Atividade para impressão - Descobrindo os sons iniciais
Descobrindo os sons iniciais
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nomes dos colegas
Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da escrita dos próprios nomes reconhecendo e identificando suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), favorecendo aos alunos evolução nas estratégias do SEA.
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4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Qualidade com economia de tempo
Tempo previsto: 60 min
Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da escrita dos próprios nomes reconhecendo e identificando suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), favorecendo aos alunos evolução nas estratégias do SEA.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização apresentando níveis de hipóteses de escritas diversificadas como pré-silábicos, silábicos sem valor sonoro ou com valor sonoro (vogais e consoantes), podem apresentar dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som. Demonstrando também dificuldades em perceber os sons iniciais (grafema e fonema) nas palavras. Pois, essa percepção de fonemas e grafemas implica em analisar as palavras e utilizá-las para codificação e decodificação.
Conversa inicial:
Tempo previsto: 15 min
Tempo sugerido: 5 minuto.
Orientações: Relate para a turma a proposta da aula: ler, comparar e identificar os sons iniciais em nomes próprios e palavras.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize uma roda.
Projete ou escreva em papel pardo a parlenda popular:
Leia a parlenda, apontando e demarcando cada palavra que está sendo lida. Como os alunos ainda não dominam o sistema de escrita, a memorização prévia da parlenda que será “lida” é essencial para saber O QUE está escrito e tentar ler ONDE está escrito, e assim relacionar o que se lê ao que está escrito.
MEIO DIA
MEIO DIA,
MACACA SOFIA
PANELA NO FOGO,
BARRIGA VAZIA.
PARLENDA FOLCLÓRICA POPULAR
Realize levantamento dos conhecimentos prévios e reflexões acerca das palavras escritas na parlenda, relacionando-as com os nomes dos alunos da classe auxiliando no avanço do SEA. Sugere-se também que você anote no quadro as novas palavras que os alunos forem descobrindo. Exemplos de intervenções:
- Alguém já ouviu esta parlenda?
- Tem alguma palavra na parlenda que vocês não conhecem?
- Vamos ler juntos?
Leia pausadamente brincando com as palavras e explorando a parlenda.
- Quem consegue me mostrar onde aparece escrito a palavra macaca?
- Que letra começa essa palavra?
- Que letra termina?
- Quantas letras aparecem nessa palavra?
- Quem consegue descobrir o som inicial dessa palavra?
- Aqui em nossa classe tem algum nome que inicia com a sílaba MA igual da macaca?
- Aponte na parlenda a palavra DIA?
- Que letra começa essa palavra?
- Quantas letras tem?
- E a sílaba inicial dessa palavra alguém sabe me dizer qual é?
- Aqui em nossa classe tem algum aluno que inicia o nome com essa sílaba?
- Quem consegue descobrir outra palavra que inicia com esse som?
- Aponte onde aparece a palavra PANELA?
- Quantas letras tem essa palavra?
- Que letra aparece no início da palavra?
- Que letra aparece no final dessa palavra?
- Que sílaba ela inicia?
- Em nossa classe algum aluno tem o nome começa por essa sílaba PA?
- Que outras palavras podemos escrever que começam com a sílaba PA?
- Qual é a última sílaba da palavra PANELA?
- Que outras palavras podemos escrever com a sílaba LA?
- Alguém consegue me mostrar onde está escrita a palavra SOFIA?
- Quantas letras tem esse nome?
- Qual é a sílaba inicial da palavra SOFIA?
- Alguém conhece outra palavra que inicia com esse som?
- Em nossa classe temos nomes iniciados com a letra S?
(Possível resposta) SIMONE e SÍLVIA
- Que outros nomes começados com a letra S vocês conhecem?
Atenção: Segundo Morais, escrever palavras a partir da escrita que já conhecem, como os textos de memória previamente trabalhados, auxilia os alunos avançarem no processo de apropriação do sistema de escrita.
Contribuindo, assim, para iniciarmos um trabalho sistemático de compreensão do Sistema de Escrita Alfabética, no qual os alunos precisam compreender que se escreve com letras, que não podem ser inventadas, e que esta tem um repertório finito e que é diferente de números e outros símbolos.
Além disso, poderão perceber nas escritas que a ordem das letras no interior da palavra não pode ser mudada e que as letras têm formatos fixos e pequenas variações produzem mudanças na identidade das letras, tais como: p, q, b, d. Podem observar, também, que uma letra pode se repetir no interior de uma palavra e em diferentes palavras, ao mesmo tempo em que distintas palavras compartilham as mesmas letras e que nem todas as letras podem ocupar certas posições no interior das palavras e nem todas as letras podem vir juntas de quaisquer outras.
Entender a respeito do SEA é fundamental para o processo de alfabetização e apresenta outras propriedades do sistema de escrita alfabética que os precisam compreender:
As letras têm valores sonoros fixos, apesar de muitas terem mais de um valor sonoro e certos sons poderem ser notados com mais de uma letra; além de letras, na escrita de palavras, usam-se, também, algumas marcas (acentos) que podem modificar a tonicidade ou o som das letras ou sílabas onde aparecem; as sílabas podem variar quanto às combinações entre consoantes e vogais (CV, CCV, CVV, CVC, V, VC,VCC, CCVCC...), mas a estrutura predominante no português é a sílaba CV (consoante–vogal), e todas as sílabas do português contêm, ao menos, uma vogal; a direção predominante da escrita é a horizontal, com traçado da esquerda para a direita; as unidades do texto são as palavras, que são isoladas entre si através do espaçamento. As palavras podem ser segmentadas em partes (sílabas) que são compostas de unidades sonoras (fonemas).
MORAIS, Arthur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
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