Plano de Aula

Plano de aula: Escrevendo curiosidades sobre animais de jardim

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades

mais ações

Descrição

Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Prática de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)

Prática de Linguagem

  • Escrita (compartilhada e autônoma)

Objetivos de aprendizagem

  • Escrever, digitando, de próprio punho ou ditando, curiosidades sobre um animal para publicar no mural da escola.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 55 min

Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Prática de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Escrever os textos organizando o texto e considerando como se escreve, o aluno tem o desafio de considerar tanto a linguagem que se escreve uma curiosidade como o sistema de escrita alfabética.

Organização da aula

Conversa inicial

Tempo previsto: 15 min

Escrevendo curiosidades

Tempo sugerido: 05 min

Orientações: Compartilhe com a turma que chegou o dia de escreverem as curiosidades sobre os animais de jardim para publicação no mural que será apreciado pela comunidade escolar.

Nosso mural de curiosidades

Tempo sugerido: 05 min

Orientações: Retome com a turma a aula anterior solicitando que ajudem a lembrar o que foi feito. É esperado que a turma relembre que foram apresentados ao Padlet, fizeram o esboço do mural, deram um título e fizeram o planejamento da produção textual de 2 curiosidades, por grupo, para compartilhar com a comunidade escolar.

Compartilhe que hoje irão escrever as curiosidades e para tanto devem se organizar nos grupos de trabalho como na aula anterior.

Prepare os dispositivos digitais (computadores ou tablets), um por grupo, com o mural do Padlet que será compartilhado com toda a turma. Atenção. Será um trabalho colaborativo, portanto, todos os grupos devem estar no link do mesmo mural.

Caso realize no cartaz, entregue 2 folhas de sulfite para cada grupo.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados