Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: Youtube; WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom
Valor trabalhado
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem a chuva, o vento e o calor como elementos que fazem parte de nossa rotina. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie o slide desta etapa que consta no plano original aos alunos. Na apresentação do tema, grave um vídeo e converse sobre o que é uma mudança do tempo, mas sem aprofundar-se no assunto, pois essas informações serão abordadas ao longo do plano.
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após anunciar o tema da aula, envie os slides desta etapa que estão no plano original e grave uma vídeoaula para os alunos, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Leia a situação apresentada no slide e questione-os sobre o que Ana pode ter ouvido que foi capaz de assustá-la.
Aproveite esse momento e faça outras questões, como:
- O que esse barulho indica? Que outras sensações ela pode sentir?
- Os planos de Ana podem sofrer alguma alteração por conta desse barulho que ela ouviu? Qual?
- Na sua opinião, qual seria o tempo ideal para que Ana pudesse ir ao clube? Por quê?
Peça que eles anotem suas percepções em seus cadernos.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original aos estudantes e faça alguns questionamentos como:
- O que está acontecendo nessa imagem?
- Você imagina que esteja calor ou frio neste local?
- Você acha que é provável que haja chuva neste local?
- Que outras mudanças atmosféricas podem ser identificadas no nosso dia a dia?
- Será que essas mudanças interferem nas nossas ações?
Oriente que respondam por mensagens de texto ou áudio na ferramenta que estiver sendo usada para comunicação da turma.
Ação propositiva (um dia - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, envie para a turma o slide desta etapa e explique que você irá transmitir para eles alguns áudios que eles deverão escutar com muita atenção. Encaminhe os áudios disponíveis no material complementar.
- Áudio 1: chuva, disponível aqui
- Áudio 2: trovão, disponível aqui
- Áudio 3: vento, disponível aqui
- Áudio 4: mergulho, disponível aqui
Após os alunos escutarem os áudios, envie as imagens disponíveis aqui (você também as encontra no material complementar deste plano). Explique que eles deverão ouvir novamente os áudios, mas que, dessa vez, eles irão relacionar as imagem aos sons.
Em seguida, peça para que eles reorganizem as imagens em seus cadernos, nominando o que cada uma significa. Caso não possam fazer a impressão do material, instrua que façam da seguinte forma:
- IMAGEM 1- CHUVA
- IMAGEM 2- VENTO...
E assim sucessivamente. Peça que acrescentem outras informações que possam caracterizar as condições do tempo. Depois, diga para pensarem em uma situação na qual possa ter ocorrido uma mudança no clima, assim como houve com Ana no momento em que estava saindo para ir ao clube.
Sistematização (dois dias - assincronamente)
Nesta etapa, construa com eles uma tabela onde seja possível identificar as características do tempo, o que se observa e que ações desenvolvemos em cada uma das situações. Peça que durante sete dias, eles registrem as condições do tempo em uma tabela em seus cadernos.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças aos vídeos que seguem abaixo:
- “Canção do tempo e clima”, disponível aqui
- “Previsão do tempo”, disponível aqui
- “O tempo atmosférico para crianças”, disponível aqui