Mapas-múndi de circulação atmosférica e correntes oceânicas
Plano de Aula
Plano de aula: Mudanças climáticas e a dinâmica atmosférica
Por: Eliane de Siqueira
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08CI14, que busca relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Ao explorar os conceitos de circulação atmosférica e correntes oceânicas e ao analisar a influência da forma e dos movimentos da Terra na distribuição de calor e na formação dos climas, os estudantes serão capazes de compreender que o clima é um sistema dinâmico e interconectado, e que as mudanças climáticas discutidas atualmente não se relacionam a um ciclo natural de mudanças. As propostas conduzem ao entendimento de que a velocidade e a causa do aquecimento atual são diferentes e estão diretamente ligadas às atividades humanas, como a emissão de gases do efeito estufa.
A proposta pode ser ampliada com a exploração de outros planos de aula que discutem as mudanças climáticas e que você pode acessar aqui.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
projetor, computadores, tablets ou celulares com acesso à internet.
Recursos digitais:
acesso a um chatbot de IA (pode ser o Gemini, ChatGPT, ou outro).
Materiais diversos:
• Materiais para representação (massinha, folhas de papel e canetas coloridas).
• Mapas-múndi de circulação atmosférica e correntes oceânicas (impressos ou digitais).
Sugestões de recursos online:
• Windy. Disponível em: https://www.windy.com/. Acesso em: 28 out. 2025.
Textos e vídeos sobre o aquecimento global:
• Efeito estufa. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/efeito-estufa/. Acesso em: 28 out. 2025.
• Circulação Atmosférica Global (vídeo). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eAYscTlT3ws. Acesso em: 28 out. 2025.
• Correntes Oceânicas (animação). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Q45djdnYejk. Acesso em: 28 out. 2025.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Dinâmica atmosférica
- Mudanças climáticas
- Movimentos da Terra
Objetivos de aprendizagem
- Conhecer os conceitos de circulação atmosférica e de correntes oceânicas.
- Analisar a influência da forma e dos movimentos da Terra na distribuição de calor e na formação dos climas.
- Discutir a relação entre os padrões climáticos naturais e o fenômeno das mudanças climáticas.
Competências gerais
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
10. Responsabilidade e cidadania
Acesse
- GUTIERRE, Rodrigo. As mudanças climáticas no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
- NOBRE, Carlos. A circulação geral da atmosfera e as mudanças climáticas globais. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 23, n. 4, p. 339–354, out.–dez. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbmet/v23n4/1519-2278-rbmet-23-04-0339.pdf. Acesso em: 10 ago. 2025.
Bibliografia
- MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora. São Paulo: Editora do Brasil, 2017.
- VALENTE, José Armando. Inteligência Artificial na Educação. Revista Pátio, Porto Alegre, n. 147, p. 1–5, jan.–mar. 2023. Disponível em: https://www.revista.patic.com.br/artigo/inteligencia-artificial-na-educacao-1. Acesso em: 10 ago. 2025.
- 10 ideias para “Desenvolver a educação climática em sala de aula”. Disponível em: https://novaescola.org.br/tag/1574/mudancas-climaticas/. Acesso em: 28 jul. 2025.
- Rotação por estações: como dinamizar as formações usando essa metodologia ativa. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21301/rotacao-por-estacoes-como-dinamizar-as-formacoes-usando-essa-metodologia-ativa. Acesso em: 03 set. 2025.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Tempo previsto: 1 aula (50 min)
A aula está organizada para que, por meio de uma rotação por estações, você encontre mais informações sobre a organização da estratégia no material complementar intitulado “Rotação por estações: como dinamizar as formações usando essa metodologia ativa”. A proposta objetiva reconhecer que o clima é resultado de um sistema complexo que envolve a circulação atmosférica e oceânica, influenciado por fatores naturais que incluem os movimentos da Terra. No entanto, as mudanças climáticas—causadas principalmente pela ação humana—alteram esse sistema natural e têm consequências globais.
Além da rotação por estações, a turma utiliza a IA como ferramenta para explorar e visualizar dados climáticos, que compõem as atividades da aula e conduzem à compreensão da relação entre as mudanças climáticas e a dinâmica atmosférica.
Conversa inicial / Introdução:
Tempo previsto: 5 min
Inicie a aula apresentando à turma a temática que será explorada e, brevemente, problematize a proposta com alguns questionamentos:
- O que vocês já ouviram falar sobre mudanças climáticas?
- O que teria acontecido se o clima do planeta não tivesse mudado no passado?
Na mediação, traga a ideia de que as mudanças fazem parte da dinâmica do planeta. O planeta passou por períodos glaciais e o aquecimento, no passado, transformou as condições da superfície para que novas espécies pudessem ocupar os ambientes.
- Por que, atualmente, essas discussões são importantes?
- Que fatores interferem nessas mudanças?
Com esses questionamentos, avance para a proposta central, que será organizada a partir de uma rotação por estações.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO