Plano de aula: Ficha técnica

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades

Sobre esta aula: esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Data Show ou outro suporte para projetar algumas fichas técnicas ou as Fichas técnicas impressas para as duplas ou grupos de trabalho.

Informações sobre o gênero: Textos em formato de ficha técnica apresentam informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizados em tópicos, de modo objetivo e sintético.

Dificuldades antecipadas: Identificar as características gerais das fichas técnicas de alguns animais observando quais itens são essenciais e quais podem ser opcionais.

Referências sobre o assunto: LEAL.; T.F.; BRANDÃO.;A.C.P. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2007. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf . Acesso em 14/11/2018

PORTO, M. Gêneros Textuais. In.PORTO, M. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.(PNBE do professor,2010)

SEGATE, A. (2010). Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa. Linha D’Água, (23), 13-24. https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p13-24. Acesso em 14/11/2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Pergunte para a turma se gostam de animais e de saber alguns detalhes ou curiosidades sobre eles. Permita que façam alguns comentários e na sequência compartilhe com os alunos que nessa aula você trará alguns textos com informações bem interessantes sobre alguns animais.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência