Plano de aula: Bingo de sílabas iniciais

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Compondo palavras

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno estabeleça relações entre os elementos sonoros (sílabas orais) e a respectiva escrita.

Materiais necessários:

• cartelas de bingo (clique aqui para acessar o arquivo das cartelas) - uma para cada dupla de alunos;
  • fichas com palavras (clique aqui para acessar o arquivo das fichas);
  • envelope para guardar as fichas;
  • marcadores para o bingo (podem ser bolinhas de papel, pedrinhas, tampinhas etc.);
  • atividade complementar para preencher a sílaba inicial de palavras (acesse aqui o arquivo).

Dificuldades antecipadas: Os alunos silábicos com valor sonoro poderão ter dificuldade em identificar as sílabas de algumas palavras. Os alunos silábicos sem valor sonoro, além da dificuldade mencionada, poderão não conseguir reconhecer que as palavras são segmentadas em sílabas. Os alunos pré-silábicos, por sua vez, poderão ter as dificuldades anteriores, somadas ao fato de não conseguirem reconhecer que a escrita representa os sons da fala.

Referências sobre o assunto:

Livros:

• “Sistema de escrita alfabética”, de Artur Gomes de Morais
  • “Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética”, organizado por Artur Gomes de Morais, Eliana Borges Correia de Albuquerque e Telma Ferraz Leal (disponível neste link).
  • “Jogos de alfabetização”, organizado por Ana Carolina Perrusi Alves Brandão e outros (disponível neste link).
  • “Guia teórico do alfabetizador”, de Miriam Lemle
  • “Guia prático do alfabetizador”, de Marlene Carvalho
  • “Consciência fonológica em crianças pequenas”, de Marilyn Jager Adams

Artigo:

• “Parceiros em ação na alfabetização”, publicado no site da Nova Escola (acesse neste link)

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Inicie a aula contando para a turma qual é a proposta da aula do dia.
  • Explique aos alunos que eles vão jogar bingo e pergunte:
  • Alguém já jogou bingo?
  • Sabem como se joga?
  • Como se faz para ganhar no bingo?
  • Ouça as hipóteses dos alunos e diga que eles vão descobrir a partir de agora.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA