Plano de Aula

Plano de aula: Produzindo slogans para campanhas de conscientização

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Revistas, molde de letras, canetinhas, lápis, tesouras, cola, máquina fotográfica, tinta guache, pincéis, panfletos, cartazes, cartolinas, etc.

Informações sobre o gênero: Constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço. Sua estrutura composicional geralmente contém:

  • Título (apresenta a ideia principal),
  • Subtítulo (apresenta uma idéia complementar ao título),
  • Logomarca (junção do símbolo da empresa e seu nome,
  • Logotipo (representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca ),
  • Slogan (frase curta, de fácil memorização).

(SILVA, 2015)

Dificuldades antecipadas:

- Fazer o rascunho da campanha em termos de sua estrutura composicional. Neste processo é fundamental que o professor relembre com os alunos as características do gênero que já foram trabalhadas ao longo dos planos anteriores.

- Escrever o texto do slogan. O grupo contará com a ajuda dos alunos mais avançados em relação à escrita e leitura, e também,com a ajuda do professor como escriba das ideias pensadas. Poderão utilizar letras móveis, silabários para consulta, etc.

Referências sobre o assunto:

LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008.

Produção de Textos Escritos. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2019

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Uberlândia/MG - 2015).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma que a proposta da aula será construir a campanha educativa que foi pensada e planejada na aula anterior por cada grupo.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos