Plano de aula: Elaborando mural de textos do gênero curiosidades

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Prática de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Materiais necessários: Livros, revista e demais materiais de leitura com informações sobre os animais de jardim selecionados pela turma na aula 03, os textos produzidos na aula 09 já digitadas em folhas separadas (1 para cada grupo do animal sob sua responsabilidade), folhas para elaborar o registro do esboço do texto.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Planificar os textos e o mural considerando os interlocutores, as características do gênero curiosidades e definição das imagens que utilizarão.

Referências sobre o assunto:

CASSANY, Daniel. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición. Glosas Didacticas, nº4, 2001. Disponível em: <https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 nov. 2018.

FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013.

JOLIBERT, J. et al. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes médicas,1994.

TEBEROSKY, A. Psicopedagogia e linguagem escrita. Campinas: UNICAMP, 1990.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações:

• Compartilhe com os alunos que chegou o dia de planejarem como será o mural com as curiosidades sobre os animais que vivem ou visitam os jardins. Lembre a turma que durante muitas aulas pesquisaram e elaboraram diferentes produções acerca desse tema e agora está chegando o final da sequência de atividades e o momento de compartilhar com a comunidade escolar tudo que descobriram sobre esses animais.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência