Sugestão de cartazes
Parlendas lacunadas
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Um, dois, três: a hora e a vez das parlendas
Por: Claudia Novais Lima
Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.
Veja todos os planos dessa sequência aqui.
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Qualidade com economia de tempo
Tempo previsto: 60 minutos
A finalidade desta aula é estabelecer relações entre a oralização e o texto escrito, utilizando os conhecimentos sobre o texto e de sua correspondência na escrita para completar o texto lacunado.
Dificuldades antecipadas: As crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldade em relacionar uma leitura de ajuste ao texto escrito.
Conversa inicial/Introdução:
Tempo previsto: 05 minutos
Professor(a), antes de iniciar a aula relembre com as crianças parlendas conhecidas.
Pergunte às crianças:
- Alguém já ouviu falar em parlendas?
- Quais parlendas vocês conhecem?
- Quais vocês mais gostam?
Explique às crianças que nesta aula iremos descobrir quais são as palavras ocultas em algumas parlendas conhecidas.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).