Plano de aula: Bingo dos sons iniciais em palavras e nomes próprios

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Nomes dos colegas

Sobre esta aula: Esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da escrita dos próprios nomes, reconhecendo e identificando suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), favorecendo aos alunos avanços no SEA.

Materiais necessários: Aparelho de computador para reprodução de vídeo. Grãos.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização apresentando níveis de hipóteses de escritas diversificadas como pré-silábicos, silábicos sem valor sonoro ou com valor sonoro, podem apresentar dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.

Referências sobre o assunto:

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

KATO, Mary A (org.) A concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes, 1988.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Relate para a turma a proposta da aula: ler, comparar e identificar os sons iniciais em seu próprio nome .

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA