Plano de Aula

Plano de aula: Descobrir as rimas em cantigas

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Letra de Canção

mais ações

Descrição

Esta é a 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário/todo os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Veja todos os planos da sequência aqui.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablet ou Celular com acesso à Internet e projetor.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo: Rimas, disponível: https://wordwall.net/pt/resource/3664317.

  • Materiais diversos:
    Letra de cantiga em um cartaz, quadro, giz, aparelho de som (opcional).

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Forma de composição de textos poéticos

Prática de Linguagem

  • Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)

Objetivos de aprendizagem

  • Exercitar a percepção sonora reconhecendo rimas.

  • Perceber que as rimas contribuem para a musicalidade e o ritmo das cantigas.

  • Perceber que palavras que rimam, em sua maioria, apresentam as mesmas letras finais.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 min

Esta é a 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero letra de canção/cantigas e no campo de atuação vida cotidiana/artístico literário/todo os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).

Dificuldades antecipadas: Identificar sonoramente as rimas. Identificar a forma gráfica das palavras que rimam. Considerar que qualquer palavra pode rimar com qualquer palavra. Considerar como rima o início das palavras e não só o final.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ter uma letra simples de memorizar, apresentam rimas, repetições e trocadilhos, fazendo destas uma brincadeira.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução:

Tempo previsto: 20 min

Encontrando rimas

Escreva no quadro ou projete a imagem acima com o tema da aula: “Encontrando rimas”.

Diga que vocês irão ouvir uma canção e procurar nela palavras que rimam.

O que é rima?

Inicialmente, pergunte se alguém sabe explicar o que é rima. Permita que falem.

Sistematize a fala das crianças dizendo que as rimas de palavras apresentam sonoridade semelhante ou igual e que na atividade proposta serão analisados os sons finais.

Pergunte se algum aluno consegue dar um exemplo de duas palavras que rimam. Caso ninguém consiga, sugira uma palavra, por exemplo QUEIJO, e peça para que pensem em alguma palavra que rime com ela. Lembre-os de que o som da palavra deve ser o mesmo. Registre no quadro as duas palavras, por exemplo QUEIJO e BEIJO e chame a atenção para a grafia final das duas palavras. Pergunte:

- O que podemos perceber em relação às letras utilizadas para escrever essas duas palavras?

A ideia é que as crianças percebam que, apesar de se tratar de palavras diferentes, as letras finais são idênticas e que esta é uma das características de palavras que rimam. Faça a leitura das duas palavras mostrando com o dedo as partes das palavras que estão sendo lidas. Tenha o cuidado de escrever uma palavra embaixo da outra, a fim de facilitar a comparação entre elas.

Faça outros exemplos de palavras que rimam, como: JANELA/PANELA; FILHO/MILHO; TAPETE/RABANETE; CADEIRA/MADEIRA. Siga os mesmos procedimentos acima descritos. O objetivo é levar as crianças a compreender o que são palavras que rimam para que possam realizar a atividade que será proposta (encontrar rimas em uma canção).

Antes de começar a trabalhar com as cantigas, organize o tablet ou o computador, baixe o jogo e prepare para que joguem em duplas.

No jogo Rimas, os alunos irão, pelas imagens, identificar a palavra que não rima. Serão apresentadas quatro imagens e, dentre as quatro, eles devem marcar a única que não rima. Jogo disponível no link: https://wordwall.net/pt/resource/3664317. Observe as duplas enquanto jogam e identifique as crianças que apresentam dificuldades em compreender e identificar palavras que rimam antes de começar a atividade principal.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos