Plano de Aula

Plano de aula: Jogando e pontuando

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação

mais ações

Descrição

Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    C
    omputador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, sacos plásticos ou envelopes de papel, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Vídeo do conto acumulativo: A formiguinha e a neve. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mjfkqnf8I4k (acesso em 13 de novembro de 2018 - tempo aproximado de 6 minutos).

    Jogo: https://wordwall.net/pt/resource/15714909

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Pontuação

Prática de Linguagem

  • Análise Linguística/Semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Descobrir frases finalizadas com ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação durante o jogo “Dado da pontuação”, depois pontuar individualmente e coletivamente uma piada.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA