Plano de aula: YouTube e oralidade: gravando vídeos sobre curiosidades

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Cartolinas, canetinhas coloridas, papéis coloridos (papel espelho), tesoura e cola para desenhar ou fazer uma produção artística com recorte e colagem dos animais selecionados. Livros e revistas sobre animais de jardim para consulta das imagens.

Curiosidades sobre os animais de jardim elaboradas pelos alunos e transcritas separadamente para o papel. Celular ou tablet para filmar. Se necessário informe ou combine com as famílias sobre o uso do celular para fins didáticos.

Organização do espaço: Se possível realize a atividade dessa aula em um espaço diferente da sala de aula, local com o menor ruído externo possível, para não haver interferência de outros barulhos e que a turma possa sentar-se confortavelmente e os grupos fiquem um pouco mais distantes uns dos outros.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Executar a performance oral observando o estilo e características da fala do narrador nesse tipo de plataforma e com o gênero textual em questão.

Referências sobre o assunto:

AQUINO, Z. G. O. Gêneros orais, argumentação e ensino de língua portuguesa. São Paulo: EdUSP, 2015.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes; 2003.

CAVALCANTE,M.C.B.; TEIXEIRA C.T.V. Gêneros orais na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C.P.A (org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

• Compartilhe com a turma que hoje será a gravação da exposição oral e que também serão confeccionados os materiais de apoio (desenhos, colagens dos animais de jardim) para utilizar durante a performance.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência