Plano de Aula

Plano de aula: Campos Sulinos

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano específico, a habilidade a ser trabalhada diz respeito a identificar as características e a localização dos campos sulinos, chamados também de bioma pampa, além de compreender o processo de ocupação humana sofrido por esse ambiente, através da abordagem com diferentes linguagens, de texto e quadrinhos.

Materiais necessários: Projetor, cópias das atividades, lápis e borracha.

Material complementar:

Imagens para apresentar o tema da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VW5pWcBcrNSdvUvyqWBktRuXYXbEU62MnjAUyw7E26BYp4hXypBh8JVm9BDb/geo7-11und09-mapa-biomas-do-brasil.pdf

Texto para a contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cDwPNjaeeE4rMhxsyF2aUKgGTTznwzUpS52VUkhNMAPEy6yCdPyY3Tep22xZ/geo7-11und09-texto.pdf

Quadrinhos para a atividade propositiva e para a sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XtbjFqv6n4U3BkgjRU5NNjxXYAJmzKpuGjAEY3RtkdpvVgjQM9WDdszt3CmG/geo7-11und09-tira-de-quadrinhos.pdf

Para você saber mais:

O Bioma pampa está restrito ao estado do Rio Grande do Sul, mas se estende para os territórios dos países vizinhos, Argentina e Uruguai. É caracterizado pelo seu relevo plano com a presença de colinas suaves, conhecidas como coxilhas, coberto por uma vegetação de gramíneas e herbáceas. As florestas se restringem às áreas mais úmidas, como as matas ciliares, apesar de seu clima subtropical, com chuvas bem distribuídas durante o ano. Isso se deve, acredita-se ao seu solo pobre em nutrientes. A vegetação desse ambiente tem o papel fundamental de proteger esse solo da erosão, que vem acontecendo pelo pisoteio do gado e pela inserção de espécies vegetais exóticas, como soja e eucalipto.

Links para as referências:

Documentário bioma pampa, RS biodiversidade, programa Rio Grande Rural. 2012 (15min21seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QxG-zMl3IVI> Acesso em: 10 fev. 2019.

Pampa. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2019.

PEREIRA, Frank G. O Pampa como Bioma e Paisagem Cultural: um estudo de percepção ambiental e preferência paisagística. Dissertação (Mestrado em geografia) - FURG, p. 20-35. Rio Grande. 2012.

Contextos prévios: É conveniente que os alunos tenham uma noção da relação entre clima e vegetação, e também sobre o conceito de paisagem.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete a frase ou a escreva no quadro. Pergunte aos alunos se já ouviram falar do pampa. O que sabem? Se responderem que é um tipo de vegetação, explique que se trata de um bioma brasileiro, formado, principalmente, por campos e, por isso, são conhecidos também como campos sulinos. Você também pode perguntar se os alunos conhecem a figura do gaúcho, que anda a cavalo, laçando o gado, etc.

Explique que esse personagem, do sul do Brasil, está culturalmente vinculado à paisagem do pampa.

Como adequar à sua realidade: Se você vive na região do bioma pampa, pode questionar aos alunos sobre a paisagem do lugar, pode pedir para que a descrevam, se há florestas, se há montanhas, etc.

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