Jogo da memória
Jogo da memória para associar imagem e palavra
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Personagens prediletos
Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a reflexão da escrita convencional, da leitura de palavras a partir do jogo da memória dos personagens das histórias em quadrinhos conhecidos pelos alunos, onde o professor mediará a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de leitura e escrita.
Veja todos os planos da sequência aqui.
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Tempo previsto: 90 min
Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a reflexão da escrita convencional, da leitura de palavras a partir do jogo da memória dos personagens das histórias em quadrinhos conhecidos pelos alunos, onde o professor mediará a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de leitura e escrita.
Dificuldades antecipadas: Encontraremos alunos em diferentes níveis de fluência leitora e também em diferentes hipóteses de escrita.
Desta forma, os alunos na hipótese pré-silábica, que ainda não relacionam a escrita com a fala, e os alunos na hipótese silábica, que utilizam uma letra para cada sílaba, podem ou não atribuir valor sonoro à letra e assim poderão apresentar dificuldades diante da referida atividade. Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som e realizar leitura.
Conversa inicial/Introdução:
Tempo previsto: 05 min
Relate para a turma qual é a proposta da aula do dia.
Antes da aula, prepare os computadores e/ou tablets para a execução do jogo em duplas. Caso não consiga utilizar o computador ou tablet, imprima as cartas do Jogo da Memória de acordo com a quantidade de duplas que serão formadas, disponível no material complementar.
Leia as regras do jogo e tente antecipar como ele funciona. Prepare-se para as dúvidas das crianças.
Convide as crianças a jogarem o Jogo da Memória e divida a turma em duplas.
Organize os tablets/computadores/cartas suficientes para que todos possam jogar (um para cada dupla).
Antes de iniciar o jogo, mostre para os alunos e explore o conteúdo dele: há um grupo de fichas com imagens dos personagens da Turma da Mônica, em outro grupo de fichas há palavras escritas com os nomes dos personagens. Leia o objetivo do jogo: juntar o maior número de pares de fichas (imagem/palavra). Explique que, nesse jogo, se forma um par quando se tem uma ficha com imagem do personagem e outra ficha com a palavra correspondente ao nome do personagem.
Oriente os alunos para que, cada um na sua vez, desvire duas cartas virtuais ou físicas. Se as cartas forem a imagem do personagem e o nome escrito corresponder ao personagem, forma-se um par e as cartas ficarão com o jogador que acertou. Se as cartas viradas forem diferentes e uma não corresponder com a outra, não se forma par. O aluno passa a vez para o próximo jogador.
O jogo prossegue até que todas as cartas tenham sido recolhidas. Vence quem formar o maior número de pares.
Atenção professor: Você pode fazer o jogo uma vez com um dos grupos e todos os outros assistindo para treinarem e tirarem dúvidas.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).