Atividade para impressão_Lista de compra
Plano de Aula
Plano de aula: Identificação de letras iniciais das palavras com base em imagens e na pauta sonora
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O que começa com...
Descrição
Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos da lista de compras.
Veja a sequência de planos aqui.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Jogo: Jogo da memória letra inicial https://learningapps.org/watch?v=ps4j8aiu524 - Materiais diversos:
Letras do alfabeto impressas, uma folha de papel kraft e folhetos de supermercado.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Construção do sistema alfabético
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Associar o nome dos produtos às respectivas imagens.
- Identificar a letra inicial de cada palavra com base na pauta sonora.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 70 minutos
Este plano de aula tem foco em análise linguística e semiótica. A finalidade é que o estudante possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos da lista de compras, com respectivas imagens.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.
Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro) possivelmente terão dificuldade em reconhecer as letras do alfabeto, em nomear as letras e saber qual é a letra inicial do nome dos produtos, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.
Organização da aula
Conversa inicial/Introdução:
Tempo previsto: 10 minutos
Inicie contando para a turma qual é a proposta da aula do dia. Explique que terão de reconhecer nos materiais analisados (folhetos, tabloides e rótulos trazidos de casa) imagens de produtos cujos nomes comecem com as letras do alfabeto para compor a lista de compras da turma.
Na data marcada pergunte à turma:
- Quem se lembrou de trazer os folhetos e os rótulos para podermos fazer a nossa lista de compras?
Se alguém tiver trazido mais de um tabloide, incentive a compartilhar com os colegas que estão sem, para que todos possam participar.
Se possível, disponibilize também alguns tabloides e rótulos, principalmente de produtos que comecem com as letras para as quais não há uma variedade tão grande de itens.
Neste momento, também aproveite para retomar o alfabeto que consta nos cartazes afixados no mural da sua sala (se necessário, imprima a imagem abaixo). Peça aos alunos que leiam todo o alfabeto em voz alta.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA