Plano de aula: Leitura de cantigas respeitando o ritmo e a melodia

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção

Sobre esta aula: esta é a 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canções/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Letra de cantiga em um cartaz, quadro, giz, folhas sulfites (uma por aluno).

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Dificuldades antecipadas: Uma possível dificuldade é se recusar a fazer a leitura dizendo que ainda não sabe ler, no entanto a letra da música já deve ser conhecida e memorizada anteriormente, o que facilitará o trabalho de “leitura”. Também poderá acontecer da criança não realizar a relação correta entre o som e a forma gráfica da palavras, oralizando uma determinada parte da canção e apontando para outra. Poderá ter dificuldade em identificar a palavra como uma unidade, realizando a leitura globalmente.

Referências sobre o assunto: LEAL,Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; MORAIS, Artur Gomes de. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica.In: Org.BEAUCHAM, Janete; PAGEL, Denise; NASCIMENTO, Aricélia R. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB,2007. SÃO PAULO, Secretaria Municipal de Educação. Programa Ler e Escrever Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1o ano. 4. ed. rev. e atual. - São Paulo: FDE, 2014. p. 84-89 (Disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf Acesso em 15/11/2018).

Tema da aula

Orientações:

• Diga aos alunos que vocês farão a leitura da música “A casa” de Toquinho.

Obs: É importante que as crianças já conheçam a letra, já tenham cantado várias vezes e feito atividades com essa música em outros momentos. Principalmente os alunos que ainda não sabem ler, precisam saber de memória a letra da música a fim de que possam participar da atividade lendo mesmo sem saber ler convencionalmente.

(Sobre a importância dos textos memorizados ler o texto disponível em http://www.febac.edu.br/site/images/biblioteca/livros/Guia%20de%20Planejamento%20e%20Orientacoes%20Didaticas%20-%20Ler%20e%20Escrever.pdf; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente Acesso em 15/11)

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA