrizes xerocadas (formatação do gênero).

Dificuldades antecipadas:

Ler os textos e escrevê-los considerando os aspectos da cultura escrita (segmentação e orientação na página escrita).

Links para acesso às campanhas:

https://estado.rs.gov.br/campanha-infantil-promove-higiene-das-maos-no-combate-a-gripe-a. Acesso em 11/12/2018.

http://cromg.org.br/oms-e-anvisa-lancam-campanha-3/. Acesso em 11/12/2018.

http://www.hospitalviladaserra.com.br/dia-mundial-de-lavar-as-maos/. Acesso em 11/12/2018.

https://elosdasaude.files.wordpress.com/2013/05/higienizac3a7c3a3o-das-mc3a3os.jpg. Acesso em 11/12/2018.

Link para acesso à atividade de impressão:

Acesse aqui

Referências sobre o assunto:

CAVALCANTI, M. Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS, V.M. São Paulo: Contexto, 2011.

LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental (org) LEAL, T.F.; BRANDÃO, A. C. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

https://www.significados.com.br/slogan/. Acesso em 11/12/2018.

Características do gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.

O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para os alunos qual é a proposta da aula: realizar uma atividade de estudo sobre SLOGAN e CAMPANHA PUBLICITÁRIA.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos