Atividade para impressão_Lista de compra
Plano de Aula
Plano de aula: Identificação de letras iniciais das palavras com base em imagens e na pauta sonora
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O que começa com...
Descrição
Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos da lista de compras.
Veja a sequência de planos aqui.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Jogo: Jogo da memória letra inicial https://learningapps.org/watch?v=ps4j8aiu524 - Materiais diversos:
Letras do alfabeto impressas, uma folha de papel kraft e folhetos de supermercado.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Associar o nome dos produtos às respectivas imagens.
- Identificar a letra inicial de cada palavra com base na pauta sonora.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Acesse
- Ambiente alfabetizador: como utilizar as palavras estáveis no dia a dia. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21841/ambiente-alfabetizador-palavras-estaveis-alfabetização. Acesso em 06 ago. 2024.
Bibliografia
- Livro Sistema de escrita alfabética, de Artur Gomes de Morais.
- Livro Reflexões sobre alfabetização, de Emilia Ferreiro.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 70 minutos
Este plano de aula tem foco em análise linguística e semiótica. A finalidade é que o estudante possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos da lista de compras, com respectivas imagens.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.
Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro) possivelmente terão dificuldade em reconhecer as letras do alfabeto, em nomear as letras e saber qual é a letra inicial do nome dos produtos, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.
Organização da aula
Conversa inicial/Introdução:
Tempo previsto: 10 minutos
Inicie contando para a turma qual é a proposta da aula do dia. Explique que terão de reconhecer nos materiais analisados (folhetos, tabloides e rótulos trazidos de casa) imagens de produtos cujos nomes comecem com as letras do alfabeto para compor a lista de compras da turma.
Na data marcada pergunte à turma:
- Quem se lembrou de trazer os folhetos e os rótulos para podermos fazer a nossa lista de compras?
Se alguém tiver trazido mais de um tabloide, incentive a compartilhar com os colegas que estão sem, para que todos possam participar.
Se possível, disponibilize também alguns tabloides e rótulos, principalmente de produtos que comecem com as letras para as quais não há uma variedade tão grande de itens.
Neste momento, também aproveite para retomar o alfabeto que consta nos cartazes afixados no mural da sua sala (se necessário, imprima a imagem abaixo). Peça aos alunos que leiam todo o alfabeto em voz alta.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA