Plano de Aula
Plano de aula: Revisando o cartaz da campanha.
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários: Revistas, molde de letras, canetinhas, lápis, tesouras, cola, máquina fotográfica, cartolinas, lápis, borracha, papel, computadores e celular.
Informações sobre o gênero: O slogan é constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.
Sua estrutura composicional geralmente contém:
- Título ( apresenta a ideia principal),
- Subtítulo ( apresenta uma idéia complementar ao título),
- Logomarca ( junção do símbolo da empresa e seu nome,
- Logotipo ( representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca ),
- Slogan ( frase curta, de fácil memorização).
Dificuldades antecipadas: Ter consciência do que precisa ser melhorado e revisado no cartaz e saber manusear os equipamentos tecnológicos disponíveis. Caberá ao professor a orientação e caso, seja possível, contar com a ajuda de colegas de trabalho para ajudar cada grupo: monitores da escola, professor de apoio ou outros.
Materiais complementares - referência bibliográfica:
LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008.
Produção de Textos Escritos. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf>.
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Uberlândia/MG - 2015).
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma que a proposta da aula será revisar o cartaz elaborado e publicá-lo nas redes sociais da escola, ou em uma apresentação para a comunidade escolar, utilizando o recursos de multimídia como máquina fotográfica, celular e computador para elaborar um vídeo de fotos dos cartazes produzidos.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA