Plano de aula: Identificação de letras iniciais das palavras com base em imagens e na pauta sonora

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre O que começa com...

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é que o aluno possa identificar e comparar os fonemas (sons) iniciais dos nomes dos produtos da lista de compras.

Materiais necessários: Tabloides de supermercado e rótulos trazidos de casa pelos alunos e cartazes com a lista de compras de A a Z a ser preenchida.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.

Os alunos pré-silábicos e silábicos (com e sem valor sonoro) possivelmente terão dificuldade em reconhecer as letras do alfabeto, em nomear as letras e saber qual é a letra inicial do nome dos produtos, tendo ainda dificuldade em relacionar os fonemas às letras.

Referências sobre o assunto:

- Livro Sistema de escrita alfabética, de Artur Gomes de Morais.
- Livro Reflexões sobre alfabetização, de Emilia Ferreiro.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

• Inicie a aula contando para a turma qual é a proposta da aula do dia.
  • Explique que terão de reconhecer nos materiais analisados (folhetos, tabloides e rótulos trazidos de casa) imagens de produtos cujos nomes comecem com as letras que não foram preenchidas na atividade anterior, colando estas imagens nos lugares respectivos e completando, assim, a lista de compras da turma.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA