Texto para impressão - A formiguinha e a neve
A formiguinha e a neve
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação
Por: Claudia Novais Lima
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.
Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, sacos plásticos ou envelopes de papel, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações. Vídeo do contoacumulativo: A formiguinha e a neve. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mjfkqnf8I4k (acesso em 13 de novembro de 2018 - tempo aproximado de 6 minutos).
Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto final, do ponto de interrogação e exclamação dentro do texto. Fazer uso incorreto dos sinais de pontuação e da sua entonação na elaboração oral das frases orais pode representar uma dificuldade para as crianças.
Referências sobre o assunto:
http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html - Acesso em 23 de novembro de 2018; http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf - Acesso em 06 de novembro de 2018;
“Por que é difícil ensinar a pontuar?” Disponível em: www.redalyc.org - Acesso em 31 de outubro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao - Acesso em 01 de novembro de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Professor(a), retome com as crianças que o sinal que o ponto final é usado na escrita para encerrar uma ideia, um pensamento, uma frase afirmativa ou negativa.
Professor(a), lembre para as crianças que o sinal que o ponto interrogação é usado ao final de qualquer interrogação, ou seja, toda vez que que fazemos uma pergunta.
Professor(a), retome com as crianças a função do ponto de exclamação. Diga que ele é usado nas frases exclamativas e imperativas. Podendo exprimir surpresa, espanto, susto, indignação, piedade, ordem, súplica, etc.
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Explique para as crianças que no texto da piada: Joãozinho traz notícias… está faltando alguns sinais de pontuação, por isso, elas irão analisar e identificar onde colocar cada sinal de pontuação estudado, mantendo assim a coerência e expressividade do texto.
JOÃOZINHO VAI TER COM O PAI E DIZ-LHE ASSIM:
Professor(a), explique para as crianças que o uso do ponto de exclamação no final da piada provavelmente tenha sido para mostrar a ênfase que o autor quis dá a revelação de Joãozinho.
Texto para impressão - A formiguinha e a neve
A formiguinha e a neve
Texto para impressão - Sugestão de cartaz
Sugestão de cartaz
Dado para impressão
Dado para impressão
Atividade para impressão - Frases para jogo: Dado da pontuação
Frases para jogo: Dado da pontuação
Atividade para impressão - Pontuando uma piada
Pontuando uma piada
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, Whatsapp ou e-mail e um impresso das atividades por aluno. Disponibilize o material na escola para as famílias retirarem ou envie digitalmente para elas imprimirem, se possível.
- Opcionais: canais para aula ou reunião online, como o Google Sala de Aula, Google Meet ou Google Jamboard.
Tutoriais: link 1 - link 2 - link 3.
Introdução
Envie uma mensagem de áudio pelo Whatsapp para as crianças e famílias explicando que nesta aula elas aprenderão mais sobre os pontos final, de interrogação e de exclamação.
Se possível, utilize canais online para trabalhar com grupos reduzidos de alunos (8 de cada vez). Caso não seja possível, crie pequenos grupos no Whatsapp com, no máximo, 3 crianças em cada. Considere as hipóteses de escrita e as afinidades entre os alunos para criar os grupinhos. A comunicação no Whatsapp deverá ser feita através de áudios e alguns textos (utilize letra maiúscula).
Na sequência, envie o link da história, disponível no slide introdução do plano de aula. Observe as considerações e efetue algumas das intervenções propostas.
Lembre-se que a aula remota precisa ser bem mais curta que a presencial. Considere o tempo de 25 a 40 minutos para início, meio e fim de todas as etapas desta aula.
Desenvolvimento
Solicite que os alunos tenham disponível a história impressa. Considere todas as observações e efetue algumas das intervenções do 1º slide de desenvolvimento do plano de aula. Selecione-as conforme os saberes e necessidades de aprendizagem dos estudantes.
Faça a leitura da história ou peça para algum aluno fazer, da mesma forma que fez na aula anterior (LP01_20ATS02), apontando onde está lendo e utilizando uma entonação clara e de acordo com a passagem que está sendo lida.
A atividade proposta no 2º slide de desenvolvimento é bem pertinente e auxilia os alunos a refletirem sobre qual sinal de pontuação utilizar. Se for possível, realize esta aula online. Outra possibilidade é fazer através do Whatsapp, escrevendo o texto proposto (a piada, por exemplo) e discutindo nos pequenos grupos. O dado será utilizado por você ou então apenas pergunte qual sinal seria. Lembre-se que o importante não é memorizar o nome do sinal e sim saber utilizá-lo.
Fechamento
Oriente os alunos para que peguem o impresso da atividade final. Explique o quê e como devem fazer, seguindo as orientações do slide fechamento do plano de aula. Novamente, efetue apenas algumas das intervenções propostas. Lembre-se que menos é mais em qualquer situação.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acompanhar a criança durante a atividade. Efetue orientações para assegurar o protagonismo do aluno e o respeito pelos saberes e escrita.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Jogando e pontuando
Finalidade da aula: Descobrir frases finalizadas com ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação durante o jogo “Dado da pontuação”, depois pontuar individualmente e coletivamente uma piada.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Pontuação
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP14
Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.
Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, sacos plásticos ou envelopes de papel, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações. Vídeo do contoacumulativo: A formiguinha e a neve. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mjfkqnf8I4k (acesso em 13 de novembro de 2018 - tempo aproximado de 6 minutos).
Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto final, do ponto de interrogação e exclamação dentro do texto. Fazer uso incorreto dos sinais de pontuação e da sua entonação na elaboração oral das frases orais pode representar uma dificuldade para as crianças.
Referências sobre o assunto:
http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html - Acesso em 23 de novembro de 2018; http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf - Acesso em 06 de novembro de 2018;
“Por que é difícil ensinar a pontuar?” Disponível em: www.redalyc.org - Acesso em 31 de outubro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao - Acesso em 01 de novembro de 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: