Plano de Aula

Plano de aula: Leitura e escrita de nomes próprios

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nomes dos colegas

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Descrição

Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da escrita dos próprios nomes reconhecendo e identificando suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), favorecendo aos alunos evolução nas estratégias do SEA.

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Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Co
    mputador, Tablets ou Celular com acesso à Internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    TuxPaint - Tutorial e link para download: https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/tux-paint/

  • Materiais diversos:
    Alfabeto móvel, cartolinas, caneta hidrocor, papel pardo.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético / Correspondência fonema-grafema

Prática de Linguagem

  • Análise Linguística/Semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da análise e escrita dos nomes próprios; Reconhecer os nomes próprios identificando suas letras (grafemas) e seus sons (fonemas); Listar palavras na ordem alfabética.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 75 min

Esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da escrita dos próprios nomes reconhecendo e identificando suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), favorecendo aos alunos evolução nas estratégias do SEA.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização apresentando níveis de hipóteses de escritas diversificadas como pré-silábicos, silábicos sem valor sonoro ou com valor sonoro, podem apresentar dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.

Organização da aula

Conversa inicial

Tempo previsto: 15 min

Ler e escrever a partir do próprio nome

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Relate para a turma a proposta da aula: ler e escrever seu próprio nome e o nome dos colegas.

Sentado numa cadeirinha seu lindo nome escrevi lembrando letra por letra suspirando adormeci. Júlia. (Quadrinho popular)

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A atividade será introduzida por meio de um levantamento dos conhecimentos prévios acerca da escrita do nome próprio e do nome dos colegas da classe, inicialmente trabalhe apenas com o primeiro nome de cada aluno.

Organize a classe em um círculo. Inicie a aula apresentando o slide com a quadrinha popular e a imagem do menino.

“SENTADO NUMA CADEIRINHA

SEU LINDO NOME ESCREVI

LEMBRANDO LETRA POR LETRA

SUSPIRANDO ADORMECI.

(Quadrinha Popular)”

Leia para os alunos a quadrinha demarcando as palavras que estão sendo lidas.

Explore, através de conversas, o que o menino fala que vai escrever.

Chegue a conclusão com os alunos que a quadrinha fala sobre a escrita do nome. Cada um tem nome, ele é nossa identidade pessoal, nos identifica quando estamos em grupos.

- Observem a ilustração ao lado da quadrinha. O menino pensou na escrita de um nome.

- Alguém consegue ler o nome que está escrito?

- Quantas letras aparecem nesse nome?

- Alguém tem o nome parecido com esse?

- Qual é a primeira letra desse nome?

- Qual a última letra desse nome?

- Aqui tem alguém que também começa o nome com essa letra?

- Agora cada um pense em seu nome.

- Quem sabe a primeira letra do seu próprio nome? (Nesse momento, os alunos que conseguirem irão levantando suas hipóteses sobre a letra inicial do seu próprio nome). Já estamos levantando os conhecimentos prévios que os alunos têm acerca do próprio nome, bem como estamos realizando reflexões e comparações.

- Agora, iremos conversar sobre nosso nome.

- Quem já consegue escrever seu próprio nome?

As situações de escrita do nome diferenciam-se de outras em que as crianças escrevem de acordo com suas hipóteses de escrita (as situações de escrita espontânea). No que se refere à escrita do próprio nome, espera-se, que, quanto antes, os alunos dominem de memória a escrita convencional, o que lhes permitirá utilizar tal palavra em contextos em que a escrita correta se faz necessária: para personalizar suas atividades, desenhos, para identificar objetos que lhe pertence, etc.

- E quem já consegue escrever o nome dos colegas?

Após o levantamento dos conhecimentos prévios, organize os alunos em duplas de modo que se formem grupos produtivos, ou seja, que apresentam saberes acerca do sistema alfabético de escrita próximo, porém diferentes. Por exemplo: sugere-se a formação de grupos entre alunos pré-silábicos e os silábicos sem valor sonoro e com valor sonoro. E também os silábicos podem se agrupar com os silábico-alfabético, que por sua vez também funcionam bem com os alfabéticos.

Disponibilize para cada dupla um alfabeto móvel e uma tira retangular de papel, onde cada aluno construirá seu nome com o alfabeto móvel mostrando ao colega as letras que são necessárias.

Após a construção dos nomes com as letras móveis, cada aluno copiará seu nome na tira retangular.

Solicite que cada aluno retorne na roda com seu respectivo nome escrito na tira.

Material complementar: Letras para impressão do alfabeto móvel clique aqui. Folha para impressão com as tiras para escrita dos nomes clique aqui.

Observações: Caso você encontre alunos que não saibam escrever seus respectivos nomes, disponibilize crachá, ficha com os nomes dos alunos para terem uma referência. Sendo assim, será necessário auxiliá-lo na construção do mesmo mostrando letra a letra, fazendo com que o aluno levante hipóteses de quais letras utiliza para escrever seu nome. Exemplo: O aluno chama-se PEDRO.

- Qual é a primeira letra do seu nome?

- Você sabe o nome desta letra? Ela chama-se P.

- Seu nome também tem outras letras. Encontre a letra E para formarmos a sílaba PE.

- Agora, procure a letra D. Encontre também a letra R e a letra O.

- Vamos montar seu nome e a agora vamos contar quantas letras tem e quais são essas letras? Auxilie o aluno nessa construção. Depois peça que ele escreva o seu nome na tira.

Para melhor fundamentação teórica sobre os benefícios de trabalhar com os nomes dos alunos sugerimos que acesse os links: clique aqui e clique aqui.

Observações: O nome é parte da identidade de cada um e, como tal, tem valor intrínseco. Por isso, ler e escrever o próprio nome e o dos colegas são aprendizagens que carregam um significado emocional importante. Além disso, os nomes assumem grande valor para a aprendizagem do sistema alfabético, pois, a partir de situações em que é preciso ler ou escrever seu próprio nome ou o do colega, colocam-se problemas interessantes que contribuem para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a organização do sistema de escrita alfabético.

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