Plano de Aula

Plano de aula: Aquecimento Global: dando vozes à crise climática

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula integra o trabalho com a habilidade EF09CI07 que objetiva analisar causas e consequências do aquecimento global e suas repercussões geográficas, sociais e econômicas, e a habilidade EF69LP06 que busca produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado, etc. – e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.

Ele está previsto para acontecer em duas aulas, nas quais os estudantes farão o levantamento de informações sobre aquecimento global e descreverão cenários hipotéticos em diferentes regiões, integrando os impactos ambientais e suas interferências geográficas, sociais e econômicas. Para compartilhar suas descobertas e sistematizar compreensões, em grupos eles elaborarão um podcast ou áudio: "O clima na nossa voz" para alertar sobre a importância de ações locais que minimizem os impactos causados pelo aquecimento global.

Caso sinta necessidade de repertoriar a turma para esse trabalho, você pode explorar outros planos que discutem o efeito estufa e apoiam essas compreensões. Você consegue acessá-los aqui.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

caso opte pelo uso da IA durante as projeções, você precisará do dispositivo para acesso com a turma.

Materiais diversos:
Anexo I
Anexo II
Anexo III
Anexo IV

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Aquecimento global

  • Impactos ambientais

  • Mudanças climáticas

Objetivos de aprendizagem

  • Investigar os principais fatores causadores do aquecimento global;

  • Identificar os impactos causados pelo aquecimento global e como afetam os aspectos geográfico, social e econômico; Analisar como o aquecimento global afeta vidas reais, relacionando dados científicos com eventos e experiências locais;

  • Produzir formas de expressão pública que reflitam ideias e sentimentos sobre a crise climática, estimulando o protagonismo juvenil.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura digital

10. Responsabilidade e cidadania

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Acesse

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano

Tempo previsto: 100 minutos (considerando uma aula de ciências e uma aula de língua portuguesa).

Este plano está organizado para ser desenvolvido em uma aula de 50 minutos de ciências e uma aula de 50 minutos de língua portuguesa. Ele integra atividades dos dois componentes e, dessa forma, é importante organizar essa integração como forma de favorecer e apoiar a construção de aprendizagens dos estudantes.

Para a aula de ciências, considere a primeira parte da proposta sendo desenvolvida na perspectiva de sala de aula invertida e oriente previamente a investigação a ser realizada, distribuindo os aspectos geográficos, sociais e econômicos para orientar o trabalho dos grupos. A sugestão de roteiro para essa pesquisa está disponível no Anexo IV. Adapte de acordo com seu contexto. As sugestões permitem aos alunos organizar as informações que serão exploradas durante a aula.

Dificuldades antecipadas:

Caso não seja possível a pesquisa prévia, considere mais uma aula e organize o momento para ser realizado na escola.

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 50 minutos.

Inicie a aula com a sensibilização da turma sobre os efeitos que é possível perceber no dia a dia e que estão relacionados ao aquecimento global. Compartilhe as frases abaixo, uma de cada vez, e dialogue com a turma sobre causas e consequências, mediando as discussões para conectá-los aos impactos causados pelo aquecimento global.

• Uma sala de aula está tão quente que os alunos não conseguem se concentrar.

Ilustração de aluno passando calor na sala de aula

Crédito: alphabetMN/GettyImages

• Um grupo de amigos tenta entender por que está chovendo tanto ultimamente.

• Os animais estão invadindo as casas das pessoas.

• Uma cidade ficou sem abastecimento de produtos por 1 semana.

• O jornal da semana explorou a manchete “Refugiados do Clima”.

Fotografia de pessoas em busca de água (refugiados do clima)

Crédito: abhisheklegit/GettyImages

- Alguém já passou por uma situação semelhante? O que fizeram?

- De que forma isso pode se agravar no futuro?

- Quais seriam as consequências?

- O que essas situações representam? Quais os principais agentes causadores?

- Como podemos nos adaptar aos efeitos adversos causados pelo aquecimento global?

Use exemplos para evidenciar essa relação. Os animais podem invadir a casa das pessoas em função da degradação dos seus habitats. Eles vão em busca de comida e abrigo. Os refugiados do clima revelam um impacto social decorrente do aquecimento global e das mudanças climáticas. Observa-se o aumento das desigualdades sociais, as crises humanitárias, elevação do nível do mar e outros eventos climáticos extremos, como secas e inundações que obriga as pessoas a se deslocarem para outras regiões. Essas pessoas perdem suas casas, seus meios de subsistência e muitas vezes se tornam mais vulneráveis à pobreza.

Com essas discussões, avance para o segundo momento da aula e distribua aos grupos o material disponível no anexo I. Com base nas informações pesquisadas, solicite o preenchimento dos dados. Como cada grupo ficou responsável por um aspecto diferente, oriente-os a complementarem o registro no momento da partilha.

- O que descobrimos sobre as principais causas do aquecimento global?

- As consequências são maiores geograficamente, socialmente ou economicamente?

- Ele está presente da mesma forma em todos os locais?

- Como isso se manifesta no nosso território?

- Se esse problema piorar, o que pode acontecer? E se melhorar, o que mudaria?

A partir desse último questionamento, mobilize-os a pensar em cenários futuros e como as informações pesquisadas até o momento se conectam na construção desses modelos. Com a mesma lógica de informações usadas na IA, problematize quais seriam os fatores que, combinados, contribuem para o aquecimento global. Inverta a pergunta para que pensem em quais fatores eles precisam diminuir para que esses efeitos também possam ser minimizados. Caso tenha tempo e recurso disponível na escola, a partir das considerações dos estudantes, use as informações para testar algumas possibilidades com o uso da IA. Nesse caso, é importante orientar sobre como a elaboração do prompt interfere na formulação da IA. Você pode sugerir essa construção, indicando a importância de ter comandos que considerem o objetivo, público-alvo, contexto e até mesmo a persona. Veja um exemplo:

• Descreva um cenário hipotético em que uma cidade costeira brasileira, como Santos, seja afetada pela elevação do nível do mar em 2050, considerando os impactos geográficos, sociais e econômicos que essa ação pode causar.

Para finalizar, informe que esses conhecimentos serão agora usados no componente de língua portuguesa, onde eles produzirão um podcast: O clima na nossa voz.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Veja outros planos que exploram a habilidade EF01CO06 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS