Atividade para impressão - LPO1_01SQA04.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura de cantigas respeitando o ritmo e a melodia
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção
Por: Nadia Camargo
Descrição
Esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor, microfone, caixa de som. - Recursos Educacionais Digitais:
Vídeo da música em A casa
Karaokê: A casa. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=3dH29fE3RgE. Acesso em 10 nov. 2024. - Materiais diversos:
Letra de cantiga em um cartaz, quadro, giz, folhas sulfites (uma por aluno).
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição de textos poéticos
Prática de Linguagem
- Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)
Objetivos de aprendizagem
- Ajustar a pauta sonora ao texto escrito na leitura de uma cantiga que se sabe de cor.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Bibliografia
- FARACO, Carlos Alberto. Gramática e Ensino. Diadorim, Rio de Janeiro, Revista 19 volume 2 p. 11-26, Jul-Dez 2017. LEAL.;T.F.;MELO.;K.R. Planejamento do ensino da leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: Práticas de leitura no ensino fundamental (org) BARBOSA.;M.L.F.F.;SOUZA.;I.P. Belo Horizonte: Autêntica,2006.
- FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FDE). Ler e Escrever: Guia de planejamento e orientações didáticas - Professor Alfabetizador - 1º ano. Disponível em: https://lereescrever.fde.sp.gov.br/Handler/ExibImagem.ashx?isnsaj=399&arq=S. Acesso em: 2 dez. 2024.
- Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Tadeu Breda. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 12 de Agosto de 2018.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 60 min
Esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literária. A aula faz parte do módulo de análise linguística / semiótica (alfabetização).
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Organização do espaço: Se possível realize a atividade dessa aula em um espaço diferente da sala de aula, local com o menor ruído externo possível, para não haver interferência de outros barulhos e que a turma possa sentar-se confortavelmente e os grupos fiquem um pouco mais distantes uns dos outros.
Dificuldades antecipadas: Uma possível dificuldade é se recusar a fazer a leitura dizendo que ainda não sabe ler, no entanto a letra da música já deve ser conhecida e memorizada anteriormente, o que facilitará o trabalho de “leitura”. Também poderá acontecer da criança não realizar a relação correta entre o som e a forma gráfica da palavras, oralizando uma determinada parte da canção e apontando para outra. Poderá ter dificuldade em identificar a palavra como uma unidade, realizando a leitura globalmente.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 min
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações: Diga aos alunos que vocês farão a leitura da música “A casa” de Toquinho.
Obs: É importante que as crianças já conheçam a letra, já tenham cantado várias vezes e feito atividades com essa música em outros momentos. Principalmente os alunos que ainda não sabem ler, precisam saber de memória a letra da música a fim de que possam participar da atividade lendo mesmo sem saber ler convencionalmente.
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações: Organize as crianças numa posição confortável para cantar uma música que já sabem de cor, pode ser em roda. Diga que você irá colocar a música “A casa” para tocar para todos cantar juntos.
Coloque a música duas ou três vezes para que todos cantem e se lembrem da letra.
Distribua folhas sulfites e peça para que os alunos façam um desenho de como seria essa casa. Essa atividade tem como objetivo ver o que os alunos compreenderam da música, explorando suas imaginações. Guarde os desenhos para expor no quadro ao final da aula e abrir uma discussão sobre as percepções de cada um.
Materiais complementares: você pode acessar um vídeo da música em A casa
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA