Plano de Aula

Plano de aula: Alfabetizando com parlenda

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Um, dois, três: a hora e a vez das parlendas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, papel metro, cartolina, pilotos coloridos, tesoura, cola, fita adesiva, cópias dos materiais listados nas orientações.

Dificuldades antecipadas: As crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldade em relacionar uma leitura de ajuste ao texto escrito.

Referências sobre o assunto: https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf. Acesso em 30 de agosto de 2018.; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente Acesso em 30 de agosto de 2018.; CHARTIER,A.M.Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique para as crianças que nesta aula elas irão descobrir palavras ocultas nas parlendas que foram trabalhadas na aula anterior.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA