Plano de Aula

Plano de aula: Alfabetizando com parlenda

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Um, dois, três: a hora e a vez das parlendas

mais ações

Descrição

Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.

Veja todos os planos dessa sequência aqui.

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Estabelecer relações entre a oralização e o texto escrito, utilizando os conhecimentos sobre o texto e de sua correspondência na escrita para completar o texto lacunado.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 minutos

A finalidade desta aula é estabelecer relações entre a oralização e o texto escrito, utilizando os conhecimentos sobre o texto e de sua correspondência na escrita para completar o texto lacunado.

Dificuldades antecipadas: As crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldade em relacionar uma leitura de ajuste ao texto escrito.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução:

Tempo previsto: 05 minutos

Professor(a), antes de iniciar a aula relembre com as crianças parlendas conhecidas.

Pergunte às crianças:

- Alguém já ouviu falar em parlendas?

- Quais parlendas vocês conhecem?

- Quais vocês mais gostam?

Explique às crianças que nesta aula iremos descobrir quais são as palavras ocultas em algumas parlendas conhecidas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA