Atividade para impressão - Regras do bingo dos sons iniciais
Regras do bingo dos sons iniciais
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nomes dos colegas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da escrita dos próprios nomes, reconhecendo e identificando suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), favorecendo aos alunos avanços no SEA.
Materiais necessários: Aparelho de computador para reprodução de vídeo. Grãos.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização apresentando níveis de hipóteses de escritas diversificadas como pré-silábicos, silábicos sem valor sonoro ou com valor sonoro, podem apresentar dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.
Referências sobre o assunto:
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
KATO, Mary A (org.) A concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes, 1988.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Relate para a turma a proposta da aula: ler, comparar e identificar os sons iniciais em seu próprio nome .
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
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