Plano de Aula

Plano de aula: Revisando o cartaz da campanha.

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Revistas, molde de letras, canetinhas, lápis, tesouras, cola, máquina fotográfica, cartolinas, lápis, borracha, papel, computadores e celular.

Informações sobre o gênero: O slogan é constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.

Sua estrutura composicional geralmente contém:

  • Título ( apresenta a ideia principal),
  • Subtítulo ( apresenta uma idéia complementar ao título),
  • Logomarca ( junção do símbolo da empresa e seu nome,
  • Logotipo ( representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca ),
  • Slogan ( frase curta, de fácil memorização).

Dificuldades antecipadas: Ter consciência do que precisa ser melhorado e revisado no cartaz e saber manusear os equipamentos tecnológicos disponíveis. Caberá ao professor a orientação e caso, seja possível, contar com a ajuda de colegas de trabalho para ajudar cada grupo: monitores da escola, professor de apoio ou outros.

Materiais complementares - referência bibliográfica:

LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008.

Produção de Textos Escritos. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf>.

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Uberlândia/MG - 2015).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma que a proposta da aula será revisar o cartaz elaborado e publicá-lo nas redes sociais da escola, ou em uma apresentação para a comunidade escolar, utilizando o recursos de multimídia como máquina fotográfica, celular e computador para elaborar um vídeo de fotos dos cartazes produzidos.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos