Plano de Aula

Plano de aula: Leitura de palavras com Jogo da memória

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Personagens prediletos

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Descrição

Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a reflexão da escrita convencional, da leitura de palavras a partir do jogo da memória dos personagens das histórias em quadrinhos conhecidos pelos alunos, onde o professor mediará a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de leitura e escrita.

Veja todos os planos da sequência aqui.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet e projetor.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo da memória: https://wordwall.net/pt/resource/79373351

  • Materiais diversos:
    Fichas com escritas e imagens para serem impressas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético / Correspondência fonema-grafema

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Promover a associação da figura com a palavra escrita. Proporcionar reflexões acerca do Sistema de Escrita Alfabética na análise e reconhecimento da escrita convencional das palavras.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 90 min

Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a reflexão da escrita convencional, da leitura de palavras a partir do jogo da memória dos personagens das histórias em quadrinhos conhecidos pelos alunos, onde o professor mediará a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de leitura e escrita.

Dificuldades antecipadas: Encontraremos alunos em diferentes níveis de fluência leitora e também em diferentes hipóteses de escrita.

Desta forma, os alunos na hipótese pré-silábica, que ainda não relacionam a escrita com a fala, e os alunos na hipótese silábica, que utilizam uma letra para cada sílaba, podem ou não atribuir valor sonoro à letra e assim poderão apresentar dificuldades diante da referida atividade. Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som e realizar leitura.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução:

Tempo previsto: 05 min

Jogo da memória formando pares entre palavras e imagens

Relate para a turma qual é a proposta da aula do dia.

Quem já jogou jogo da memória? Chegou a hora de conhecer as regras do jogo! Vamos lá?

Antes da aula, prepare os computadores e/ou tablets para a execução do jogo em duplas. Caso não consiga utilizar o computador ou tablet, imprima as cartas do Jogo da Memória de acordo com a quantidade de duplas que serão formadas, disponível no material complementar.

Leia as regras do jogo e tente antecipar como ele funciona. Prepare-se para as dúvidas das crianças.

Convide as crianças a jogarem o Jogo da Memória e divida a turma em duplas.

Organize os tablets/computadores/cartas suficientes para que todos possam jogar (um para cada dupla).

Antes de iniciar o jogo, mostre para os alunos e explore o conteúdo dele: há um grupo de fichas com imagens dos personagens da Turma da Mônica, em outro grupo de fichas há palavras escritas com os nomes dos personagens. Leia o objetivo do jogo: juntar o maior número de pares de fichas (imagem/palavra). Explique que, nesse jogo, se forma um par quando se tem uma ficha com imagem do personagem e outra ficha com a palavra correspondente ao nome do personagem.

Oriente os alunos para que, cada um na sua vez, desvire duas cartas virtuais ou físicas. Se as cartas forem a imagem do personagem e o nome escrito corresponder ao personagem, forma-se um par e as cartas ficarão com o jogador que acertou. Se as cartas viradas forem diferentes e uma não corresponder com a outra, não se forma par. O aluno passa a vez para o próximo jogador.

O jogo prossegue até que todas as cartas tenham sido recolhidas. Vence quem formar o maior número de pares.

Atenção professor: Você pode fazer o jogo uma vez com um dos grupos e todos os outros assistindo para treinarem e tirarem dúvidas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

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