Plano de Aula

Plano de aula: Mudanças climáticas em nosso dia a dia

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções locais das relações sociedade natureza

mais ações

Descrição

Esta é a segunda aula de uma sequência de cinco planos de aula. O objetivo central é que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental explorem o conceito de mudanças no tempo e como elas se manifestam em seu cotidiano, desenvolvendo a habilidade de identificar e descrever essas características em seu lugar de vivência. A aula inicia com a contextualização de uma personagem (Ana) afetada por uma mudança no tempo, seguida por uma problematização por meio da observação de imagens. A atividade principal é uma ação propositiva em que os alunos, em duplas, relacionam áudios de fenômenos climáticos a imagens e criam hipóteses sobre mudanças no tempo. A aula finaliza com uma observação prática do clima no ambiente escolar e a construção coletiva de uma tabela que conecta características climáticas, observações e atividades cotidianas.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando Inteligência Artificial (o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à internet. Projetor (opcional para as imagens). Aparelho para reprodução de áudio.

Recursos educacionais digitais:

  • Áudios com sons de fenômenos climáticos (como chuva, vento e trovão) e imagens para associação (disponíveis no material complementar indicado no plano original).
  • Ferramenta de IA geradora de imagens (na seção Para Saber mais deste plano você encontra referências).
  • Vídeos curtos e educativos sobre previsão do tempo ou fenômenos climáticos, adaptados para a faixa etária.

Material complementar:

Materiais diversos:

  • Cartões com imagens impressas de diferentes condições do tempo (sol, nuvens, chuva, vento forte etc), incluindo as do material complementar.
  • Papel pardo ou lousa para construção da tabela coletiva.
  • Canetas hidrográficas ou giz.
  • Figuras ou desenhos para representar atividades cotidianas (brincar no parque, ir à escola, dormir etc.) na tabela.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Condições de vida nos lugares de vivência.
  • Mudanças de tempo e suas manifestações no cotidiano.
  • Características do tempo (sol, chuva, vento, calor e frio).

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar a chuva, o vento, o frio e o calor como elementos que fazem parte de nossa rotina.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Acesse

Material adicional

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 120 minutos

Este plano de aula foca na exploração das mudanças no tempo e como elas se manifestam no cotidiano dos estudantes, trazendo a IA, de forma crítica, como uma ferramenta usada para a previsão do tempo. Ele busca desenvolver nos estudantes a capacidade de identificar e descrever as características das variações climáticas no lugar onde vivem e a identificação de padrões. A principal aprendizagem é que os alunos reconheçam a chuva, o vento e o calor como elementos presentes em sua rotina e que a influenciam. Ao longo do plano, também há uma introdução básica e crítica ao conceito de IA como ferramenta que pode "ouvir" e "prever" o tempo, incentivando a reflexão sobre a precisão dessa tecnologia e a importância da observação humana. Ao falar sobre IA, use termos como "programas de computador que ajudam a..." ou "ferramentas que aprendem com informações". Evite personificar demais a IA para não gerar concepções equivocadas. Explique que são pessoas que criam e alimentam esses programas, ou seja, dependem do ser humano para funcionarem como “inteligência”. Reforce a ideia de que a IA pode errar e que a observação e análise humana é sempre importante para verificar a veracidade dos dados oferecidos por ela.

Dificuldades antecipadas: Para algumas crianças, o conceito de "mudança do tempo" pode ser mais fácil de entender do que "mudança climática". Por isso, o plano foca no tempo. A ideia de "máquinas que pensam" ou "ouvem" também pode ser confusa. Usar analogias simples é fundamental. Relacionar sons a imagens pode ser desafiador para alguns; pode ser necessário repetir os áudios e “dar dicas.”

Conversa inicial/Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos.

Projete o tema para a turma e converse sobre o que é uma mudança do tempo, sem aprofundar-se no assunto, pois essas informações serão abordadas ao longo do plano. Esta etapa faz um “aquecimento” e levantamento das concepções que as crianças têm sobre esse conceito.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA