Plano de Aula

Plano de aula: Campos Sulinos

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano está previsto para ser realizado em três aulas de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Neste plano específico, a habilidade a ser trabalhada diz respeito a identificar as características e a localização dos campos sulinos, chamados também de bioma pampa, além de compreender o processo de ocupação humana sofrido por esse ambiente, por meio da abordagem com diferentes linguagens, incluindo texto e quadrinhos.

Complementar a essa discussão, os estudantes explorarão recursos tecnológicos que favorecem a mitigação de danos ambientais que impactam o bioma.

A proposta pode ser ampliada com a exploração de outros planos de aula que discutem os domínios morfoclimáticos do Brasil, que pode ser acessado aqui.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à BNCC da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

projetor.

Materiais diversos:
cópias das atividades.
- Imagens para o tema de aula.
- Texto para a contextualização.
- Quadrinhos para a atividade propositiva e para a sistematização.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Campos sulinos.

  • Biodiversidade.

  • Mudanças climáticas.

  • Impactos ambientais.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer as características do bioma dos campos sulinos.

  • Identificar sua área de ocorrência.

  • Compreender sua dinâmica morfoclimática e os impactos que ocorrem nesse ambiente.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

5. Cultura digital.

10. Responsabilidade e cidadania.

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Acesse

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 150 minutos.

No Brasil, o bioma pampa está restrito ao estado do Rio Grande do Sul, mas se estende para os territórios dos países vizinhos Argentina e Uruguai. É caracterizado pelo seu relevo plano com a presença de colinas suaves, conhecidas como coxilhas, coberto por uma vegetação de gramíneas e herbáceas. As florestas se restringem às áreas mais úmidas, como as matas ciliares, devido ao solo pobre em nutrientes. A vegetação desse ambiente tem o papel fundamental de proteger esse solo da erosão, que vem acontecendo pelo pisoteio do gado e pela inserção de espécies vegetais exóticas, como soja e eucalipto.

A partir desse contexto, na primeira aula, os estudantes identificarão as principais características do bioma e, a partir do preenchimento de um texto lacunado, sistematizarão suas descobertas. Na segunda aula, eles discutirão os impactos ambientais e como as tecnologias mediadas pelo uso da IA podem apoiar a minimização desses danos. Para sistematizar, criarão histórias em quadrinhos que comunicam essas descobertas.

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 50 minutos.

Inicie a aula dialogando com a turma sobre o tema que será trabalhado e aproveite o momento para realizar o levantamento de conhecimentos prévios sobre o que já ouviram falar sobre os campos sulinos.

- O que vocês já ouviram falar sobre os campos sulinos?

- Pelo nome do bioma, é possível imaginar onde ele se localiza?

- Quais características vocês conhecem desse bioma?

Explique que se trata de um bioma brasileiro, formado, principalmente, por campos e que também é conhecido como Pampa.

Se você vive na região do bioma pampa, pode questionar os alunos sobre a paisagem do lugar, pedir para que a descrevam, se há florestas, se há montanhas etc.

Fotografia de Fazenda em Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Crédito: lisandrotrarbach/GettyImages

Na sequência, projete a imagem, ou use alguma semelhante do livro didático e peça para que identifiquem o bioma.

Mapa de biomas do Brasil

Fonte: Biomas do Brasil. IBGE. 2004. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm> Acesso em: 10 Fev. 2019.

- Em quantos estados brasileiros o encontramos?

- Agora, olhando a imagem, quais países fazem fronteira com o Brasil, especificamente ali, onde está o bioma?

Mostre a eles que o pampa se estende também pela Argentina e Uruguai, aproveitando o momento para explorar como é o clima nessas regiões.

Com a contextualização feita, compartilhe com a turma o texto lacunado sugerido. Eles devem ler e preencher as lacunas com o banco de palavras disponibilizado.

O texto, na versão completa e na versão com as lacunas, se encontra aqui.

Após concluída a tarefa, leia o texto completo com os alunos, corrigindo possíveis equívocos. Pergunte sobre as palavras desconhecidas, por exemplo, “quíchua”, que é o idioma dos antigos incas. Depois, questione se entenderam a ideia do texto, que era apresentar as características do bioma pampa e as transformações que vem sofrendo.

Sistematize as primeiras ideias sobre o assunto, evidenciando as características principais do bioma. Finalize a aula mobilizando as reflexões para as principais atividades desenvolvidas na região, pois são compreensões que subsidiam a ampliação das aprendizagens que acontecerá na próxima aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados