Plano de Aula

Plano de aula: Identificação de letras iniciais das palavras com base em imagens e na pauta sonora

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O que começa com...

mais ações

Descrição

Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos da lista de compras.

Veja a sequência de planos aqui.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo: Jogo da memória letra inicial
    https://learningapps.org/watch?v=ps4j8aiu524

  • Materiais diversos:
    Letras do alfabeto impressas, uma folha de papel kraft e folhetos de supermercado.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Associar o nome dos produtos às respectivas imagens.
  • Identificar a letra inicial de cada palavra com base na pauta sonora.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 70 minutos

Este plano de aula tem foco em análise linguística e semiótica. A finalidade é que o estudante possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos da lista de compras, com respectivas imagens.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.

Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro) possivelmente terão dificuldade em reconhecer as letras do alfabeto, em nomear as letras e saber qual é a letra inicial do nome dos produtos, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução:

Tempo previsto: 10 minutos

Inicie contando para a turma qual é a proposta da aula do dia. Explique que terão de reconhecer nos materiais analisados (folhetos, tabloides e rótulos trazidos de casa) imagens de produtos cujos nomes comecem com as letras do alfabeto para compor a lista de compras da turma.

Vamos completar nossa lista de compras?

Na data marcada pergunte à turma:

- Quem se lembrou de trazer os folhetos e os rótulos para podermos fazer a nossa lista de compras?

Se alguém tiver trazido mais de um tabloide, incentive a compartilhar com os colegas que estão sem, para que todos possam participar.

Se possível, disponibilize também alguns tabloides e rótulos, principalmente de produtos que comecem com as letras para as quais não há uma variedade tão grande de itens.

Neste momento, também aproveite para retomar o alfabeto que consta nos cartazes afixados no mural da sua sala (se necessário, imprima a imagem abaixo). Peça aos alunos que leiam todo o alfabeto em voz alta.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados