Atividade para a impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Legendas de fotografias
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fotolegendas
Descrição
Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Veja todos os planos da sequência aqui.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet e projetor. - Recursos Educacionais Digitais:
Palavras cruzadas: https://wordwall.net/pt/resource/79376892 - Materiais diversos:
É necessário imprimir as fotos e as tiras que compõem as legendas. As tiras devem ser recortadas previamente. Material disponível aqui
Organize cada imagem e suas respectivas tiras em um envelope.
Computador e projetor OU cópias ampliadas coloridas das fotografias.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição dos textos.
Prática de Linguagem
- Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)/Escrita (autônoma e compartilhada).
Objetivos de aprendizagem
- Identificar elementos constitutivos da organização interna das legendas. Refletir acerca do sistema de escrita alfabética e da organização sintática dos enunciados.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 65 min
Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Dificuldades antecipadas: No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura e na escrita. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem. No caso da escrita, propor momentos de escrita coletiva auxilia os alunos a refletirem acerca do sistema de escrita alfabética e de elementos próprios do gênero abordado.
Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando.
Organização da aula
Conversa inicial/Introdução:
Tempo previsto: 10 min
Apresente a proposta da aula para os alunos.
Para esta atividade, foram selecionadas quatro fotografias e suas respectivas legendas. Providencie o número de cópias necessárias das imagens e legendas fatiadas em palavras - fichas - de modo que cada um dos grupos, compostos por quatro alunos, receba um conjunto.
Observe que as imagens 1 e 2 apresentam nomes de brinquedos/brincadeiras mais complexos de serem grafados. Por conta disso, organize os alunos de modo que os envelopes com as figuras 1 e 2 sejam disponibilizados a alunos com maior conhecimento do Sistema de Escrita Alfabética.
Posteriormente, os grupos que tiverem analisado as mesmas fotos/legendas vão poder comparar as informações obtidas e as hipóteses traçadas no momento de revisão coletiva.
Organize o ambiente para que as crianças trabalhem em quartetos. Imprima as fotos e fichas disponíveis aqui.
Rememore com os alunos as características da legenda estudados até o momento.
Leia para a turma as orientações contidas no slide e esclareça as dúvidas que possam surgir.
Entregue para cada grupo um envelope contendo a foto, as fichas com as palavras necessárias para montar a legenda, além da ficha em branco em que deverão escrever o nome da brincadeira retratada.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA