Plano de Aula

Plano de aula: Ficha técnica

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades

mais ações

Descrição

Esta é a 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Veja todos os planos da sequência aqui.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet e projetor.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo: https://learningapps.org/view37070935

  • Materiais diversos:
    Data Show ou outro suporte para projetar algumas fichas técnicas ou as Fichas técnicas impressas para as duplas ou grupos de trabalho.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Forma de composição do texto / Adequação às normas de escrita

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Ler de forma compartilhada diferentes fichas técnicas e analisar itens que a compõem.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 min

Esta é a 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Dificuldades antecipadas: Identificar as características gerais das fichas técnicas de alguns animais observando quais itens são essenciais e quais podem ser opcionais.

Características do gênero: Textos em formato de ficha técnica apresentam informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizados em tópicos, de modo objetivo e sintético.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução:

Tempo previsto: 15 min

Informações interessantes

Pergunte para a turma se gostam de animais e de saber alguns detalhes ou curiosidades sobre eles. Permita que façam alguns comentários e na sequência compartilhe com os alunos que nessa aula você trará alguns textos com informações bem interessantes sobre alguns animais.

Vocês conhecem o peixe-palhaço, o porco-espinho e a joaninha?

Apresente esse slide para os alunos ou faça a pergunta oralmente.

Ouça algumas respostas e comentários da turma.

Convide-os a jogar um jogo que vai explorar as características de cada um desses animais. Deixe o computador ou tablets preparados no jogo que pode ser realizado em duplas ou em pequenos grupos de até 4 alunos. Eles devem levantar hipóteses sobre as características de cada um dos animais e arrastar essas características para a coluna correspondente. Acesse o jogo aqui.

Retome a palavra explicando que você trouxe alguns textos, um de cada animal, organizados num formato mais organizado do que no jogo para efetuarem uma leitura compartilhada.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos