Atividade para impressão - Cartazes - LP01_05SQA01
Plano de Aula
Plano de aula: identificando slogans em campanhas de conscientização infantil.
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans
Sobre este plano
Título: identificando slogans em campanhas de conscientização infantil.
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.
Materiais necessários: Vídeo da campanha “Afaste os bichos. Lave as mãos”, data show, computador, som e cartazes impressos da campanha.
Dificuldades antecipadas: Será necessário que o professor ajude os alunos no processo de leitura do texto: diferenciar a imagem do texto escrito, realizar a leitura do slogan apresentado no vídeo com base em pistas linguísticas, localizar palavras conhecidas no texto, levantar conhecimentos prévios de acordo com as imagens etc.
Referências sobre o assunto:
Link para acesso ao vídeo: https://vimeo.com/95853115
https://www.significados.com.br/slogan/
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
CAVALCANTI.;M.; Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS.;V.M. São Paulo: Contexto, 2011
BRASIL, L. F. . O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o título para a turma. O tema da aula será introduzido com a reprodução do vídeo sobre a campanha em destaque
“Afaste os bichos. Lave as mãos”.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
1. Organize seus alunos em roda e informe que irá exibir um vídeo curto sobre uma campanha da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul.
2. Antecipe que no vídeo verão alguns “monstros”. Que monstros serão esses?
3. Peça aos alunos que prestem bastante atenção ao vídeo, pois, no final, irão conversar a respeito do que viram.
Links para acesso ao vídeo: https://vimeo.com/95853115
https://www.youtube.com/watch?v=Z_7SD3Iw2Mw
Link de acesso para a impressão das imagens:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
Após a apresentação da situação por meio da reprodução do vídeo, promova uma conversa com seus alunos sobre o que foi visto.
Faça perguntas, do tipo:
- POR QUE A SECRETARIA DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL DIVULGOU ESTE VÍDEO?
2. COMO SERÁ QUE CRIARAM OS MONSTROS QUE APARECEM NA PRIMEIRA PARTE DO VÍDEO?
3. QUE IMAGENS APARECEM NA SEGUNDA PARTE DO VÍDEO?
4. O QUE TEM A VER MONSTROS COM LAVAR AS MÃOS?
5. VOCÊ JÁ ASSISTIU NA TELEVISÃO A OUTROS VÍDEOS DE CAMPANHAS NA ÁREA DA SAÚDE? QUAIS?
Materiais complementares:
Para maiores informações sobre a campanha acesse o link:
https://estado.rs.gov.br/campanha-infantil-promove-higiene-das-maos-no-combate-a-gripe-a
Fonte das imagens: Governo do Rio Grande do Sul https://estado.rs.gov.br/inicial
Fechamento
Tempo sugerido: 08 minutos.
Orientações:
1 - Utilize os momentos finais da aula para promover reflexões com seus alunos sobre o assunto principal tratado no vídeo e por que é importante ter vídeos (campanhas) como este.
2 - Lance a pergunta para a turma refletir: O que aprendemos nesta aula?
3 - Deixe livre para que os alunos possam comentar sobre o que foi mais interessante e o que puderam aprender sobre o vídeo. Seria interessante construir algo escrito coletivamente a respeito do que estão relatando, sendo o professor o escriba deste pequeno resumo (frase).
4 - Conduza o fechamento para uma reflexão voltada para a função social deste gênero, ressaltando por que é importante que existam campanhas sociais,
qual é a finalidade delas, o que elas buscam alcançar, etc.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui); Formulários Google (tutorial disponível aqui) e Kahoot! (tutorial disponível aqui).
Introdução
Marque uma reunião através do Google Meet ou de outro canal de comunicação que permita o compartilhamento de tela e siga as orientações do plano.
Caso a sua aula seja assíncrona, envie um vídeo ou áudio com as orientações sugeridas nesta etapa do plano, e o link para o vídeo (abaixo).
Desenvolvimento
Acesse o vídeo disponível aqui e compartilhe a sua tela com a turma.
Siga as orientações do plano.
Quando a aula for assíncrona, envie os questionamentos sugeridos no plano e solicite que as crianças enviem áudios com suas respostas.
Fechamento
Siga as orientações do plano. Você pode criar um documento (Google Docs), compartilhar a sua tela com as crianças e elaborar um texto coletivo, conforme sugerido no plano.
Outra forma de enviar os questionamentos às crianças é através de formulários como o Google Forms ou o Kahoot!.
De todo modo, atente para a orientação de intervenção apresentada no item 4 do último slide da aula.
Convite às famílias
Você pode aproveitar o assunto iniciado nesta aula para fazer uma experiência com as crianças sobre o que acontece com os microorganismos quando lavamos as mãos. Assista a um vídeo bem interessante do Manual do Mundo, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título: identificando slogans em campanhas de conscientização infantil.
Finalidade da aula: Conhecer e identificar o slogan de uma campanha de conscientização infantil sobre higiene pessoal (levantamento de conhecimentos prévios).
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Slogans
Objetos do conhecimento:Reconstrução das condições de produção e recepção
de textos.
Prática de linguagem:Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade da BNCC:EF15LP01
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA.
A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.
Materiais necessários: Vídeo da campanha “Afaste os bichos. Lave as mãos”, data show, computador, som e cartazes impressos da campanha.
Dificuldades antecipadas: Será necessário que o professor ajude os alunos no processo de leitura do texto: diferenciar a imagem do texto escrito, realizar a leitura do slogan apresentado no vídeo com base em pistas linguísticas, localizar palavras conhecidas no texto, levantar conhecimentos prévios de acordo com as imagens etc.
Referências sobre o assunto:
Link para acesso ao vídeo: https://vimeo.com/95853115
https://www.significados.com.br/slogan/
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
CAVALCANTI.;M.; Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS.;V.M. São Paulo: Contexto, 2011
BRASIL, L. F. . O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.