Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail; impressos de cópia do(s) quadro(s) com as imagens que os alunos deixaram na escola e/ou enviaram (via WhatsApp), organizadas por você como no slide Introdução (observe o Fechamento da atividade anterior: LPO1_02ATS01).
- Opcional: canal para reunião online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie uma mensagem por áudio ou vídeo, dirigida às crianças e às famílias, explicando que irão retomar a atividade com os nomes das frutas e que você fez um quadro bem bacana com as imagens entregues ou enviadas. Solicite que peguem as cópias dos quadros, disponibilizados na escola ou impressas pela família, no caso do envio do arquivo digital.
Desenvolvimento
Siga as orientações do slide Introdução considerando a tarefa efetuada. Compartilhe que você também encontrou algumas frutas e já estão no quadro. Você pode enviar fotos dos quadros organizados caso algumas crianças não estejam com os impressos. Se estiver em aula online no Google Meet, por exemplo, proceda como se estivesse em sala de aula, tendo o cuidado para não se estender demais.
Se possível, solicite à família que, utilizando as imagens dos quadros e apontando para cada fruta, pergunte à criança:
- Você conhece essa fruta?
- Qual é o nome dela?
- Qual é a letra inicial do nome da fruta?
Se não for possível que algum adulto acompanhe a atividade, envie um áudio ou um vídeo apresentando os quadros, nomeando cada fruta e falando a letra inicial.
Fechamento
Conclua comentando que já possuem muitas frutas e, caso falte algumas, poderão completar o “pomar” com o tempo. Agradeça a participação dos alunos e diga que, se encontrarem frutas para as letras que faltam, podem deixá-las na escola ou enviá-las por foto, pelo WhatsApp.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a contribuir durante toda a atividade, se possível.