Anexo I - Grupos
Plano de Aula
Plano de aula: Aquecimento Global: dando vozes à crise climática
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula integra o trabalho com a habilidade EF09CI07 que objetiva analisar causas e consequências do aquecimento global e suas repercussões geográficas, sociais e econômicas, e a habilidade EF69LP06 que busca produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado, etc. – e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.
Ele está previsto para acontecer em duas aulas, nas quais os estudantes farão o levantamento de informações sobre aquecimento global e descreverão cenários hipotéticos em diferentes regiões, integrando os impactos ambientais e suas interferências geográficas, sociais e econômicas. Para compartilhar suas descobertas e sistematizar compreensões, em grupos eles elaborarão um podcast ou áudio: "O clima na nossa voz" para alertar sobre a importância de ações locais que minimizem os impactos causados pelo aquecimento global.
Caso sinta necessidade de repertoriar a turma para esse trabalho, você pode explorar outros planos que discutem o efeito estufa e apoiam essas compreensões. Você consegue acessá-los aqui.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
caso opte pelo uso da IA durante as projeções, você precisará do dispositivo para acesso com a turma.
Materiais diversos:
• Anexo I
• Anexo II
• Anexo III
• Anexo IV
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Aquecimento global
- Impactos ambientais
- Mudanças climáticas
Objetivos de aprendizagem
- Investigar os principais fatores causadores do aquecimento global;
- Identificar os impactos causados pelo aquecimento global e como afetam os aspectos geográfico, social e econômico; Analisar como o aquecimento global afeta vidas reais, relacionando dados científicos com eventos e experiências locais;
- Produzir formas de expressão pública que reflitam ideias e sentimentos sobre a crise climática, estimulando o protagonismo juvenil.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura digital
10. Responsabilidade e cidadania
Acesse
- UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Paris: UNESCO, 2017. Brasília, DF. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
- WWF Brasil. Guia sobre mudanças climáticas. Disponível em: https://www.wwf.org.br/?81482/Guia-de-adaptacao-as-mudancas-do-clima-para-entes-federativos. Acesso em: 18 de novembro de 2025.
Bibliografia
- EMBRAPA. Mudança do clima e a agropecuária brasileira: noções, mitigação e adaptação. Autores: Pedro Luiz Oliveira de Almeida Machado et al. Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2022. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1148256/1/doc-322-cnpaf.pdf. Acesso em: 11 de agosto de 2025.
- Instituto Akatu. Consumo consciente e o meio ambiente. Disponível em: https://www.akatu.org.br. Acesso em: 11 de agosto de 2025.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Tempo previsto: 100 minutos (considerando uma aula de ciências e uma aula de língua portuguesa).
Este plano está organizado para ser desenvolvido em uma aula de 50 minutos de ciências e uma aula de 50 minutos de língua portuguesa. Ele integra atividades dos dois componentes e, dessa forma, é importante organizar essa integração como forma de favorecer e apoiar a construção de aprendizagens dos estudantes.
Para a aula de ciências, considere a primeira parte da proposta sendo desenvolvida na perspectiva de sala de aula invertida e oriente previamente a investigação a ser realizada, distribuindo os aspectos geográficos, sociais e econômicos para orientar o trabalho dos grupos. A sugestão de roteiro para essa pesquisa está disponível no Anexo IV. Adapte de acordo com seu contexto. As sugestões permitem aos alunos organizar as informações que serão exploradas durante a aula.
Dificuldades antecipadas:
Caso não seja possível a pesquisa prévia, considere mais uma aula e organize o momento para ser realizado na escola.
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 50 minutos.
Inicie a aula com a sensibilização da turma sobre os efeitos que é possível perceber no dia a dia e que estão relacionados ao aquecimento global. Compartilhe as frases abaixo, uma de cada vez, e dialogue com a turma sobre causas e consequências, mediando as discussões para conectá-los aos impactos causados pelo aquecimento global.
• Uma sala de aula está tão quente que os alunos não conseguem se concentrar.
Crédito: alphabetMN/GettyImages
• Um grupo de amigos tenta entender por que está chovendo tanto ultimamente.
• Os animais estão invadindo as casas das pessoas.
• Uma cidade ficou sem abastecimento de produtos por 1 semana.
• O jornal da semana explorou a manchete “Refugiados do Clima”.
Crédito: abhisheklegit/GettyImages
- Alguém já passou por uma situação semelhante? O que fizeram?
- De que forma isso pode se agravar no futuro?
- Quais seriam as consequências?
- O que essas situações representam? Quais os principais agentes causadores?
- Como podemos nos adaptar aos efeitos adversos causados pelo aquecimento global?
Use exemplos para evidenciar essa relação. Os animais podem invadir a casa das pessoas em função da degradação dos seus habitats. Eles vão em busca de comida e abrigo. Os refugiados do clima revelam um impacto social decorrente do aquecimento global e das mudanças climáticas. Observa-se o aumento das desigualdades sociais, as crises humanitárias, elevação do nível do mar e outros eventos climáticos extremos, como secas e inundações que obriga as pessoas a se deslocarem para outras regiões. Essas pessoas perdem suas casas, seus meios de subsistência e muitas vezes se tornam mais vulneráveis à pobreza.
Com essas discussões, avance para o segundo momento da aula e distribua aos grupos o material disponível no anexo I. Com base nas informações pesquisadas, solicite o preenchimento dos dados. Como cada grupo ficou responsável por um aspecto diferente, oriente-os a complementarem o registro no momento da partilha.
- O que descobrimos sobre as principais causas do aquecimento global?
- As consequências são maiores geograficamente, socialmente ou economicamente?
- Ele está presente da mesma forma em todos os locais?
- Como isso se manifesta no nosso território?
- Se esse problema piorar, o que pode acontecer? E se melhorar, o que mudaria?
A partir desse último questionamento, mobilize-os a pensar em cenários futuros e como as informações pesquisadas até o momento se conectam na construção desses modelos. Com a mesma lógica de informações usadas na IA, problematize quais seriam os fatores que, combinados, contribuem para o aquecimento global. Inverta a pergunta para que pensem em quais fatores eles precisam diminuir para que esses efeitos também possam ser minimizados. Caso tenha tempo e recurso disponível na escola, a partir das considerações dos estudantes, use as informações para testar algumas possibilidades com o uso da IA. Nesse caso, é importante orientar sobre como a elaboração do prompt interfere na formulação da IA. Você pode sugerir essa construção, indicando a importância de ter comandos que considerem o objetivo, público-alvo, contexto e até mesmo a persona. Veja um exemplo:
• Descreva um cenário hipotético em que uma cidade costeira brasileira, como Santos, seja afetada pela elevação do nível do mar em 2050, considerando os impactos geográficos, sociais e econômicos que essa ação pode causar.
Para finalizar, informe que esses conhecimentos serão agora usados no componente de língua portuguesa, onde eles produzirão um podcast: O clima na nossa voz.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO