Material para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Legendas de fotografias
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fotolegendas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: - É necessário imprimir as fotos e as tiras que compõem as legendas. As tiras devem ser recortadas previamente. Material disponível aqui
- Organize cada imagem e suas respectivas tiras em um envelope.
- Computador e projetor OU cópias ampliadas coloridas das fotografias.
Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando
Dificuldades antecipadas: No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura e da escrita. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem. No caso da escrita, propor momentos de escrita coletiva auxilia os alunos a refletirem acerca do sistema de escrita alfabética e de elementos próprios do gênero abordado.
Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Para esta atividade, foram selecionadas quatro fotografias e suas respectivas legendas. Providencie o número de cópias necessárias das imagens e legendas fatiadas em palavras - fichas - de modo que cada um dos grupos, compostos por quatro alunos, receba um conjunto.
- Observe que as imagens 1 e 2 apresentam nomes de brinquedos/brincadeiras mais complexos de serem grafados. Por conta disso, organize os alunos de modo que os envelopes com as figuras 1 e 2 sejam disponibilizados a alunos com maior conhecimento do Sistema de Escrita Alfabética.
- Posteriormente, os grupos que tiverem analisado as mesmas fotos/legendas vão poder comparar as informações obtidas e as hipóteses traçadas no momento de revisão coletiva.
- Organize o ambiente para que as crianças trabalhem em quartetos. Imprima as fotos e fichas disponíveis aqui
- Rememore com os alunos as característicos da legenda estudados até o momento.
- Leia para a turma as orientações contidas no slide e esclareça as dúvidas que possam surgir.
- Entregue para cada grupo um envelope contendo a foto, as fichas com as palavras necessárias para montar a legenda, além da ficha em branco em que deverão escrever o nome da brincadeira retratada.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Peça às crianças que abram os envelopes, localizem a imagem e identifiquem a brincadeira retratada.
- Em seguida, solicite que pensem como se escreve o nome dessa brincadeira, grafando a palavra na ficha em branco segundo seus conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética. Observe que as imagens 1 e 2
- Lembre-os de que há mais um desafio: organizar as palavras que compõem a legenda de modo que o texto faça sentido.
- Explique que, para organizar as palavras que compõem a legenda, vão precisar descobrir o que está escrito em cada ficha, lembrando que vão precisar incluir a palavra que escreveram com o nome da brincadeira, porque ela também faz parte do texto.
- Estimule-os a buscar pistas das letras ou sons iniciais para decifrar o que está escrito, apoiando os grupos que apresentarem maior dificuldade.
- Conforme os grupos forem terminando, estimule seus alunos a ajudar os colegas que ainda não tiverem finalizado a tarefa desde que a imagem seja diferente daquela que tenham recebido.
- Explique que para montar a legenda é preciso observar a fotografia com muita atenção, pois nela podem encontrar alguma pista para descobrir qual é o texto da legenda.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a imagem da figura 1 cuja legenda é: DEBAIXO DE ÁRVORES CRIANÇAS BRINCAM COM PERNA-DE-PAU.
- Identifique quais grupos receberam essa imagem e peça que emprestem a você a ficha em que escreveram o nome da brincadeira. Informe que vai devolvê-la depois e que é importante não se esquecerem onde ela precisa ser encaixada de volta.
- Afixe as fichas no quadro ou transcreva a palavra exatamente como foi escrita pelos diferentes grupos.
- É provável que tenham dificuldade para escrever a primeira sílaba da palavra “PERNA” cuja estrutura é CVC. Pode ser também que tenham escrito sem segmentação alguma. Pergunte se é possível que uma mesma palavra seja escrita de maneiras diferentes? Certamente, responderão que não.
- Promova os eventuais ajustes: troca de letras, inserção de letras, substituição de uma letra por outra, segmentação até que atinjam a grafia convencional.
- Nesse caso em particular, é quase certo que não tenham usado o hífen. Informe a eles o nome desse sinal e, se quiser, dê o nome de outras brincadeiras em que ele é usado, como corre-corre, pega-pega, esconde-esconde.
- Na sequência, entregue aos grupos uma nova ficha em branco para que copiem a forma correta do nome da brincadeira.
- Em seguida, peça aos grupos que leiam como ficou a legenda depois que descobriram a ordem das palavras.
- Na legenda - DEBAIXO DE ÁRVORES CRIANÇAS BRINCAM COM PERNA-DE-PAU -, a expressão “DEBAIXO DE ÁRVORES” também pode ocorrer no final da frase: CRIANÇAS BRINCAM COM PERNAS-DE-PAU DEBAIXO DE ÁRVORES. A inversão não altera o sentido da legenda: ambas são possíveis.
Desenvolvimento
- Projete a imagem da figura 2 cuja legenda é: MENINA FAZ BOLA DE SABÃO GIGANTE.
- Identifique quais grupos receberam essa imagem e peça que emprestem a você a ficha em que escreveram o nome da brincadeira. Informe que vai devolvê-la depois e que é importante não se esquecerem onde ela precisa ser encaixada de volta.
- Afixe as fichas no quadro ou transcreva a palavra exatamente como foi escrita pelos diferentes grupos.
- É provável que tenham dificuldade para escrever a última sílaba da palavra “SABÃO” em que há a presença do ditongo nasal -ÃO. Pode ser também que tenham escrito sem segmentação alguma. Pergunte se é possível que uma mesma palavra seja escrita de maneiras diferentes.
- Como a palavra PERNA-DE-PAU é escrita com hífen, pode ser que alguns alunos sugiram que essa palavra também se escreve “com esses tracinhos”. Não é o caso. Explique que para saber se há ou não hífen é necessário consultar o dicionário. Se a palavra não aparecer por lá, é sinal de que se escreve separado e sem hífen.
- Promova os eventuais ajustes: troca de letras, inserção de letras, substituição de uma letra por outra, segmentação até que atinjam a grafia convencional.
- Na sequência, entregue aos grupos uma nova ficha em branco para que copiem a forma correta do nome da brincadeira.
- Em seguida, peça aos grupos que leiam como ficou a legenda depois que descobriram a ordem das palavras.
Desenvolvimento
Orientações
- Projete a imagem da figura 3 cuja legenda é: AMIGOS RODAM BAMBOLÊ NO PARQUE.
- Identifique quais grupos receberam essa imagem e peça que emprestem a você a ficha em que escreveram o nome da brincadeira. Informe que vai devolvê-la depois e que é importante não se esquecerem onde ela precisa ser encaixada de volta.
- Afixe as fichas no quadro ou transcreva a palavra exatamente como foi escrita pelos diferentes grupos.
- É provável que tenham dificuldade para escrever a primeira sílaba da palavra “BAMBOLÊ” em que há a presença da vogal nasal -AM que pode não ter sido representada ‘BABOLE’, ou M pode ter sido substituído por N ‘BANBOLE’, ou pelo til ‘BÃBOLE’ . Pergunte se é possível que uma mesma palavra seja escrita de maneiras diferentes? Certamente, responderão que não.
- É quase certo que não tenham empregado o acento circunflexo. Explique que algumas palavras têm acento e que, na escola, vão aprender em cima de quais letras eles podem ocorrer e quando podem usá-los.
- Promova os eventuais ajustes: troca de letras, inserção de letras, substituição de uma letra por outra até que atinjam a grafia convencional.
- Na sequência, entregue aos grupos uma nova ficha em branco para que copiem a forma correta do nome da brincadeira.
- Em seguida, peça aos grupos que leiam como ficou a legenda depois que descobriram a ordem das palavras.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete a imagem da figura 4 cuja legenda é: O BALANÇO É O BRINQUEDO FAVORITO DO PARQUINHO.
- Identifique quais grupos receberam essa imagem e peça que emprestem a você a ficha em que escreveram o nome da brincadeira. Informe que vai devolvê-la depois e que é importante que não se esquecerem onde ela precisa ser encaixada de volta.
- Afixe as fichas no quadro ou transcreva a palavra exatamente como foi escrita pelos diferentes grupos.
- É provável que tenham dificuldade para escrever a segunda sílaba da palavra “BALANÇO” em que há a presença da vogal nasal -AN que pode não ter sido representada -LAN-/’LA’, ou o N pode ter sido substituído por M -LAN-/’LAM’, ou pelo til -LAN-/’LÃ’. Outro problema pode ocorrer com a escrita da última sílaba “BALANÇO”. É provável que tenham escrito com S que é a forma preferida pelas crianças para representar o som /s/.
- Pergunte se é possível que uma mesma palavra seja escrita de maneiras diferentes? Certamente, responderão que não.
- Aproveite para informar que esse sinal ~ que apareceu na palavra se chama til. Explique que esse sinal serve para mostrar que a aquele som é nasal. Para que percebam a diferença, exemplifique com as palavras “LÁ” e “LÔ.
- Promova os eventuais ajustes: troca de letras, inserção de letras, substituição de uma letra por outra até que atinjam a grafia convencional.
- Na sequência, entregue aos grupos uma nova ficha em branco para que copiem a forma correta do nome da brincadeira.
- Em seguida, peça aos grupos que leiam como ficou a legenda depois que descobriram a ordem das palavras.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Finalize a aula promovendo uma rápida enquete.
- Projete ou escreva no quadro o nome das quatro brincadeiras que integraram a atividade.
- Leia a pergunta da enquete para a turma.
- Distribua pequenas tirinhas de papel para que cada um copie o nome da brincadeira com a qual mais gostaria de brincar.
- Recolha os papéis e peça ajuda das crianças para realizar a tabulação: qual será a brincadeira vencedora?
- Será que é possível conseguir um jeito de promover essa brincadeira na escola?
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Acesse os links dos jogos, observe o grau de complexidade de cada uma das frases e defina a quais crianças você enviará cada jogo. Através de uma reunião pelo Google Meet ou outro canal de comunicação, faça a retomada das características da legenda (veja nos planos anteriores desta sequência) e oriente a turma quanto à realização da atividade a seguir, destacando o fato de que a tarefa compreende duas etapas.
Desenvolvimento
Envie o link de um dos jogos a cada criança. A legenda da brincadeira de perna-de-pau está disponível aqui; a legenda da brincadeira de bolha de sabão está disponível aqui; a legenda do balanço no parquinho está disponível aqui; a legenda da brincadeira de bambolê está disponível aqui; a legenda da brincadeira de bolita está disponível aqui; a legenda da brincadeira com o pai está disponível aqui. Para aumentar o tamanho do jogo, clique na roda denteada no canto inferior direito, depois clique em + e novamente na roda denteada.
A tarefa das crianças é arrastar as palavras para montar a legenda da imagem e depois copiar a legenda no caderno, completando-a com o nome da brincadeira (observe as orientações propostas no plano). Você pode sugerir às famílias das crianças que receberam o mesmo link que façam uma videochamada em grupo para que os alunos resolvam a tarefa em grupo.
Solicite às crianças que enviem a você uma fotografia da frase organizada. Através de uma reunião pelo Google Meet, compartilhe sua tela com as imagens e faça as correções e intervenções propostas no plano. Faça o download das imagens acessando os seguintes links: perna-de-pau, disponível aqui; bola de sabão, disponível aqui; bambolê, disponível aqui, e balanço, disponível aqui.
Fechamento
Finalize o encontro seguindo as orientações do plano. Você pode compartilhar sua tela para registrar o resultado da enquete de modo que as crianças visualizem.
Convite às famílias
Você pode escolher uma das brincadeiras apresentadas acima para fazer com a criança. Uma receita para bolha de sabão está disponível aqui; um tutorial para confeccionar bambolês está disponível aqui.