Atividade para impressão - LPO1_01SQA04.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura de cantigas respeitando o ritmo e a melodia
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Letra de cantiga em um cartaz, quadro, giz, folhas sulfites (uma por aluno).
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Uma possível dificuldade é se recusar a fazer a leitura dizendo que ainda não sabe ler, no entanto a letra da música já deve ser conhecida e memorizada anteriormente, o que facilitará o trabalho de “leitura”. Também poderá acontecer da criança não realizar a relação correta entre o som e a forma gráfica da palavras, oralizando uma determinada parte da canção e apontando para outra. Poderá ter dificuldade em identificar a palavra como uma unidade, realizando a leitura globalmente.
Referências sobre o assunto: LEAL,Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; MORAIS, Artur Gomes de. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica.In: Org.BEAUCHAM, Janete; PAGEL, Denise; NASCIMENTO, Aricélia R. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB,2007. SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Programa Ler e Escrever Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1o ano. 4. ed. rev. e atual. - São Paulo: FDE, 2014. p. 84-89 (Disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf Acesso em 15/11/2018).
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que vocês farão a leitura da música “A casa” de Toquinho.
Obs: É importante que as crianças já conheçam a letra, já tenham cantado várias vezes e feito atividades com essa música em outros momentos. Principalmente os alunos que ainda não sabem ler, precisam saber de memória a letra da música a fim de que possam participar da atividade lendo mesmo sem saber ler convencionalmente.
(Sobre a importância dos textos memorizados ler o texto disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente Acesso em 15/11)
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Organize as crianças numa posição confortável para cantar uma música que já sabem de cor, pode ser em roda. Diga que você irá colocar a música “A casa” para tocar para todos cantar juntos.
- Coloque a música duas ou três vezes para que todos cantem e se lembrem da letra.
- Distribua folhas sulfites e peça para que os alunos façam um desenho de como seria essa casa. Essa atividade tem como objetivo ver o que os alunos compreenderam da música, explorando suas imaginações. Guarde os desenhos para expor no quadro ao final da aula e abrir uma discussão sobre as percepções de cada um.
Materiais complementares: você pode acessar um vídeo da música em A casa
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
- Apresente a letra em um cartaz ou projetada e faça a leitura apontando cada palavra que você está lendo. É importante que a crianças vejam a relação que você estabelece entre a pauta sonora a parte gráfica, ou seja, a letra cantada da música escrita.
- Pergunte quem gostaria de fazer a leitura primeiro. Peça para que o aluno venha próximo ao cartaz onde a letra da canção está escrita. Pergunte onde está o título da música e o que está escrito.
- Diga para que faça a leitura da música como se fosse um texto (sem cantar). Peça para que a criança mostre cada pedaço que está sendo lido (verso, palavra, sílaba) com o dedo. O objetivo é sincronizar a pauta sonora com a pauta escrita.
- Chame outras crianças para fazer a leitura da música. Caso não seja possível que todos os alunos participem, diga que você irá repetir a atividade em outro dia.
Atenção:
- Quando a criança fizer a leitura globalmente, ou seja, não apontar especificamente para a palavra que está pronunciando, intervenha de modo que o aluno ajuste o falado ao escrito. Diga: Leia apenas o primeiro verso. Mostre onde ele está. Qual a primeira palavra do verso? Qual a última palavra? Onde está a palavra ‘casa’ no primeiro verso? Mostre-a. Agora leia novamente o primeiro verso apontada cada palavra lida com o dedo.
Obs: Caso esta atividade esteja muito penosa para o aluno, faça a leitura de parte da música como os três primeiros versos por exemplo, e repita essa atividade em outros dias. Isso provavelmente acontecerá com os alunos que apresentem uma hipótese pré-silábica de escrita.
Variação na organização para realizar a atividade:
Em vez de realizar a atividade no coletivo, você poderá organizar as crianças em pequenos grupos ou em duplas e providenciar a letra da música impressa em folha sulfite. Com esta organização de sala você fará as intervenções nas duplas. As demais duplas poderão estar lendo a cantiga ou realizando uma outra atividade mais autonomamente.
Materiais complementares: Imprima a letra da música clicando no link: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/casa.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que vocês farão a leitura mais uma vez da letra da música, agora cantando todos juntos. E que você irá mostrar, na letra escrita em um cartaz ou projetada, as palavras que vocês estão pronunciando.
- Após cantar a música, exponha os desenhos que os alunos fizeram no início da aula no quadro ou no mural, utilizando fita adesiva. Inicie uma discussão e apreciação dos desenhos, destacando alguns detalhes das produções que mais lhe chamou atenção. Convide os alunos a destacarem o que acharam de mais interessante nos desenhos dos outros colegas.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações. Se possível, disponibilize impressos da letra da canção na escola, para que as famílias possam retirá-los.
- Opcional: canal para aulas online, como o Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie um áudio ou vídeo dirigido às crianças e às famílias, explicando como será a aula: primeiramente, assistirão ao videoclipe de uma canção; depois, farão um desenho e, por último, uma leitura. Envie a letra da canção A casa, de Vinicius de Moraes e Toquinho (letra bastão maiúscula e diagramação correta) por WhatsApp, ou oriente os alunos a pegarem a letra impressa que foi disponibilizada na escola. Envie o videoclipe e oriente os alunos a assistir várias vezes, até que aprendam (memorizem) a canção (disponível aqui).
Se utilizar a aula online (Google Jamboard), proceda como se estivesse em sala de aula.
Desenvolvimento
Envie um áudio solicitando que cada criança desenhe como imagina essa casa. Peça que, depois de pronto o desenho, fotografe-o e envie a foto por WhatsApp, lembrando de escrever seu nome para que todos saibam quem fez qual desenho.
Envie um vídeo, gravado antecipadamente, lendo a letra da canção e apontando cada palavra lida. É importante que a crianças vejam a relação que você estabelece entre a pauta sonora e a parte gráfica. Na sequência, envie um áudio explicando que agora cada criança fará a leitura da letra acompanhando com o dedinho o que está lendo. Se possível, oriente a família a respeito de como acompanhar esse momento. Para tanto, será necessário explicar como devem fazê-lo (veja as orientações no slide Desenvolvimento do plano).
Fechamento
Organize as fotos dos desenhos e envie-as a todos os alunos (ou no grupo de WhatsApp) com o intuito de que apreciem os trabalhos uns dos outros.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar a criança nessa atividade, com orientação escrita, caso retirem o impresso na escola, ou por outro canal de comunicação.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Nadia Camargo
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Leitura de cantigas respeitando o ritmo e a melodia
Finalidade da aula: Ajustar a pauta sonora ao texto escrito na leitura de uma cantiga que se sabe de cor
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Letra de canção / cantigas
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de textos poéticos
Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica (alfabetização)
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP07
Sobre esta aula: esta é a 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Letra de cantiga em um cartaz, quadro, giz, folhas sulfites (uma por aluno).
Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.
Dificuldades antecipadas: Uma possível dificuldade é se recusar a fazer a leitura dizendo que ainda não sabe ler, no entanto a letra da música já deve ser conhecida e memorizada anteriormente, o que facilitará o trabalho de “leitura”. Também poderá acontecer da criança não realizar a relação correta entre o som e a forma gráfica da palavras, oralizando uma determinada parte da canção e apontando para outra. Poderá ter dificuldade em identificar a palavra como uma unidade, realizando a leitura globalmente.
Referências sobre o assunto: LEAL,Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; MORAIS, Artur Gomes de. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica.In: Org.BEAUCHAM, Janete; PAGEL, Denise; NASCIMENTO, Aricélia R. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB,2007. SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Programa Ler e Escrever Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1o ano. 4. ed. rev. e atual. - São Paulo: FDE, 2014. p. 84-89 (Disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf Acesso em 15/11/2018).