Imagem e Mapa Biomas do Brasil
Plano de Aula
Plano de aula: Campos Sulinos
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Os domínios morfoclimáticos do Brasil
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Descrição
Este plano está previsto para ser realizado em três aulas de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07GE11 de Geografia, que consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Neste plano específico, a habilidade a ser trabalhada diz respeito a identificar as características e a localização dos campos sulinos, chamados também de bioma pampa, além de compreender o processo de ocupação humana sofrido por esse ambiente, por meio da abordagem com diferentes linguagens, incluindo texto e quadrinhos.
Complementar a essa discussão, os estudantes explorarão recursos tecnológicos que favorecem a mitigação de danos ambientais que impactam o bioma.
A proposta pode ser ampliada com a exploração de outros planos de aula que discutem os domínios morfoclimáticos do Brasil, que pode ser acessado aqui.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à BNCC da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
projetor.
Materiais diversos:
cópias das atividades.
- Imagens para o tema de aula.
- Texto para a contextualização.
- Quadrinhos para a atividade propositiva e para a sistematização.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Campos sulinos.
- Biodiversidade.
- Mudanças climáticas.
- Impactos ambientais.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer as características do bioma dos campos sulinos.
- Identificar sua área de ocorrência.
- Compreender sua dinâmica morfoclimática e os impactos que ocorrem nesse ambiente.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
10. Responsabilidade e cidadania.
Acesse
- RIO GRANDE RURAL. Documentário bioma pampa, RS biodiversidade, programa Rio Grande Rural. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QxG-zMl3IVI. Acesso em: 3 de agosto de 2025.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Pampa. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/biodiversidade-e-biomas/biomas-e-ecossistemas/biomas/pampa. Acesso em: 3 de agosto de 2025.
- PEREIRA, Frank G. O Pampa como Bioma e Paisagem Cultural: um estudo de percepção ambiental e preferência paisagística. Dissertação (Mestrado em geografia) - FURG, p. 20-35. Rio Grande. 2012.
Bibliografia
- AB'SÁBER, Aziz Nacib. Domínios morfoclimáticos e províncias fitogeográficas do Brasil. Orientação, São Paulo, n. 3, p. 45-48, 1967. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001346202. Acesso em: 3 de agosto de 2025.
- NOVA ESCOLA. 10 ideias para “Desenvolver a educação climática em sala de aula”. Disponível em: https://novaescola.org.br/tag/1574/mudancas-climaticas/. Acesso em: 28 de julho de 2025.
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Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 150 minutos.
No Brasil, o bioma pampa está restrito ao estado do Rio Grande do Sul, mas se estende para os territórios dos países vizinhos Argentina e Uruguai. É caracterizado pelo seu relevo plano com a presença de colinas suaves, conhecidas como coxilhas, coberto por uma vegetação de gramíneas e herbáceas. As florestas se restringem às áreas mais úmidas, como as matas ciliares, devido ao solo pobre em nutrientes. A vegetação desse ambiente tem o papel fundamental de proteger esse solo da erosão, que vem acontecendo pelo pisoteio do gado e pela inserção de espécies vegetais exóticas, como soja e eucalipto.
A partir desse contexto, na primeira aula, os estudantes identificarão as principais características do bioma e, a partir do preenchimento de um texto lacunado, sistematizarão suas descobertas. Na segunda aula, eles discutirão os impactos ambientais e como as tecnologias mediadas pelo uso da IA podem apoiar a minimização desses danos. Para sistematizar, criarão histórias em quadrinhos que comunicam essas descobertas.
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 50 minutos.
Inicie a aula dialogando com a turma sobre o tema que será trabalhado e aproveite o momento para realizar o levantamento de conhecimentos prévios sobre o que já ouviram falar sobre os campos sulinos.
- O que vocês já ouviram falar sobre os campos sulinos?
- Pelo nome do bioma, é possível imaginar onde ele se localiza?
- Quais características vocês conhecem desse bioma?
Explique que se trata de um bioma brasileiro, formado, principalmente, por campos e que também é conhecido como Pampa.
Se você vive na região do bioma pampa, pode questionar os alunos sobre a paisagem do lugar, pedir para que a descrevam, se há florestas, se há montanhas etc.
Crédito: lisandrotrarbach/GettyImages
Na sequência, projete a imagem, ou use alguma semelhante do livro didático e peça para que identifiquem o bioma.
Fonte: Biomas do Brasil. IBGE. 2004. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm> Acesso em: 10 Fev. 2019.
- Em quantos estados brasileiros o encontramos?
- Agora, olhando a imagem, quais países fazem fronteira com o Brasil, especificamente ali, onde está o bioma?
Mostre a eles que o pampa se estende também pela Argentina e Uruguai, aproveitando o momento para explorar como é o clima nessas regiões.
Com a contextualização feita, compartilhe com a turma o texto lacunado sugerido. Eles devem ler e preencher as lacunas com o banco de palavras disponibilizado.
O texto, na versão completa e na versão com as lacunas, se encontra aqui.
Após concluída a tarefa, leia o texto completo com os alunos, corrigindo possíveis equívocos. Pergunte sobre as palavras desconhecidas, por exemplo, “quíchua”, que é o idioma dos antigos incas. Depois, questione se entenderam a ideia do texto, que era apresentar as características do bioma pampa e as transformações que vem sofrendo.
Sistematize as primeiras ideias sobre o assunto, evidenciando as características principais do bioma. Finalize a aula mobilizando as reflexões para as principais atividades desenvolvidas na região, pois são compreensões que subsidiam a ampliação das aprendizagens que acontecerá na próxima aula.
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