Plano de aula: Escrevendo curiosidades sobre animais de jardim

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Prática de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Materiais necessários: As produções dos alunos da aula anterior (texto elaborado na aula 09 e os esboços). Lápis e papel.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Escrever os textos organizando o texto e considerando como se escreve, o aluno tem o desafio de considerar tanto a linguagem que se escreve uma curiosidade como o sistema de escrita alfabética.

Referências sobre o assunto:

FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013.

JOLIBERT, J. et al. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes médicas,1994.

TEBEROSKY, A. Psicopedagogia e linguagem escrita. Campinas: UNICAMP, 1990.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações:

• Compartilhe com a turma que chegou o dia de escreverem as curiosidades sobre os animais de jardim para publicação no mural que será apreciado pela comunidade escolar.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência