Atividade para impressão - Regras do bingo dos sons iniciais
Regras do bingo dos sons iniciais
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nomes dos colegas
Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da escrita dos próprios nomes reconhecendo e identificando suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), favorecendo aos alunos evolução nas estratégias do SEA.
Veja todos os planos aqui!
Prática de Linguagem
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Qualidade com economia de tempo
Tempo previsto: 60 min
Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da escrita dos próprios nomes reconhecendo e identificando suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), favorecendo aos alunos evolução nas estratégias do SEA.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização apresentando níveis de hipóteses de escritas diversificadas como pré-silábicos, silábicos sem valor sonoro ou com valor sonoro, podem apresentar dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.
Conversa inicial:
Tempo previsto: 15 min
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Relate para a turma a proposta da aula: ler, comparar e identificar os sons iniciais em seu próprio nome.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para ampliar o uso dos nomes em outros contextos, disponibilize um breve vídeo de 3m27s do co có ri có, no qual são abordadas a questão de que toda coisa tem um nome. Para assistir, clique aqui.
Realize um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos acerca da escrita de outras palavras que eles conhecem, a partir das letras do seu nome oralmente. Exemplo:
- Com o nome da MARIANA alguém conhece outra palavra que começa com a letra M? Exemplo: macaco, mochila...
- E com o nome da ISABELA quem sabe uma palavra com a letra final do seu nome? Exemplo: avião, amora...
- E com a letra inicial I? Que outra palavra vocês conhecem?
- Com o nome da ALINE o que podemos escrever com a letra A do início desse nome?
- E com a letra final do nome do GABRIEL vocês conhecem alguma palavra?
- Com esse nome JOSÉ? Qual é a letra inicial? Que outras palavras podemos escrever?
- Qual nome começa com a sílaba CA?
- Que outra palavra podemos escrever com a sílaba inicial do nome da CAROLINA?
Atenção: Ao mesmo tempo que o professor explora oralmente outras escritas a partir do nome, ele registra no quadro as novas possibilidades que os alunos estão criando oralmente, dando a oportunidade de os alunos visualizarem outras maneiras de registro escrito usando as letras que já conhecem.
Escrever palavras a partir da escrita com os nomes pode ajudar os alunos a avançarem no processo de apropriação do sistema de escrita. Sendo o nome próprio uma fonte de consulta e de referência para eles poderem ler ou escrever outras palavras.
Contribuindo para iniciarmos um trabalho sistemático de compreensão do Sistema de Escrita Alfabética, o qual os alunos precisam compreender que se escreve com letras, que não podem ser inventadas, que estas têm um repertório finito e que são diferentes de números e outros símbolos. Essa habilidade começa a ser desenvolvida a partir da utilização do nome próprio.
Além disso, poderão perceber com o trabalho a partir da escrita do nome que a ordem das letras no interior da palavra não pode ser mudada e que as letras têm formatos fixos e pequenas variações produzem mudanças na identidade das letras, tais como: p, q, b, d. Podem observar, também que uma letra pode se repetir no interior de uma palavra e em diferentes palavras, ao mesmo tempo em que distintas palavras compartilham as mesmas letras e que nem todas as letras podem ocupar certas posições no interior das palavras e nem todas as letras podem vir juntas de quaisquer outras.
Entender a respeito do SEA é fundamental para o processo de alfabetização e apresenta outras propriedades do sistema de escrita alfabética que os precisam compreender:
As letras têm valores sonoros fixos, apesar de muitas terem mais de um valor sonoro e certos sons poderem ser notados com mais de uma letra; além de letras, na escrita de palavras, usam-se, também, algumas marcas (acentos) que podem modificar a tonicidade ou o som das letras ou sílabas onde aparecem; as sílabas podem variar quanto às combinações entre consoantes e vogais (CV, CCV, CVV, CVC, V, VC,VCC, CCVCC...), mas a estrutura predominante no português é a sílaba CV (consoante–vogal), e todas as sílabas do português contêm, ao menos, uma vogal; a direção predominante da escrita é a horizontal, com traçado da esquerda para a direita; as unidades do texto são as palavras, que são isoladas entre si através do espaçamento. As palavras podem ser segmentadas em partes (sílabas) que são compostas de unidades sonoras (fonemas).
Material complementar: Um ambiente como computador ou projetor.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
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