Texto para impressão - A formiguinha e a neve
A formiguinha e a neve
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação
Por: Claudia Novais Lima
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.
Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, sacos plásticos ou envelopes de papel, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações. Vídeo do contoacumulativo: A formiguinha e a neve. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mjfkqnf8I4k (acesso em 13 de novembro de 2018 - tempo aproximado de 6 minutos).
Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto final, do ponto de interrogação e exclamação dentro do texto. Fazer uso incorreto dos sinais de pontuação e da sua entonação na elaboração oral das frases orais pode representar uma dificuldade para as crianças.
Referências sobre o assunto:
http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html - Acesso em 23 de novembro de 2018; http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf - Acesso em 06 de novembro de 2018;
“Por que é difícil ensinar a pontuar?” Disponível em: www.redalyc.org - Acesso em 31 de outubro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao - Acesso em 01 de novembro de 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Professor(a), retome com as crianças que o sinal que o ponto final é usado na escrita para encerrar uma ideia, um pensamento, uma frase afirmativa ou negativa.
Professor(a), lembre para as crianças que o sinal que o ponto interrogação é usado ao final de qualquer interrogação, ou seja, toda vez que que fazemos uma pergunta.
Professor(a), retome com as crianças a função do ponto de exclamação. Diga que ele é usado nas frases exclamativas e imperativas. Podendo exprimir surpresa, espanto, susto, indignação, piedade, ordem, súplica, etc.
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Explique para as crianças que no texto da piada: Joãozinho traz notícias… está faltando alguns sinais de pontuação, por isso, elas irão analisar e identificar onde colocar cada sinal de pontuação estudado, mantendo assim a coerência e expressividade do texto.
JOÃOZINHO VAI TER COM O PAI E DIZ-LHE ASSIM:
Professor(a), explique para as crianças que o uso do ponto de exclamação no final da piada provavelmente tenha sido para mostrar a ênfase que o autor quis dá a revelação de Joãozinho.
Texto para impressão - A formiguinha e a neve
A formiguinha e a neve
Texto para impressão - Sugestão de cartaz
Sugestão de cartaz
Dado para impressão
Dado para impressão
Atividade para impressão - Frases para jogo: Dado da pontuação
Frases para jogo: Dado da pontuação
Atividade para impressão - Pontuando uma piada
Pontuando uma piada
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, Whatsapp ou e-mail e um impresso das atividades por aluno. Disponibilize o material na escola para as famílias retirarem ou envie digitalmente para elas imprimirem, se possível.
- Opcionais: canais para aula ou reunião online, como o Google Sala de Aula, Google Meet ou Google Jamboard.
Tutoriais: link 1 - link 2 - link 3.
Introdução
Envie uma mensagem de áudio pelo Whatsapp para as crianças e famílias explicando que nesta aula elas aprenderão mais sobre os pontos final, de interrogação e de exclamação.
Se possível, utilize canais online para trabalhar com grupos reduzidos de alunos (8 de cada vez). Caso não seja possível, crie pequenos grupos no Whatsapp com, no máximo, 3 crianças em cada. Considere as hipóteses de escrita e as afinidades entre os alunos para criar os grupinhos. A comunicação no Whatsapp deverá ser feita através de áudios e alguns textos (utilize letra maiúscula).
Na sequência, envie o link da história, disponível no slide introdução do plano de aula. Observe as considerações e efetue algumas das intervenções propostas.
Lembre-se que a aula remota precisa ser bem mais curta que a presencial. Considere o tempo de 25 a 40 minutos para início, meio e fim de todas as etapas desta aula.
Desenvolvimento
Solicite que os alunos tenham disponível a história impressa. Considere todas as observações e efetue algumas das intervenções do 1º slide de desenvolvimento do plano de aula. Selecione-as conforme os saberes e necessidades de aprendizagem dos estudantes.
Faça a leitura da história ou peça para algum aluno fazer, da mesma forma que fez na aula anterior (LP01_20ATS02), apontando onde está lendo e utilizando uma entonação clara e de acordo com a passagem que está sendo lida.
A atividade proposta no 2º slide de desenvolvimento é bem pertinente e auxilia os alunos a refletirem sobre qual sinal de pontuação utilizar. Se for possível, realize esta aula online. Outra possibilidade é fazer através do Whatsapp, escrevendo o texto proposto (a piada, por exemplo) e discutindo nos pequenos grupos. O dado será utilizado por você ou então apenas pergunte qual sinal seria. Lembre-se que o importante não é memorizar o nome do sinal e sim saber utilizá-lo.
Fechamento
Oriente os alunos para que peguem o impresso da atividade final. Explique o quê e como devem fazer, seguindo as orientações do slide fechamento do plano de aula. Novamente, efetue apenas algumas das intervenções propostas. Lembre-se que menos é mais em qualquer situação.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acompanhar a criança durante a atividade. Efetue orientações para assegurar o protagonismo do aluno e o respeito pelos saberes e escrita.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Jogando e pontuando
Finalidade da aula: Descobrir frases finalizadas com ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação durante o jogo “Dado da pontuação”, depois pontuar individualmente e coletivamente uma piada.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Pontuação
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP14
Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.
Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, sacos plásticos ou envelopes de papel, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações. Vídeo do contoacumulativo: A formiguinha e a neve. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mjfkqnf8I4k (acesso em 13 de novembro de 2018 - tempo aproximado de 6 minutos).
Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto final, do ponto de interrogação e exclamação dentro do texto. Fazer uso incorreto dos sinais de pontuação e da sua entonação na elaboração oral das frases orais pode representar uma dificuldade para as crianças.
Referências sobre o assunto:
http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html - Acesso em 23 de novembro de 2018; http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf - Acesso em 06 de novembro de 2018;
“Por que é difícil ensinar a pontuar?” Disponível em: www.redalyc.org - Acesso em 31 de outubro de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/161/como-ensinar-pontuacao - Acesso em 01 de novembro de 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: