Atividade para impressão - Ficha técnica Peixe-palhaço - LP01_03SQA04
Plano de Aula
Plano de aula: Ficha técnica
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades
Descrição
Esta é a 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Veja todos os planos da sequência aqui.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet e projetor. - Recursos Educacionais Digitais:
Jogo: https://learningapps.org/view37070935 - Materiais diversos:
Data Show ou outro suporte para projetar algumas fichas técnicas ou as Fichas técnicas impressas para as duplas ou grupos de trabalho.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição do texto / Adequação às normas de escrita
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Ler de forma compartilhada diferentes fichas técnicas e analisar itens que a compõem.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 60 min
Esta é a 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Curiosidades e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Dificuldades antecipadas: Identificar as características gerais das fichas técnicas de alguns animais observando quais itens são essenciais e quais podem ser opcionais.
Características do gênero: Textos em formato de ficha técnica apresentam informações específicas de algum objeto ou ser vivo organizados em tópicos, de modo objetivo e sintético.
Organização da aula
Conversa inicial/Introdução:
Tempo previsto: 15 min
Pergunte para a turma se gostam de animais e de saber alguns detalhes ou curiosidades sobre eles. Permita que façam alguns comentários e na sequência compartilhe com os alunos que nessa aula você trará alguns textos com informações bem interessantes sobre alguns animais.
Apresente esse slide para os alunos ou faça a pergunta oralmente.
Ouça algumas respostas e comentários da turma.
Convide-os a jogar um jogo que vai explorar as características de cada um desses animais. Deixe o computador ou tablets preparados no jogo que pode ser realizado em duplas ou em pequenos grupos de até 4 alunos. Eles devem levantar hipóteses sobre as características de cada um dos animais e arrastar essas características para a coluna correspondente. Acesse o jogo aqui.
Retome a palavra explicando que você trouxe alguns textos, um de cada animal, organizados num formato mais organizado do que no jogo para efetuarem uma leitura compartilhada.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA