_Atividade para impressão - Lista de compras - LPO1_10ATS02
Plano de Aula
Plano de aula: Identificação de letras iniciais das palavras com base em imagens e na pauta sonora
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O que começa com...
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos da lista de compras.
Materiais necessários: Tabloides de supermercado e rótulos trazidos de casa pelos alunos e cartazes com a lista de compras de A a Z a ser preenchida.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.
Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro) possivelmente terão dificuldade em reconhecer as letras do alfabeto, em nomear as letras e saber qual é a letra inicial do nome dos produtos, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.
Referências sobre o assunto:
- Livro Sistema de escrita alfabética, de Artur Gomes de Morais.
- Livro Reflexões sobre alfabetização, de Emilia Ferreiro.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Inicie a aula contando para a turma qual é a proposta da aula do dia.
- Explique que terão de reconhecer nos materiais analisados (folhetos, tabloides e rótulos trazidos de casa) imagens de produtos cujos nomes comecem com as letras que não foram preenchidas na atividade anterior, colando estas imagens nos lugares respectivos e completando, assim, a lista de compras da turma.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Na data marcada para o retorno da tarefa proposta na aula anterior, pergunte à turma:
- Quem se lembrou de trazer os folhetos e os rótulos para podermos completar nossa lista de compras?
- Vamos olhar a nossa lista e relembrar quais são as letras que ainda estão em branco?
- Alguém lembra quais são?
- Neste momento, retome o alfabeto que consta nos cartazes afixados no mural da sala (se necessário, imprima o arquivo. Acesse aqui o modelo de cartaz. Peça aos alunos que leiam todo o alfabeto em voz alta. Quando se tratar de uma letra na qual já consta uma imagem, incentive os alunos a dizerem o nome delas. Por exemplo, “A - abacaxi; B - brócolis;....; D; E - extrato de tomate…” e assim por diante.
- Terminada esta recitação oral, solicite que repitam o nome das letras que falta completar (D, G, H, I, J, K, N, S, T, V, W, X, Y e Z).
- Se alguém tiver trazido mais de um tabloide, incentive a compartilhar com os colegas que estão sem, para que todos possam participar.
- Se possível, disponibilize também alguns tabloides e rótulos, principalmente de produtos que comecem com as letras para as quais não há uma variedade tão grande de itens.
Materiais complementares:
Acesse aqui o modelo de cartaz.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações:
- Peça às crianças que formem uma roda, sentando-se confortavelmente no chão.
- Solicite que cada uma mostre o material que trouxe de casa e que, se conseguir, diga o nome de alguns dos produtos que ali constam. Para cada hipótese que surgir, pergunte:
- Qual o nome deste produto?
- Com que letra ele começa?
- Em qual local da lista de compras esta imagem deverá ser colada?
- Caso a criança consiga, pergunte se alguma ou algumas destas palavras verbalizadas podem ser encaixadas na lista de compras. Em caso positivo, solicite a ela que diga em que ponto da lista a imagem do produto se encaixa.
- Se o aluno que estiver com a palavra sentir dificuldade, peça à turma que o ajude, falando a palavra em voz alta e enfatizando o som inicial. Por exemplo:
- Vamos falar todos juntos o nome desse produto em voz alta?
- Pizza!
- Pizza… Pizza… (articule bem os lábios ao pronunciar a letra P). Com qual letra começa esta palavra?
- Existem outras palavras que se iniciam com a sílaba PI?
- Desta forma, a lista será preenchida de forma colaborativa e, ao mesmo tempo, permitirá ao professor identificar os alunos que não estão conseguindo identificar o som inicial e fazer a correspondência grafofônica.
- Se ainda assim o aluno não conseguir identificar a letra inicial do nome do produto, é provável que não esteja conseguindo estabelecer a relação grafema-fonema. Neste caso, diga a palavra em voz alta e procure, entre as palavras estáveis para a turma (por exemplo, a lista de chamada), alguma que comece com a mesma letra. Vá associando com outras palavras até que o aluno em questão consiga identificar ou até que outra criança se manifeste em seu auxílio.
- Em último caso, deixe essa letra para o final e deixe a figura/palavra separada, para que a resposta se dê por eliminação. O importante é não dar respostas prontas e sim fazer com que a turma reflita sobre as relações entre sons e letras iniciais.
- Proceda desta maneira até que todo o alfabeto esteja preenchido.
- Nos materiais complementares está disponível um arquivo com algumas imagens que auxiliarão a completar a lista, caso haja necessidade.
Materiais complementares:
Acesse aqui as imagens para completar a lista.
Desenvolvimento
Orientações:
- Agora, com a lista pronta, apresente este slide para a turma e faça o questionamento sugerido, seguido de outras intervenções:
- Quais destes produtos têm nomes que começam com o mesmo som?
- Vamos dizer o nome deles? (Incentive-os para que o acompanhem nesta verbalização: REPOLHO, PÃO, LEITE e REFRIGERANTE.)
- E então? Conseguiram descobrir?
- Se preciso, repita com os alunos as palavras aos pares, para que eles consigam fazer as comparações. Aponte as figuras conforme for falando as palavras.
- REPOLHO e PÃO… Começam com o mesmo som?
- REPOLHO e LEITE?
- REPOLHO e REFRIGERANTE?
- Ao reconhecerem quais são (REPOLHO e REFRIGERANTE), peça aos alunos que escrevam estas palavras no caderno, segundo as hipóteses de cada um.
Desenvolvimento
Orientações:
- Repita o procedimento com estas outras imagens.
- Quais destes produtos têm nomes que começam com o mesmo som?
- Vamos dizer o nome deles? (Incentive-os para que o acompanhem nesta verbalização: LIMÃO, PIRULITO, PIPOCA, CENOURA, PIMENTÃO e BANANA.)
- E então? Conseguiram descobrir?
- Como desta vez são mais palavras, repita as palavras aos pares, para que os alunos consigam fazer as comparações. Novamente, aponte as figuras conforme for falando as palavras.
- LIMÃO e PIRULITO?
- LIMÃO e PIPOCA?
- PIRULITO e PIPOCA? E assim por diante.
- Ao reconhecerem quais são (PIRULITO, PIPOCA e PIMENTÃO), peça aos alunos que escrevam estas palavras no caderno, segundo as hipóteses de cada um.
Desenvolvimento
Orientações:
- Repita o procedimento com novas imagens.
- Quais destes produtos têm nomes que começam com o mesmo som?
- Vamos dizer o nome deles? (Incentive-os para que o acompanhem nesta verbalização: CAJÁ, CARAMBOLA, MACARRÃO e CAJU.)
- E então? Conseguiram descobrir?
- Apesar de não serem tantas palavras, desta vez há algo que pode chamar a atenção de alguns alunos: o fato de MACARRÃO ter um som medial igual ao som inicial das demais - /ca/. Neste caso, é interessante avaliar se para esses alunos é possível apresentar atividades mais desafiadoras, em pequenos grupos.
- Repita as palavras aos pares, para que os alunos consigam fazer as comparações. Novamente, aponte as figuras conforme for falando as palavras.
- CAJÁ e MACARRÃO?
- CAJÁ e CARAMBOLA?
- CAJÁ e CAJU?
- Ao reconhecerem quais são (CAJÁ, CARAMBOLA e CAJU), peça aos alunos que escrevam estas palavras no caderno, segundo as hipóteses de cada um.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Proponha a atividade de completar letras iniciais que consta a seguir, como material complementar. Esta atividade contém algumas palavras que provavelmente não foram contempladas na lista coletiva e, por isso, se configura como uma oportunidade para que os alunos repitam o percurso de reflexão e avancem em suas hipóteses.
- Imprima uma cópia desta atividade para cada aluno, para que possam fazer tentativas individuais de completar a letra inicial, com base na oralização do nome dos produtos.
- Enfatize o pedido para que escrevam as letras iniciais destas palavras, de acordo com suas hipóteses.
- Os cartazes da primeira lista de compras, que constarão ainda no mural da sala, poderão servir de consulta para esta atividade. Entretanto, nesta lista apresentada na atividade, os produtos não estão em ordem alfabética e, portanto, o preenchimento exigirá reflexão e análise por parte dos alunos.
- Depois que os alunos terminarem os registros, observe o resultado de cada um. Em caso de divergência entre a letra registrada e a letra inicial do nome da imagem, peça para a criança que diga o nome da imagem em voz alta e volte a questionar a letra inicial, confrontando com a que foi registrada.
- Recorra ao cartaz para que essa criança possa comparar a letra inicial que anotou e a letra que está registrada no cartaz, onde consta um produto cujo nome inicie com o mesmo som. Por exemplo:
- Você anotou a letra A para CARNE. Vamos repetir a palavra e ver qual produto tem o nome que começa com o mesmo som…. CARNE… (verbalize o nome de algumas imagens até chegar na imagem do coco)...
- Como é o nome desta imagem? (Ao que a criança provavelmente responda: COCO)...
- COCO… Qual é o som inicial?
- Então será que você anotou a letra correta?
- É também possível fazer o contrário, ou seja, analisar no cartaz a palavra que começa com a letra registrada pelo aluno (no exemplo dado, ABACAXI) e comparar com o nome da imagem em questão (no exemplo, CARNE), para que a criança oralize e perceba as diferenças.
- Se preciso, você ainda pode fazer associações com outras palavras estáveis para a turma, como os nomes dos alunos na lista de chamada.
- Intervenções como as que constam nos itens 6 a 8 ajudarão o aluno a refletir sobre pelo menos três propriedades do sistema de escrita alfabética:
1) Que as letras representam a pauta sonora das palavras que pronunciamos. 2) Que não podemos selecionar quaisquer letras para escrever as palavras.
3) Que palavras diferentes podem compartilhar as mesmas letras.
Materiais complementares:
Acesse aqui a atividade complementar.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta adaptação refere-se às aulas 1 e 2 de um conjunto de três planos sobre a construção do sistema alfabético, com a finalidade de identificar e comparar os fonemas iniciais de nomes de produtos, associando-os às respectivas letras.)
Recursos indicados
- Necessários: Whatsapp ou e-mail para envio de orientações e devolutivas; textos do plano (disponíveis aqui); canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
Introdução
Faça as perguntas iniciais para seus alunos, através de uma videoaula ou videochamada:
- Quem já foi ao supermercado ou à feira?
- Quem nunca fez uma lista de compras?
Desenvolvimento
Após as perguntas iniciais, oriente-os a organizarem uma lista de compras relacionadas aos produtos que têm em casa. Destaque que será uma lista de ‘A a Z’, ou seja, com as letras do alfabeto: com a permissão e o auxílio da família, num espaço designado para isso (mesa ou balcão da cozinha, por exemplo), procure produtos que possam completar a “lista de compras”, organizando-os em ordem alfabética. Será melhor se a embalagem estiver fechada; se estiver aberta, peça para tomarem o devido cuidado. Oriente-os:
- Que tal começar com a letra A?
- Uma dica: é um alimento que combina com feijão e que provavelmente há em todas as casas (arroz).
Diga que um cuidado que devem ter é não confundir o nome do produto com a marca. Para isso, é importante que alguém da família esteja acompanhando a atividade, para fazer a devida interferência. O objetivo é que consigam organizar uma lista de compras com todas as letras do alfabeto, associando o produto com a letra inicial e o fonema.
Caso os alunos não tenham muitos produtos no momento da atividade, podem recortar figuras ou desenhar. Eles devem anotar quais letras não foram contempladas com produtos em casa. Com a atividade feita, eles devem tirar uma foto para compartilhar no grupo de Whatsapp.
Fechamento
Com horário agendado previamente, faça uma videochamada para conversar sobre o que os alunos acharam da atividade, se há produtos iguais que iniciam com a mesma letra em todas as casas e quais são os diferentes.
Essa será uma oportunidade de mostrar que há produtos diferentes que iniciam com a mesma letra e fonema. Por fim, veja quais são as letras que não contemplaram nenhum produto. Se for necessário, apresente uma lista sugerida no plano original (disponível aqui) ou prepare-se antecipadamente com imagens dos produtos que iniciam com H, N, W, Y, Z e K - por serem mais limitados.
Se achar conveniente para a turma, encaminhe uma atividade para registro, por WhatsApp, e-mail ou impressa, que visa completar a letra inicial de alguns produtos (disponível aqui).
Convite às famílias
Os familiares podem conseguir alguns folhetos e tabloides para mostrar à criança e utilizar as figuras para completar a lista, caso ainda faltem produtos. Além de promover a compreensão desses textos, estarão incentivando a leitura de mundo.
Outra colaboração possível é auxiliar na organização dos produtos, escrevendo as letras do alfabeto em folhas e conversando com a criança para, no final da atividade, ela ter a responsabilidade de colocar cada item no devido lugar.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciane Vilain
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Identificação de letras iniciais das palavras com base em imagens e na pauta sonora
Finalidades da aula: Associar o nome dos produtos às respectivas imagens. Identificar a letra inicial de cada palavra com base na pauta sonora.
Ano:1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos da lista de compras.
Materiais necessários: Tabloides de supermercado e rótulos trazidos de casa pelos alunos e cartazes com a lista de compras de A a Z a ser preenchida.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.
Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro) possivelmente terão dificuldade em reconhecer as letras do alfabeto, em nomear as letras e saber qual é a letra inicial do nome dos produtos, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.
Referências sobre o assunto:
- Livro Sistema de escrita alfabética, de Artur Gomes de Morais.
- Livro Reflexões sobre alfabetização, de Emilia Ferreiro.