Plano de Aula

Plano de aula: Jogando e pontuando

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, sacos plásticos ou envelopes de papel, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações. Vídeo do contoacumulativo: A formiguinha e a neve. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mjfkqnf8I4k (acesso em 13 de novembro de 2018 - tempo aproximado de 6 minutos).

Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto final, do ponto de interrogação e exclamação dentro do texto. Fazer uso incorreto dos sinais de pontuação e da sua entonação na elaboração oral das frases orais pode representar uma dificuldade para as crianças.

Referências sobre o assunto:

http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html - Acesso em 23 de novembro de 2018; http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf - Acesso em 06 de novembro de 2018;

“Por que é difícil ensinar a pontuar?” Disponível em: www.redalyc.org - Acesso em 31 de outubro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao - Acesso em 01 de novembro de 2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique para as crianças que nesta aula irão conhecer mais um conto acumulativo, revisar os sinais de pontuação estudados nas aulas anteriores: ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, e que também irão participar do jogo “Dado da pontuação” e pontuar individualmente e coletivamente uma piada.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA