Plano de Aula

Plano de aula: Sons iniciais em nomes próprios e palavras

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nomes dos colegas

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Descrição

Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da escrita dos próprios nomes reconhecendo e identificando suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), favorecendo aos alunos evolução nas estratégias do SEA.

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Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor, microfone e caixa de som

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo da sílaba inicial: https://wordwall.net/pt/resource/30204464

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético / Correspondência fonema-grafema

Prática de Linguagem

  • Análise Linguística/Semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar sons iniciais (grafemas e fonemas) a partir de nomes próprios e palavras; Manipular os fonemas de nossa língua, por meio de atividades de análise e reflexão dos sons iniciais das palavras

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

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O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
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